domingo, 28 de fevereiro de 2010

Vira o motor - Viva!




No inicio da década de 1950, sem a redentora energia de Paulo Afonso, os comícios eram programados para encerrar, o mais tardar, às 10h da noite, horário que coincidia com o desligamento dos geradores que iluminavam a cidade. Em decorrência dessa precariedade, cada partido conduzia um gerador a diesel para atender a publicidade volante e à iluminação da área do comício.
Em um desses comícios, a cidade já às escuras e a aglomeração a ouvir o seu líder, sob o entusiasmo do animador, que intercalava a fala do orador com expressões: Viva o Doutor - Viva.
Eis que falta energia. Dr. Hamilton, ante a turba delirante, pede que “vire o motor” ao que o povão responde: Viva. Após insistir por mais de três vezes, que virasse o motor, diz em grito retumbante, resoluto e sem delonga: Magote de fio de umas éguas, eu estou mandando é virar o motor, e não viva o doutor. Hamilton Correia Lima foi prefeito de Varzea-Alegre de 1949 a 1950 e de 1954 a 1958.

Por A. Morais
postado no blog do Sanharól em 29/09/2009

Por A.Morais

LULU – O CONTRASTE DE SER MAIS VELHO QUE O PAI





Lulu, 62 anos, portador de Síndrome de Down é filho de Várzea Alegre, cidade conhecida como a Terra dos Contrastes pela irreverência de seu povo e pelos fatos pitorescos vividos por aquela gente, e que foi imortalizada pelo grande sanfoneiro Luiz Lua Gonzaga, o rei do baião, com a música “Os Contrastes de Várzea Alegre” do genial compositor José Clementino, que além de ser filho da dita terrinha é primo do nosso personagem central.
Quem teve a infância nessa cidade, nos anos sessenta, conviveu com as peripécias de um jovem com a idade de adulto, mas com uma mente infantil e original. O astuto Lulu aprontou várias na sua terra natal. Certa vez, foi transferido para um sítio na periferia da cidade por pegar no traseiro de um Juiz de Direito, que por acaso era uma mulher. Este fato obrigou o seu pai a dar-lhe umas férias no campo para não causar-lhe constrangimento.
O seu visual era o retrato da sua irreverência. Calção largo, camiseta de meia (possuía dezenas), uma pilha de revistas em um dos braços e um cassetete na mão livre que só servia para assustar os intrusos que ousassem adentrar no nosso meio de brincadeiras e de peripécias.
Pois bem. Fui informado que, recentemente, a família o levou para um exame médico em Recife, onde mora um irmão seu, o qual teve a curiosidade de consultar um especialista, já que não era tão comum, há tempos atrás, um portador desta síndrome, viver tanto.
O médico, após exame minucioso, constatou ser o Lulu ainda saudável com a maioria de seus sistemas e órgãos em pleno funcionamento apesar do seu aspecto envelhecido, comum em todos os portadores de tal síndrome, e que as malformações tão freqüentes nessas pessoas não o tinha afetado, o que lhe fizera aumentar bastante a sua expectativa de vida.
Foi aí que um fato interessante aconteceu. O médico, tentando explicar para a família a relação das idades dos portadores de Síndrome de Down e da população geral, utilizou uma técnica pedagógica simples: Exemplificou, que o fato do Lulu ter chegado a essa idade diante das inúmeras malformações e complicações comuns nessa situação, era como que ele tivesse o dobro de sua idade, ou seja, 124 anos.
O seu pai, que não havia se manifestado uma só vez durante toda a consulta, retrucou: - Alto lá doutor! Que ele já viveu bastante, isso eu já sabia... Agora, dizer que ele é mais velho do que eu, que sou seu pai, isso eu não aceito!
- Nem em Várzea Alegre, que é a terra dos contrastes, eu agüento uma dessa!

Sávio Pinheiro

enviado por Klébia Fiuza

MINI - BIOGRAFIA DO BRANDÃO


BRANDÃO DO BANDOLIM (Raimundo Viana de Sousa)

N – 25/04/1940 Nova Olinda (Ce)
F – 28/02/2009 Várzea Alegre
Pai – Cícero Bandeira
Mãe – Maçonila Maria da Conceição
Esposa – Lucia (divorciado)
Descrição – toca bandolim muitíssimo bem, donde chegou a tocar em vários grupos locais, também acompanhou Damião dos bonecos pelos Casimiro Coco, alegrando as garotadas de várias, décadas, do seu casamento com a Jovem Lúcia tem um casal de filhos, Brandão foi uma pessoa alegre, feliz, torcedor fanático do Flamengo. Faleceu de um ataque fulminante do coração sua morte foi uma grande perda para as artes do município.

A AGENDA DE BRANDÃO



Era dia 02 de janeiro quando Raimundo Brandão fazia um retelhamento na casa de Bizim e deixou um saco de estopa na área. Eu Alberto e Antônio Ulisses, resolvemos olhar o conteúdo do saco e encontramos: Uma carteira
De cigarros BB, uma dúzia de castanhas, uma medalha de são Bento, um espelhinho redondo, um anzol, uma rolha de cortiça, um pente flamengo, um cordel de João Grilo, um cordão de rede, uma chinela japonesa com o cabresto quebrado, um cordão de rede, um pião e um caderno pautado, onde estavam anotados todos os compromissos sociais para o ano de 1.971
No caderno nós encontramos as seguintes anotações:
- No dia 06 de janeiro eu vou tirar reis mais Punduru e Araújo lá no São Cormo.
-Domingo de carnaval eu vou sair no bloco de Oberto. Mais eu num vou mais cum o vistido de Domicila não, pruque o ano passado os minino do alto laigaro foi vaia im neu.
- No dia Premêro de abril eu vou contar uma mintira bem grande a Evando de Zé ginu, qui é prumode eu me vingar dele, qui no ano passado ele fez eu subir a ladeira de Doca de Souza na Carrêra dizendo que a guerra ia pegar eu.
- Sexta fêra da paixão eu vou robar o Juda de Raimundo Venanço, pruque ele robou o meu o ano passado.
- No fim de máio eu vou pru adijunto de Chico Piau, qui é pra incher o bucho de arroz doce.
- No São João desse ano eu num vou mais dançar no Riacho Verde não, pruque pode os caba do Monte Alegue queirer açoitar eu de novo.
- No dia 31 de agosto eu vou acumpanhar a procissão de São Raimundo é discalço e cum uma peda na cabeça, prumode pagar a premessa qui eu fiz pra ficar bom do cobreiro.
- No dia 06 de oitubro eu vou pra currida de jumento da prefeitura. Mas esse ano eu vou correr é no jegue Roxim de Zé Inaço.
- No dia 02 de novembro eu vou visitar pai no sumitero.
- No mês de dezembro eu vou butar sintido na lapinha de dona Zefa do Sanharó qui é pra Pitõe de Raimundo Gibão num malinar mais.

Mundim do Vale

BRANDÃO


como ficava louco
com o Casimiro Coco
de Damião
mas adorava escutar
o bandolim tocar
de meu amigo
Brandão

como ele dominava
e bem tocava
seu bandolim
transbordava em amor
pois ele sempre tocou
e não achava ruim

Brandão foi meu amigo
que me livrava do perigo
e dava muita atenção
mas a morte lhes levou
nos deixando na solidão

Israel Batista

*Hoje faz um ano que perdemos esse vulto de nossa história, quem conheceu Brandão sabe o grande cidadão que ele foi, o tempo voou, e hoje completa 365 dias sem o nosso artista Brandão. Só saudades em nossos corações.

