quinta-feira, 8 de julho de 2010

BANQUETE PARA OS "PAULISTAS"




Seguindo a e rota dos nordestinos do sertão, muitos varzealegrenses migraram para São Paulo em busca de novas oportunidades de trabalho. Mas depois de algum tempo, quando, em férias, voltam à cidade natal são recebidos com festa e alegria pelos familiares e conterrâneos.

Certo dia da década de 1970, no sítio Bueno Aires, em Várzea Alegre, o proprietário rural Francisco Fiúza de Lima (Fatico) e sua esposa Francisca Gonçalves Fiúza (Risalva) prepararam um verdadeiro banquete no almoço para oferecer a um grupo de parentes e amigos que acabara de chegar de São Paulo. A mesa estava repleta de deliciosos pratos preparados especialmente para os visitantes.

José de Souza Lima, modesto agricultor de apelido Pé Véi, sentado em um banco em um canto da sala, observava os conterrâneos se empanturrar com a comida oferecida pelos seus patrões Fatico e Risalva. Em certo momento, um dos visitantes finalmente chamou Pé Véi para próximo da farta mesa e perguntou:

- Você tem vontade de ir pra São Paulo, Pé Véi?

O agricultor, sem desviar o olhar de uma apetitosa porção de galinha caipira servida para os visitantes, com água na boca, respondeu:

- Tenho não. Tenho vontade é de chegar do Sunpaulo.


Flávio Costa Cavalcante
do blog Pedra de clarianã

Nenhum comentário:

Postar um comentário