A terra da velhice





Ora, se alguém não tem cuidado dos seus […] é pior do que o descrente. —1 Timóteo 5:8

Números 20–22
Marcos 7:1-13

No livro Another Country (Outro País) a autora Mary Pipher encontrou pessoas entre os 70 e 90 anos que estavam enfrentando situações diversas na vida.

A autora escreveu: “Queria […] compreender a terra da velhice, Não estamos organizados de forma a facilitar o envelhecimento.” A raiz do problema, ela observou, é que os jovens e os idosos se tornaram segregados, para detrimento de ambos os grupos.

Esta tendência social não é necessariamente intencional. No entanto, muitas pessoas realmente ignoram e rejeitam suas responsabilidades pelos idosos. Nos tempos de Jesus, os fariseus encontraram maneiras criativas de evitar seus deveres familiares. Em Marcos 7:9-13, Jesus condenou uma prática comum entre eles, de dedicar seus bens materiais a Deus (declarando- -as como Corban) ao invés de usar seus bens para sustentar os pais. A tradição deles violava o mandamento de honrar pai e mãe.

Nossos filhos, o trabalho e atividades na igreja podem nos levar em muitas direções. Contudo, isso não nos isenta de honrarmos nossos pais idosos, provendo-lhes o sustento necessário, dentro das nossas possibilidades (1 Timóteo 5:8). Quando chegar nossa hora de entrarmos na terra da velhice, vamos esperar que tenhamos dado o exemplo correto para que os nossos próprios filhos possam segui-lo.

Aprendemos a honrar nossos pais através do exemplo.

Dennis Fisher
28 de fevereiro de 2010
publicado no devocionário nosso andar diário no primeiro trimestre de 2010

A Internet e o sábado




A World Wide Web, ou a Internet, como é mais conhecida, tem ganhado alcance em todas as classes e setores da sociedade. Fato ruim ou bom? Em primeira instância, o leitor poderia dizer que é bom, pois como outras tecnologias criadas para facilitar a vida do ser humano ou para potencializar suas ações, essa ferramenta nos oportuniza comunicação rápida, entretenimento, acesso a volumes cada vez maiores de informação, enfim traz benefícios à humanidade.


No entanto, como qualquer outra tecnologia, seu sentido primário foi adulterado. Vamos citar o caso do avião. Tamanha foi a alteração sofrida em sua intencionalidade e função que fez com que seu inventor tirasse a própria vida, por desgosto provavelmente. Uma máquina projetada para encurtar distâncias e saudades, para alcançar localidades e pessoas isoladas, foi usada como arma de guerra para destruir, separar e matar. Alguma semelhança? Mera coincidência?

Você já deve estar se perguntando o que este discurso tem a ver com o título proposto a “Internet e o sábado”? A Internet foi corrompida e por isso não deve ser usada no sábado? Mas, se ela foi corrompida então não deveria ser usada em nenhum dia da semana? E o que dizer daqueles que trabalham por meio dessa tecnologia, estão condenados? Não! Decisivamente minha proposta de reflexão não é esta.
Não estou aqui para protagonizar uma luta contra a Internet, até porque por meio dela é que estamos conservando neste momento e considero isso maravilhoso. Quero levar o leitor primeiramente a pensar sobre os benefícios e perigos que a Internet tem ofertado às crianças, aos jovens, aos adultos e às pessoas de mais experiência.

Mas, será mesmo necessário discutir sobre este assunto? Não é de conhecimento público que a “net” é composta por informações diversas, pérolas e lixo, que são vinculadas nas diversas mídias? Sim, realmente acredito que você já sabe que existem conteúdos que não agregam valor nenhum, ou ainda, que “destroem, separam e matam”. Por isso, minha preocupação vai além, estou me referindo ao joio que está misturado com o trigo.

Assim, como em outras fontes de informação como: revistas, TV, rádio, jornais, etc. a Internet traz textos, vídeos, fóruns, mecanismos de comunicação instantânea, e por aí vai, que podem ser “lobos com pele de cordeiro”, meios aparentemente lícitos, mas que na verdade escondem idéias e valores contrários a palavra de Deus.

“Ok!” Você poderia me dizer. “Muito obrigada. Vou ficar mais alerta nas próximas vezes que acessar a Internet e vou procurar avaliar com mais critério os materiais e serviços que tenho usado, para diferenciar o que é joio do trigo. Mas, e o sábado? Este site tem a intencionalidade de falar sobre um dia de alegria. O que seu texto contribuiu com meu relacionamento com o sábado?”

Muito bem, vou tentar responder sua pergunta. O Sábado é o santo dia do Senhor, dia que nos foi reservado para descansarmos de nossas lutas, para esquecermos nossos cuidados pessoais e nos voltarmos ao Criador que tudo fez e que nos ama infinitamente. (ver Êxodo 20:8). Ao relacionar o sábado à Internet gostaria de pensar com você sobre “aqueles coisas que são lícitas, mas que não nos convêm.”

Somente para ilustrar, comer é lícito, não é? Mas, comer exageradamente ou alimentar-se de coisas estragadas não convém, certo? Ler é lícito e louvável, mas ler algo que nos afasta de Deus, nos fará bem? Convêm a aqueles que querem ser fiéis a Deus? E ouvir ou assistir a algo que nos afasta dos propósitos do Santo Sábado do Senhor, pode ser lícito para o mundo todo, mas nos convêm? Percebeu a diferença? Isto deve ser tratado com muito cuidado, pois embora pareça algo banal, no fundo pode nos afastar da alegria de viver o verdadeiro sábado.

Existem certas atividades que fazemos na net que não tem uma intencionalidade ruim em si, conversar com pessoas, por exemplo, no MSN ou mandar scraps no Orkut. No entanto, são ações que podem nos levar a pensar em nossos cuidados ou no cuidado dos outros: nas compras que queremos fazer, na roupa da colega que estava bonita, na conta que você tem para pagar por causa do sapato novo que comprou para a formatura da sua prima, nas provas da faculdade, enfim nosso cérebro é super poderoso para fazer conexões entre as informações que entram e as que estão lá dentro. Note que o ato de imaginar é “invisível”, normalmente não paramos para pensar no que estamos pensando (Risos! Desculpe-me o pleonasmo, mas foi necessário). E ao não paramos para pensar no que pensamos ali na frente da telinha do computador, quando estamos tranqüilos, aparentemente descansando e falando com amigos ou irmãos queridos, é que mora o perigo. De forma sutil, nossos pensamentos voam muitas vezes para bem longe das alegrias do sábado, do gozo de adentrar neste “templo no tempo” que o Senhor nos reservou.

Mas, amigo leitor, não quero terminar este texto com a mínima chance de um tom reprovador ou cerceador quanto ao uso da Internet no sábado. Verdade seja dita, esse meio de comunicação tem sido um grande instrumento para divulgar o evangelho atualmente. Pessoas que moram em países onde se é proibido falar do amor de Deus tem sido alcançadas, literaturas diversas são distribuídas gratuitamente, pessoas são aconselhadas, pedidos de oração são divulgados, familiares tem feito as pazes por aqui (isso aconteceu na minha família), dentre tantas outras coisas louváveis. A Internet assim utilizada é um meio que nos leva a adorar a Deus, inclusive, no sábado.

Mas como escolher o correto a fazer em meio a tão contraditório panorama? Use as guias que desde o início o Senhor Deus nos reservou: a palavra de Deus, a oração e o bom senso. Melhor do que ninguém você sabe quais são as atividades reais e virtuais que lhe convém. Até porque o Espírito Santo sempre lhe indica o que é certo e o que é errado, não é mesmo? Ou você quase não pára para ouvir a sua voz? Neste caso, atenção total, alguma coisa está errada!!! No sábado, escolha apenas aquelas atividades que te aproximam de Jesus.
Medite nos textos bíblicos de Marcos 3:4 e I Coríntios 10:23 e pense no tempo e nas atividades próprias para o seu próximo sábado na net.

Maximiliana dos Santos Ferraz
Pedagoga, especialista em informática na educação, atualmente mestranda em educação com ênfase em educação, comunicação e tecnologia.

A publicação de conteúdo cristão-evangélico na Internet








A Internet é mídia pública e globalizada. É o quarto e maior veículo de comunicação de massa a partir da imprensa. Fonte de difusão e aquisição de conhecimento da atual e próxima gerações. E o "microfone" mais democrático de interação acessível a partir de um Real. Gostaria de compartilhar minha visão, missão, críticas e sonhos de uma blogosfera evangélica responsável e eficiente. Algo grande por que valha a pena investir tempo e esforço.

A internet é muito rápida. Em uma semana tirou uma Susan Boiller do anonimato e a transformou em estrela de primeira grandeza da música mundial. Também em menos de uma semana tem derrubado pretensões políticas e a credibilidade de campeões do esporte. A WEB é uma vitrine feita para fazer trilhões. O comércio, a indústria, bancos e o terceiro setor estão ali para potencializar o ganho. Eles pagam fortunas a consultores para conhecer cientíiicamente os novos caminhos do êxito.

Há cinco anos comecei publicar meus primeiros testemunhos na WEB. Compartilhei com todos desde então os conhecimentos conquistados dia a dia. A partir de 2007 disponibilizei um tutorial chamado Como Blogar que tem servido de apoio para a União de Blogueiros Evangélicos e a tantos outros, pois é pública.

Eu tenho uma missão e uma visão para compartilhar

A missão é incentivar e desafiar a toda liderança cristã para que não seja apenas um usuário-leitor na Internet. Trabalho para que todos aprendam como e comecem a publicar conteúdo cristão no papel de publicadores.

Minha visão é simples e pretensiosa. Pela fé eu posso ver milhares de formadores de opinião ocupando os espaços vazios que de há muito são exclusivos de uma imprensa e liderança ostensivamente desfavorável aos princípios cristãos. Ateus, ímpios, incrédulos, homossexuais, artistas, esportistas, jornalistas, repórteres fotógrafos - dizendo o que pensam e induzindo outros à mesma forma de pensamento. Não vamos resolver isto apenas com Blogs - mas é um começo.

Todavia, depois de dar graças a Deus por mais de 20 mil blogueiros publicando na Internet, 7.000 deles na UBE, tenho motivos para preocupações. A maioria dos que conquistaram seus espaços estão repercutindo uma cultura de baixo e médios níveis herdadas da cultura de suas Igrejas. Não há lugar para mediocridade na Internet. Há sede de Deus nos corações das pessoas que navegam pela internet. E o que elas fazem quando abrem um blog ou um site evangélico e começam a ler os comentários nos rodapés? Fogem!

Quando nossas ações contradizem os princípios do ágape neotestamentário passamos a ter cheiro de hipocrisia. Os blogs evangélicos não podem ser "puxadinhos" de uma cultura individualista de gosto mundano que os santos do Senhor rejeitam. E depois de termos semeado e compartilhado nosso conhecimento para colocar um recurso de grande potencial nas mãos de nossos irmãos líderes, o joio ameaça a blogosfera.

Um tirirical de ofensas, difamações, críticas gratuitas, discussões de credos, somados velho farisaísmo daqueles que se especializaram em procurar defeitos e somente defeitos como se olhos de urubus tivessem.

Eu sonho com uma blogosfera evangélica vencedora. Textos que atraiam os olhos e os corações desta e das futuras gerações de leitores. No meu sonho não importa a multiforme manifestação dos aspectos culturais, mas que tenha um bom cheiro: o cheiro do amor cristão. Eu sempre soube que um bom texto é aquele que traz o calor do Espírito Santo em suas palavras, e que o mau texto é aquele que está a serviço da desconstrução de alguma coisa ou alguém.

Antes de concluir quero dizer meia dúzia de palavras: "Procura-se formadores de opinião cristãos." Se não tomarmos juízo, a sociedade brasileira vai perceber muito rapidamente que nós evangélicos não somos dignos de crédito, pois não vai gostar daquilo que ela vê: muito individualismo e pouco amor! Por último, quando for publicar qualquer coisa na internet saiba que você está literalmente dentro uma vitrine global. Não se deixe influenciar pelo sucesso passageiro dos maus blogueiros, construa sua credibilidade virtual passo a passo com muito trabalho, solidariedade e espírito comunitário.

João Cruzué
*João Cruzué é um dos administrador da UBE.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

O Selo de Deus






O selo é definido como um instrumento de selar, usado por estados e corporações com o objetivo de garantir a autenticidade.

Um selo também é definido como anel de selar, marca, sinal e estampa.

Selar é colocar em alguém uma marca indicando que é genuina ou aprovada; podendo indicar também algo distinto, atestado, confirmado ou estabelecido. Os que amam a Deus e obedecem a Sua vontade são selados e fazem as obras do Senhor. Para ser selado é preciso colocar o amor a Deus em primeiro lugar e aceitar qual é a vontade de Deus para a sua vida. Este estudo vai identificar o selo de Deus e vai mostrar como é importante obedecer e seguir a vontade divina.

O que é o Selo de Deus?
É o sinal da cruz? É o batismo? São as línguas estranhas? É ser crente?
NÃO, NÃO É NADA DISSO !
Então como saber qual é o selo de Deus e onde se ele encontra?
Diz o profeta: “Sela a Lei…” Isaías 8:16.
Isto quer dizer que o selo de Deus esta na Sua santa Lei, ou seja, nos Dez Mandamentos.
Definição de um Selo
Antes de identificarmos o selo de Deus nos mandamentos, precisamos definir as características de um selo:

Nome – Identifica a quem pertence.
Cargo – Qual é a autoridade.
Domínio – Território de domínio.
Mandamentos de Deus
Qual dos dez mandamentos preenche as características de um selo?

Primeiro – Êxodo 20:3.
Segundo – Êxodo 20:4-6.
Terceiro – Êxodo 20:7.
Quarto – Êxodo 20:8-11.
Quinto – Êxodo 20:12.
Sexto – Êxodo 20:13.
Sétimo – Êxodo 20:14.
Oitavo – Êxodo 20:15.
Nono – Êxodo 20:16.
Décimo – Êxodo 20:17.
O Selo de Deus

“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.” Êxodo 20:8 a 11.

Nome – O quarto mandamento é o único que mostra Deus como sendo único. (Nome)
Cargo – O quarto mandamento é o único que mostra também que Ele é o Criador. (Cargo)
Domínio – O quarto mandamento é o único que diz que Ele domina céus, terra e mar e tudo o que neles há. (Território de Domínio)
A Prova
O sábado é um sinal, ou seja, um selo, e, se preferir, uma marca entre Deus e seu povo. Portanto o selo de Deus é o sábado. A prova disto é dada pelo próprio Deus:
“Santificai os Meus sábados, pois servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibas que Eu Sou o Senhor, vosso Deus.” Ezequiel 20:20.Veja também Êxodo 31:13 a 18.
Quem Guardou o Sábado?
Adão e Eva – Gênesis 2:3.
Deus – Gênesis 2:1 a 3.
Povo de Deus – Êxodo 16:4,5, 22 a 30.
Estrangeiros em Israel – Isaías 56:6.
Profetas – Ezequiel 20:20.
Jesus – Lucas 4:16.
Virgem Maria – Lucas 23:54 a 56.
Apóstolos – Atos 13:13, 14; 17:2; 18:4.
Os Salvos no Céu – Isaías 66:22, 23.
Como Guardar o Sábado?
Observar de pôr-do-sol a pôr-do-sol. Levítico 23:32.
Preparar-se para receber o sábado. O dia anterior ao sábado é o dia da preparação. Lucas 23:54.
Não trabalhar ou realizar atividades seculares no sábado – esportes, viagens, jogos, ouvir rádio, músicas seculares, assistir TV, etc. Êxodo 20:8-11; Isaías 58:13, 14.
Pesquise na Bíblia
Até quando os anjos deveriam segurar os ventos? Apocalipse 7:1 a 3.
O que significa receber o selo na fronte? Apocalipse 7:3.
Que dia é o sétimo dia da semana? Êxodo 20:10.
É permitido praticar obras de caridade no dia de sábado? Mateus 12:11, 12.
Que advertência encontramos na Palavra de Deus? Isaías 56:2, 6.
Para benefício de quem foi dado o sábado? Marcos 2:27.
Pense Nisto
Por que o sábado é um sinal será colocado na fronte?
Porque fronte é símbolo de entendimento e Deus quer que você o aceite pela razão. Por isso é necessário estudar a Bíblia de uma forma sincera e honesta.
Agora você entende porque o inimigo foi mexer justamente neste mandamento?
Este é o único que prova que Deus é o Criador.
Se tirarmos este mandamento como muitos fazem, não temos como provar que Deus é Criador.

Qual é o teu Deus?
Guardar o sábado não é apenas deixar de trabalhar, mas também declarar qual é o Deus que você serve. Para que o Criador seja o teu Deus é necessário que você guarde o sábado. Agora, se você não aceita o sábado como Dia do Senhor, você coloca dúvida sobre quem é o seu Deus, principalmente sabendo que quem mudou o sábado para o domingo foi o sistema papal sob a direção de Satanás.
“Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a benção e a maldição.” Deut. 11:26-28.

Benção – Obedecer aos mandamentos de Deus.
Maldição – Rejeitar os mandamentos de Deus.
Guardar o Sábado não é apenas deixar de trabalhar, mas também declarar qual é o Deus que você serve. Para que o criador seja o seu Deus é necessário que você guarde o Sábado.
Você quer receber o selo de Deus agora? Então entregue sua vida a Deus, de todo coração.
E envie-nos um e-mail para contato@profecias.com.br, falando do seu desejo guardar o Sábado pela graça de Deus. Com suas informações pessoais (Nome, endereço, telefone). Será uma alegria receber uma mensagem sua!
Luís Gonçalves

Sábado – Dia de Descansar

” Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, [...]

do site mulher adventista

O Que Você Conhece do Espírito de Profecia?




Há alguns meses atrás, encontrei uma amiga do Ensino Médio na sala de espera de um consultório odontológico. Eu estava lendo o livro “História da Redenção”, de Ellen White, quando ela chegou, sentou-se ao meu lado e começou a conversar. Ela olhou para o livro e disse: “nossa, nunca consegui ler um livro de Ellen White! É bom?”. Assim como eu, ela é adventista de infância, mas não conhecia algo tão exclusivo de nossa própria fé – o conteúdo do Espírito de Profecia.
E você? Conhece o Espírito de Profecia? Quantos Livros já leu?
No início deste ano, fiz uma dinâmica em um culto J.A. de nossa Igreja sobre isso. Pedi que todos os membros ficassem em pé e a medida que não se encaixassem nos critérios que eram citados, deveriam se assentar. Os critérios eram leitura da Bíblia, estudos bíblicos e leitura do Espírito de Profecia. Começava de forma bem fácil, como por exemplo: Permaneça em pé apenas quem já leu 3 livros da Bíblia … quem já leu 2 livros do Espírito de Profecia … quem já deu estudo bíblico para 1 pessoa, etc. Contudo, como era de se esperar, a medida em que o critério se tornava mais exigente, menos pessoas permaneciam em pé, até que apenas dois irmãos permaneceram até o fim.
Essa simples dinâmica causou reflexão em muitos membros de minha Igreja, e eu gostaria muito que causasse também em mim e em você!
A medida que os dias, meses e anos passam, as provações se tornam mais fortes em nosso viver, e nossa dedicação ao estudo da Palavra de Deus e do Espírito de Profecia deve se intensificar na mesma proporção. Se tivéssemos o costume de estudar a Bíblia junto ao Espírito de Profecia, seriamos cristãos muito diferente do que somos hoje. Veríamos o tempo em que vivemos com outros olhos, nos comportaríamos de outra forma, e aprenderíamos o que Deus espera de seu povo hoje!
Há algum tempo a IASD facilitou bastante o nosso acesso aos livros da irmã Ellen White, montando uma coleção de livros condensados, entre eles “O Grande Conflito”, “A Ciência do Bom Viver”, “Conselhos Para a Igreja” e “Atos dos Apóstolos”, que são leituras fundamentais para os dias que temos vividos. Há também um livro muito bom chamado “Eventos Finais” (não faz parte dessa coleção), que tráz citações de diversos escritos de Ellen White acerca do Tempo do Fim. Há livros densos, outros mais fáceis de se entender, que falam para jovens, alunos, líderes, mães, filhos, casais, etc…Escolha um livro de Ellen White que trate de assuntos de seu interesse, comece a estudá-lo juntamente com a Bíblia e sinta as grandiosas bençãos que Deus têm para Seu povo. Se nós, que possuímos essa luz, não fizermos uso dela, como as outras pessoas poderão o fazer?
Deus nos abençoe!

Karyne M. Lira Correia
do site mulher adventista

Deus nos abençoe!

Força na fraqueza





Mateus 20:20-28
…quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva. —Mateus 20:26
Números 17–19
Marcos 6:30-56
Ninguém quer ser fraco, por isso encontramos maneiras de parecer fortes. Alguns de nós usamos a força das nossas emoções para manipular pessoas. Outros utilizam a força da personalidade para controlar pessoas e outros ainda usam o intelecto para intimidar. Embora estas atitudes criem a ilusão de aparente força, na verdade são sinais de fraqueza.

Quando somos verdadeiramente fortes, temos a coragem de admitir nossas limitações e reconhecer que dependemos de Deus. Consequentemente, a verdadeira força muitas vezes se parece muito com a fraqueza. Quando o apóstolo Paulo orou para que o espinho fosse retirado dele, Deus respondeu: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9). Paulo respondeu com palavras perturbadoras: “quando sou fraco, então, é que sou forte” (v.10).

Ao final do ministério de Jesus na terra, alguns dos Seus discípulos brigavam por posições de destaque. Jesus usou seus argumentos como uma oportunidade para ensiná-los, que em Seu reino as coisas são diferentes: a grandeza surge quando estamos dispostos a assumir posições humildes (Mateus 20:26).

Esta é uma dura verdade. Prefirimos a ilusão da força à realidade da fraqueza. Entretanto, Deus quer que percebamos que a verdadeira força vem quando paramos de tentar controlar as pessoas e, ao invés disso começamos a servi-las.

Maior poder divino pode ser revelado em nossas maiores fraquezas.


Julie Ackerman Link
27 de fevereiro de 2010

publicado no devocionário nosso andar diário primeiro trimestre de 2010

AUSÊNCIA


busco dormir a noite
mas o sono não vem
e o que me convém
é só chorar
as mágoas da vida
uma triste ferida
que não quer cicatrizar
uma ausência tão sentida
de alguém que se foi
pra não mais voltar
um amor tão belo
tão sincero
que acalentava meu sono
a noite
e alegrava o meu dia
com alegrias sem fim
volte
volte meu amor
só assim poderei
de novo sorrir
e essa dor da sua ausência
cessará

Israel Batista

SHOW DE LUIZ DE CARVALHO


estará hoje em Várzea Alegre o grande cantor evangélico Luiz de Carvalho, ele foi uns dos primeiros a gravar lp no Brasil, foi o primeiro cantor a gravar Lp para os jovens, colocando instrumentos de cordas em seus discos aí em baixo eu postarei a sua biografia

Luiz de Carvalho (Bauru, 16 de maio de 1925) é um evangelista e cantor da música evangélica. Foi o primeiro cantor evangélico a gravar um LP de 33 rpm no Brasil no ano de 1958 intitulado "Boas Novas",o disco contém 8 hinos, são eles: lado A: TOMA-ME AS MÃOS, O PODER DE JESUS, GRANDIOSO ÉS TU, PARA OS MONTES OLHAREI, lado B: CONFIANÇA, MANSO E SUAVE, FOI NA CRUZ, JERUSALÉM.

Biografia

Importante cantor da música evangélica brasileira, coube a ele pioneirismos como gravar o primeiro LP de 33 RPM, do gênero e introduzir o violão nos cultos – e isso lá pelos anos de 1950, quando o instrumento era considerado profano demais para ser usado no louvor a Deus. Luiz de Carvalho fez dupla por anos com a cantora Denise Cardoso, onde gravaram grandes sucessos como Meu Senhor (Mais amor). Luiz de Carvalho, perdoem o lugar-comum, é uma lenda viva.
Músicas: "Dia da vitória", "Divino Companheiro", "Rosa Vermelha", "Porque Ele Vive", "Alvo Mais Que a Neve", "Creio Em Ti", "A Deus Toda a Glória", "Graças Dou", "Não Há Deus Maior", "Ele é exaltado", "Rude Cruz", "Meu Caminho", "Solta o Cabo da Nau", "Grandioso És Tu", e muitos outros.

Discografia

Luiz De Carvalho conta em sua extensa carreira como cantor cristão evangélico com mais de sessenta anos de ministério e sessenta e cinco produções musicais gravadas, um DVD e um Hinário.

Boas Novas (1958)
Inspiração (1962) Com o CÔRO DA IGREJA BATISTA DE VILA MARIANA
LUIZ DE CARVALHO E QUARTETO PRELÚDIO – AGORA SOU FELIZ (1972)
LUIZ DE CARVALHO E QUARTETO PRELÚDIO – VOL. 2 (1973)
LUIZ DE CARVALHO e MARTA - DUAS GERAÇÕES, UM IDEAL
Santo Espírito
Com Todo Meu Coração
Obra Santa
Livrará
Meus Hinos Queridos vol. 1
Meus Hinos Queridos vol. 2
Meus Hinos Queridos vol. 3
Meus Hinos Queridos vol. 4
Hinos Evangélicos Famosos
Vamos Adorar A Deus
Com Todo Meu Coração
Alvo Mais Que a Neve
Dia Da Vitória
Ensina-Me
O Rei Está Voltando (1958)
Glória A Deus
Meu Tributo
O Encontro
Vem Ver
Canta
Deus Cuidará De Ti
Em Tudo Dai Graças
Hinos Que Eu Pedi
Jardim De Oração
Senhor, Eu Preciso De Ti
Sublime Promessa
Perdão Senhor
Jubileu de Prata
25 Anos Louvando a Jesus
Oração da Fé

Luiz de Carvalho e Denise
LUIZ DE CARVALHO & DENISE – JUNTOS (I)
LUIZ DE CARVALHO & DENISE – JUNTOS (II)
LUIZ DE CARVALHO & DENISE – AMIGOS
LUIZ DE CARVALHO & DENISE - CEM OVELHAS
LUIZ DE CARVALHO & DENISE - VIA DOLOROSA

Compilações
Bendirei Teu Nome
Um Passeio Pelo Cantor Cristão

2 em 1
Orando Quero Estar / Só o Senhor é Deus
Toca o Clarim / De Joelhos
DVDs
DVD – LUIZ DE CARVALHO: Glória a Deus

Livros
HINÁRIO – LUIZ DE CARVALHO

vale apenas vocês irem a esse show, que será Bênçãos de Deus em sua vida

PSEUDOPOESIA


de Juciclébia
carinhosamente eu chamo Juju
Béba
nem que alguém perceba
nem o escarcéu
lhe chamo de Béreu
ou minha doce Ju
cmo uma princesa
cheia de esperança
vivo a te chamar
Jucy com carinho
Jurubeba no momento de raiva
Clébia no de ternura
Bebinha no de afeto e amor
mas todos estes nomes só tem
um significado no meu viver:
JUCICLÉBIA

Israel Batista

NAMORAR COM VOCÊ EU POSSO/ SÓ NÃO POSSO É CASAR QUE SOU CASADA


a mulher que eu pensava tê-la um dia
certa vez conversando ela me disse
lembro ainda minha meninice
tempos bons que me dava alegria
eu então perguntei se ela podia
me fazer uma jura como amada
por ser nova bonita e desejada
ela disse eu em tudo me esforço
namorar com você eu posso
só não posso é casar que sou casada

disse ainda é estreito o meu caminho
o meu jogo pra sempre foi marcado
não queria deixa-lo magoado
a procura de alguém que dê carinho
não é fácil, mas devagarinho
pois quem sabe na frente em outra estrada
e sendo assim até nasça o amor nosso
namorar com você eu sei que posso
só não posso é casar que sou casada

fui privada do mundo social
não sou vista nas tais ocasiões
como sambas, reisados e leilões
cantoria, charanga e carnaval
vou as vezes a festa de natal
mas que pena já vou acompanhada
quando volto em plena madrugada
lavo a alma nas águas do remorço
namorar com você eu sei que posso
só não posso é casar que sou casada

não foi fácil chegar onde cheguei
muito menos ser membro deste grêmio
mas pior foi perder aquele prêmio
que eu tanto na vida desejei
sua forma de olhar eu aceitei
sua história pra mim ficou marcada
quando ela me disse inconformada
tenho outro que manda nesse troço
namorar com você eu sei que posso
só não posso é casar que sou casada

por ser forte eu fiquei naquele encosto
no sentido de está ao lado dela
visei sempre a feição que é muito bela
pois pra mim, só em vê já é um gosto
como sempre ninguém está disposto
ela quis confessar que estava errada
disse assim vou fazer uma parada
pois quem sabe parando eu me reforço
namorar com você eu sei que posso
só não posso é casar que sou casada

vou viver minha vida mesmo assim
navegando no barco da saudade
procurando o caminho da verdade
suportando este drama sem ter fim
não é bom pra você e nem pra mim
mas quem sabe a vitória tão sonhada
seja por Deus abençoada
sepultando meus sonhos em um fosso
namorar com você eu sei que posso
só não posso é casar que sou casada

Francisco Isaack Araujo

A publicação de conteúdo cristão-evangélico na Internet




A Internet é mídia pública e globalizada. É o quarto e maior veículo de comunicação de massa a partir da imprensa. Fonte de difusão e aquisição de conhecimento da atual e próxima gerações. E o "microfone" mais democrático de interação acessível a partir de um Real. Gostaria de compartilhar minha visão, missão, críticas e sonhos de uma blogosfera evangélica responsável e eficiente. Algo grande por que valha a pena investir tempo e esforço.

A internet é muito rápida. Em uma semana tirou uma Susan Boiller do anonimato e a transformou em estrela de primeira grandeza da música mundial. Também em menos de uma semana tem derrubado pretensões políticas e a credibilidade de campeões do esporte. A WEB é uma vitrine feita para fazer trilhões. O comércio, a indústria, bancos e o terceiro setor estão ali para potencializar o ganho. Eles pagam fortunas a consultores para conhecer cientíiicamente os novos caminhos do êxito.

Há cinco anos comecei publicar meus primeiros testemunhos na WEB. Compartilhei com todos desde então os conhecimentos conquistados dia a dia. A partir de 2007 disponibilizei um tutorial chamado Como Blogar que tem servido de apoio para a União de Blogueiros Evangélicos e a tantos outros, pois é pública.

Eu tenho uma missão e uma visão para compartilhar

A missão é incentivar e desafiar a toda liderança cristã para que não seja apenas um usuário-leitor na Internet. Trabalho para que todos aprendam como e comecem a publicar conteúdo cristão no papel de publicadores.

Minha visão é simples e pretensiosa. Pela fé eu posso ver milhares de formadores de opinião ocupando os espaços vazios que de há muito são exclusivos de uma imprensa e liderança ostensivamente desfavorável aos princípios cristãos. Ateus, ímpios, incrédulos, homossexuais, artistas, esportistas, jornalistas, repórteres fotógrafos - dizendo o que pensam e induzindo outros à mesma forma de pensamento. Não vamos resolver isto apenas com Blogs - mas é um começo.

Todavia, depois de dar graças a Deus por mais de 20 mil blogueiros publicando na Internet, 7.000 deles na UBE, tenho motivos para preocupações. A maioria dos que conquistaram seus espaços estão repercutindo uma cultura de baixo e médios níveis herdadas da cultura de suas Igrejas. Não há lugar para mediocridade na Internet. Há sede de Deus nos corações das pessoas que navegam pela internet. E o que elas fazem quando abrem um blog ou um site evangélico e começam a ler os comentários nos rodapés? Fogem!

Quando nossas ações contradizem os princípios do ágape neotestamentário passamos a ter cheiro de hipocrisia. Os blogs evangélicos não podem ser "puxadinhos" de uma cultura individualista de gosto mundano que os santos do Senhor rejeitam. E depois de termos semeado e compartilhado nosso conhecimento para colocar um recurso de grande potencial nas mãos de nossos irmãos líderes, o joio ameaça a blogosfera.

Um tirirical de ofensas, difamações, críticas gratuitas, discussões de credos, somados velho farisaísmo daqueles que se especializaram em procurar defeitos e somente defeitos como se olhos de urubus tivessem.


Eu sonho com uma blogosfera evangélica vencedora. Textos que atraiam os olhos e os corações desta e das futuras gerações de leitores. No meu sonho não importa a multiforme manifestação dos aspectos culturais, mas que tenha um bom cheiro: o cheiro do amor cristão. Eu sempre soube que um bom texto é aquele que traz o calor do Espírito Santo em suas palavras, e que o mau texto é aquele que está a serviço da desconstrução de alguma coisa ou alguém.

Antes de concluir quero dizer meia dúzia de palavras: "Procura-se formadores de opinião cristãos." Se não tomarmos juízo, a sociedade brasileira vai perceber muito rapidamente que nós evangélicos não somos dignos de crédito, pois não vai gostar daquilo que ela vê: muito individualismo e pouco amor! Por último, quando for publicar qualquer coisa na internet saiba que você está literalmente dentro uma vitrine global. Não se deixe influenciar pelo sucesso passageiro dos maus blogueiros, construa sua credibilidade virtual passo a passo com muito trabalho, solidariedade e espírito comunitário.


João Cruzué

*João Cruzué é um dos administrador da UBE (União dos Blogueiros do Brasil).

Adventistas e a Coca-Cola



Na revista Adventist World saiu um artigo explicando a posição da igreja sobre a cafeína. Respodendo à pergunta se a igreja mudou sua posição sobre a cafeína.

Os autores Allan R. Handysides e Peter N. Landless, ambos do Ministério da Saúde da Associação Geral da IASD, escreveram: "Não, a igreja não mudou sua posição na questão do chá, café e outras bebidas que têm cafeína".

Nos regulamentos Eclesiásticos-Administrativos da Associação Geral da IASD de 2007/2008, página 293, lemos o seguinte: "É desaconselhado o uso do café, chá e outras bebidas que contêm cafeína e qualquer substância prejudicial". No artigo também é citado os problemas causados por refrigerantes e bebidas energéticas que contém cafeína, algumas em quantidades igual e até maiores que o café. E você, o que pensa sobre este assunto? Quais bebidas na sua opinião se enquadram em outras bebidas que têm cafeína?

Coca-Cola

Uma declaração do recém eleito presidente da Bolívia, Evo Morales, colocou a sociedade em choque por revelar que uma das bebidas mais consumidas do planeta pode fazer uso de uma planta proibida pela comunidade internacional. Evo Morales em entrevista a BBC de Londres revelou que os EUA são o principal comprador de 99% das folhas de coca comercializadas legalmente na Bolívia.

A política anti-drogas

A controvérsia do mais novo presidente das Américas vem do fato de que a multinacional Coca- Cola que fabrica os refrigerantes, tem livre comercio e uso das folhas, e a Bolívia que detêm a produção e comercialização, é limitada e hostilizada ao tentar comercializar para benefício próprio.

Descendente de índios e eleito para ser um presidente populista, Evo Morales não se conforma que a empresa de refrigerantes tenha privilégios de ter a folha de coca na composição do xarope que compõem a base da bebida e seja restrito para outros usos. A empresa norte-americana diz já ter retirado o alcalóide (cocaína) das folhas, ao usá-las para composição de aromatizantes no refrigerante.

“Segundo dados do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, existem hoje três empresas no país autorizadas a importar folhas de coca; uma delas, Stepan Chemical, é responsável desde 1903 pela fabricação, para a Coca-Cola, de um aromatizante incluído na fórmula do refrigerante”. “Esta demanda americana pelas folhas de coca é alimentada pelo uso da planta como base para a fabricação de um aromatizante utilizado na preparação da Coca-Cola.

O aromatizante é obtido após a retirada do alcalóide cocaína, para garantir que o produto final não tenha nenhum traço da droga. A utilização da coca como base para aromatizantes é permitida graças à existência de um artigo específico na Convenção Única das Nações Unidas sobre Narcóticos, de 1961, que diz que o uso de folhas de coca deve ser permitido “para a preparação de agente aromatizante, que não deve conter nenhum alcalóide” e que “na medida necessária para tal uso” deve ser permitida a “produção, importação, exportação, comércio e posse de tais folhas”.

A invenção do refrigerante

Formulada por um farmacêutico que manipulava formulas medicinais, o xarope tinha como objetivo ser um remédio para as dores de cabeça dos clientes; o copo do xarope era misturado a água carbonada e vendido a 0,05 centavos no balcão da farmácia de John Pemberton, o farmacêutico de Atlanta. O nome do xarope é batizado de Coca-cola, embora ninguém afirme que a formula medicinal manipulada por Pemberton, contivesse o extrato das folhas de coca; vindo de um farmacêutico, era de se esperar que o medicamento possuísse em seu nome, a especificação do ‘santo’ remédio...

No século 19 a cocaína foi descoberta por Wohler em 1860, médico que procurava um anestésico local para substituir a morfina, depois disto a cocaina era sugerida pelos médicos para ser utilizada em consultórios dentários e oftalmológicos. Pemberton, o farmacêutico, queria um anestésico para as dores de cabeça, e a ultima novidade era a cocaína, que sem restrições como há hoje em dia, pode ter sido utilizada na formula do xarope da Coca-cola.

Discussões a parte, o quadro alimentar que se projeta diante deste fato é que o consumidor se vê em uma incógnita tremenda; o refrigerante mais consumido no mundo se encontra com uma sombra sob sua imagem. Estima-se que a cada 10 segundos, 126 mil pessoas tomam um dos produtos da Coca-Cola. Embora a empresa afirme que as folhas de coca são utilizadas apenas como aromatizantes, e passam por um processo de retirada do alcalóide, os químicos relatam que a extração de alcalóides das folhas, não ocorre em um processo 100% e que um baixo percentual permanece nos extratos; o mesmo acontece para alcalóides como a cafeína que passa pela extração da droga para compor os cafés descafeinados.

Porém a empresa divulgou o seguinte edital: “A Coca-Cola é um produto autorizado em mais de 200 países com o aval dos mais rígidos e conceituados órgãos de segurança alimentar; de fiscalização sanitária e de saúde. No Brasil, todos os produtos da Coca-Cola estão registrados no Ministério da Agricultura. A concessão do registro representa a chancela do Ministério quanto à segurança da fórmula; da produção e das condições de higiene, de acordo com a legislação brasileira.

O Ministério da Justiça no Brasil, através do Instituto Nacional de Criminalística, concedeu laudo atestando, após minuciosa análise, que não existe nenhuma substância entorpecente ou psicotrópica na Coca-Cola. Esse estudo foi feito no ano de 2000, ocasião que, mais uma vez, veio à tona essa falsa alegação. Talvez esse folclore surja por conta da não revelação da fórmula do produto. Trata-se de um dos segredos industriais mais bem guardados do mundo, trancado a sete chaves desde 1886”.

É uma formulação energizante, se houvesse possibilidade de estar na composição básica do refrigerante, os efeitos da substância cocaína, seriam a dependência da bebida, onde o consumidor seria levado a sempre dar preferência pela marca, haveria também um estado de revitalização energética, agitação e euforia. Como a possibilidade da composição pode ser baixa, estes efeitos seriam brandos no consumidor. Além da composição do xarope incluir o subproduto das folhas de coca, o refrigerante também possui a cafeína; uma porção de 200 ml (copo) de Coca-Cola, por exemplo, contém 19 miligramas (mg)de cafeína. Além disso, o refrigerante também leva entre 10 a 12 % de açúcar. Isso equivale a 240 gramas de açúcar na tradicional garrafa de 2 litros.

Parafraseando o slogan da empresa – Coca-Cola é isso ai..

Emerson Nolasco

Autoridades prendem pastor e fecham igreja






IRÃ (2º) - As autoridades iranianas prenderam um pastor evangélico e fecharam sua igreja.

O pastor Wilson Issavi da igreja Evangélica Assíria em Kermanshah, uma cidade distante no oeste do Irã, foi preso por agentes de segurança e levado a um local desconhecido no dia 2 de fevereiro, segundo relata a rede de notícias Farsi (FCNN).

O pastor foi levado enquanto visitava um amigo na cidade central de Isfahan. O casal dono da casa e outro convidado também foram presos, mas a esposa do anfitrião foi liberada.

A família e os amigos de Issavi não receberam nenhuma informação sobre seu paradeiro.

Apesar de a prisão de Issavi ter sido repentina e sem aviso prévio, havia indícios de que as autoridades iranianas estavam monitorando o pastor. No mês passado, agentes de segurança à paisana invadiram a casa de Issavi e fecharam sua igreja. As autoridades também proibiram o pastor de reabrir a igreja.

A FCNN afirma ter sido informada sobre essa invasão, mas que não publicou nenhuma notícia a pedido de Issavi.

O pastor “manso, humilde e modesto” temia que as autoridades perseguissem sua igreja ainda mais se alguma notícia fosse pública. Ele queria negociar em silêncio com as autoridades para conseguir chegar a um acordo.

Um correspondente da agência FCNN disse que Issavi sempre respeitou a lei do país apesar de suas inúmeras restrições e perseguições, com o objetivo de “não dar motivos para as autoridades dissiparem o que restou de sua igreja”.

A igreja em Kermanshah é um dos poucos lugares onde os cristãos podem cultuar abertamente. A maior parte dos cristãos iranianos se reúnem em casas ou prédios sem a permissão ou conhecimento do governo.

Uma organização de direitos humanos no Irã protestou a prisão do pastor Issavi. O grupo pede que o governo iraniano solte imediatamente o pastor, que continua preso sem nenhuma ordem legal.

Tradução: Missão Portas Abertas

por Freittas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Deus, por favor, apareça na televisão!








“Deus, por favor, apareça na televisão!”... Este verso de uma canção do Kid Abelha, para mim, ganhou um novo sentido depois de ver a "gospelização" da televisão. Transformou-se num clamor de desespero. Ou deveria. Estou cansado de ver o cristianismo ser chacoteado por causa do que mais aparece na caixa idiota, no micro-ondas do mal. Não, eu não quero que a mídia deixe de apresentar crimes e sem-vergonhezas de pastores, “apóstolos”, missionários e padres. Não; eu não vou esculhambar com a Globo por causa de “Ó Paí, Ó”. Eu quero é que os “representantes” do “cristianismo” televisivo tenham vergonha na cara e mudem de vida!

Dia desses eu conversava, até animadamente, com uma pessoa que não é evangélica, e, depois de eu responder que não era muçulmano (?!) e meu colega dizer "Não. Ele é evangélico.", ela jogou na minha cara a questão financeira: a primeira coisa que ela me perguntou depois de saber que eu era cristão (e foi com ironia) foi quanto eu dava para a igreja. E eu juro a vocês que eu me arrependo de não ter dito, mesmo estando em público, que isso não era da conta dela, porque ela não paga minhas contas e nem eu como às expensas dela (da próxima eu nem vacilo, digo mesmo).

Não se pode mais falar de Jesus!

O evangelho agora é visto como uma faceta do tema economia. E o mais interessante é que os evangélicos conseguimos ser tão vistos como uma simbiose de pilantras e idiotas que as pessoas até esquecem que sem-vergonhice e disfaçatez, além de burrice, ganância e hipocrisia não são exclusividade nossa. Infelizmente, parece que essa taça é nossa – se não por maioria de votos, é pelo IBOPE da TV.

Não estou querendo atacar igrejas ou religiões, tampouco menosprezar meus diletos irmãos em Cristo, mas, enquanto vejo ladrões na TV cometendo estelionatos religiosos e vendendo Deus como um produto (e não são apenas evangélicos), não posso esquecer que a venda de indulgências e outros escândalos e imoralidades não são realidade somente nossa.

Existem religiosos que condenam enriquecer e riquezas mas não são pobres: nadam em luxo, em seus palácios cobertos de ouro, enquanto suas ovelhas morrem de fome; existem os que usam o nome de Deus para manobras políticas por influência e domínio, mando e desmando e criações de doutrinas malucas; existem aqueles que enaltecem a ganância, a ambição, a usura, a avareza e não toleram a austeridade; e existem os que só enxergam a imundície na religião dos outros, e, sabendo que não é isto o que elas ensinam, usam as distorções que aparecem na mídia:


1. Como munição para atacar pessoas sérias, que não compactuam com a injustiça (isto é, por sacanagem);

2. Como forma de pré-julgar as pessoas antes de conhecê-las (isto é, por preconceito e burrice); e/ou

3. Para “legitimar” sua própria vida de pecado (isto é, cinismo).


Esse tipo de gente cínica é da pior espécie, e, no fim, infelizmente, pode terminar se dando mal. Pois sabe o que é certo e bom, não pratica e ainda caçoa de quem tenta viver direito usando o mal exemplo de pessoas notoriamente más e pseudorreligiosas como escudo.

Esses "ministros de Deus" de TV que vivem mendigando dinheiro e prometendo prosperidade e bênçãos milagosas não repassam o que Jesus ensinou, não imitam seu exemplo de vida e são extremente arrogantes. Não são discípulos de Jesus, pois eles não pregam e não vivem o evangelho (1Timóteo 4.1-2; 1 João 2.18-19). Suas vidas, em sentido oposto ao da vida de Jesus, comprovam isso claramente, pois milagres e dons, por si sós, não são certeza de aprovação divina (Mateus 7.15-23; Mt 24.24; 2 Tessalonicenses 2.9-12): é aí que aumenta nossa responsabilidade em conhecer a palavra de Deus para saber discernir os espíritos e tomar decisões certas (Mateus 22.29; 1 João 4.1).

Eu posso ter meus pecados, mas não busco viver neles. Agora, por favor, não me ponham junto com um saco de enganadores ou extorquidos, pois disto eu não faço parte! Já me basta a vergonha de receber a mesma terminologia de "evangélicos" que eles recebem. Meus pais, mesmo não sendo “crentes”, me ensinaram a ter vergonha na cara e a não iludir as pessoas. Com certeza, certos falsos ministros também devem ter recebido essa lição dos pais deles. E, se não a põem em prática, eu não tenho nada a ver com eles. E menos ainda a minha fé tem a ver com a deles.

Quer saber o que é cristianismo? Não me pergunte. E não veja TV (Deus não aparece nela). Apenas não se faça de sonso, olhe para a vida de Cristo e sua palavra, e você terá sua resposta. Simples assim. Mas não venha transformar a boa mensagem do evangelho naquilo que você sabe que Jesus Cristo não ensinou, valendo-se de pessoas de má índole, que, nem de longe, merecem ser chamadas de discípulos dele (apesar de se declararem tais)!

Cansei. Cansei mesmo. Agora as pessoas simplesmente não presumem mais boa-fé, honstidade, retidão ou qualquer coisa boa de pessoas que tentam viver sua fé em Cristo. Somos pré-julgados como palhaços idiotas manipulados por sacerdotes descarados só em dizermos "sou evangélico". E nem venham me dizer que somos perseguidos por causa do nome de Jesus! Não somos! Antes fôssemos! Eu tenho a absoluta certeza de que somos perseguidos por culpa nossa e da maioria de pessoas que incharam e hiperlotaram templos sem saber o que o evangelho é; e pior: sem saber quem Cristo é!

Vamos deixar de ser cínicos. Ou imbecis.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Por Avelar Jr.

Deixe seu comentário quando ler algo aqui nesse blog. A sua opinião é fundamental

CIRILA


Cirila
se liga amo você
tens a beleza
em seu lindo rosto
e o meu desgosto
é não ter você pra mim

Cirila
eu me ligo
exclusivo em você
e todo o meu prazer
é contigo me encontrar
poder ver teu rosto
e o seu lindo olhar
olhando para mim
eu te amo
eu amo você
venha me dar amor
carinho e prazer

Israel Batista

*uma antiga homenagem a uma colega de longas datas.

O CASAMENTO DA RAPOSA


Na época que os bichos falavam, aconteceu um fenômeno na natureza que ainda hoje pode ser notado, no período invernoso. Vocês sabem porque
a contece de está chovendo e ao mesmo tempo o sol brilhando límpido e claro? vou lhes contar
Dona Raposa quando se preparava para casar com o seu noivo dom Raposo, desejava ardorosamente casar numa linda tarde de sol, mas já o dom Raposo almejava que acontecesse numa tarde chuvosa, pois cria ele que a água caida do céu lhes purificava a vida e tiraria o azar que o casamento pudesse proporcionar. Com isso ocasionou um terrivel bate-boca, que já estava colocando em risco até mesmo o casório. Os outros animais temendo pelo o fim desse lindo romance mais do que de imediato
foram falar com o rei Leão, para saber o que ele podia fazer para resolver esta polêmica. O rei Leão tranqülizou a todos e prometeu resolver a questão.
O rei Leão falou com Deus sobre a polêmica que estava acontecendo, de imediato Deus afirmou que eles poderiam realizar o casamento, que ele iria satisfazer ambas as partes. No dia do casmento, foi preparado uma baita duma festa, e todos os animais da floresta stavam presente no local. Na hora que se iniciou a cermônia, caiu uma suave neblina do céu e o sol continuou firme e forte brilhando no céu , deixando o casl satisfeito, e naquele dia a festa durou uma semana inteira. Por isso quando vemos esse fenômeno, todos dizem é o casamento da raposa, então vocês agora já estão o porque desse fenômeno.

adapt. Israel Batista

SELVA DE PEDRA


nas selvas de pedra
sinto a solidão
me queimando
por dentro
estou sozinho
em meio
a uma multidão
rostos desconhecidos
passam por mim
sem dar
se quer um sorriso
sei que é preciso
minha alma gêmea
encontrar
pois sem ninguém
não sou ninguém
sou um alguém
perdido na multidão
a procura de um sorriso amigo
de um olhar de afeto
para me animar
a prosseguir em frente
feliz e orientado
nesta selva de pedra.

O FIM


é triste tudo acabar
e não poder
jamais te ver
é triste tudo terminar
e só chorar
uma lágrima
de saudade

é triste um final
em tudo de bom
que temos
em nosso viver
vou ficar
esperando
o final
desta minha
triste vida

O CAMELÔ



Raimundo Alves de Meneses, Mundim do Sapo, fez uma viagem a Fortaleza e quando passava pela Praça do Ferreira um camelô vendo o jeitão de matuto disse: vou pegar aquele besta. Aproximou-se do Mundim e puxou conversa. Mundim prestava atenção mais por educação do que por outro interesse. O sujeito passou a oferecer uns produtos á venda. Cinto, alpargata, anel e um relógio dourado aparentando ser de ouro.

Depois de muita saliva Mundim disse: meu amigo, comprar eu não compro, porque não tenho dinheiro. O máximo que pode dar é uma troca. O camarada animou-se, como quem diz é agora que aprumo este égua. E o senhor propõe uma troca em que? Mundim olhou bem nos olhos do sujeito e disse: Eu troco num couro de uma novilha que morreu de tingui na minha fazenda em Aiuaba. O caboclo não poupou Mundim de desaforos e nomes feios enquanto ele morria de dar risadas.

SOMOS VALORIZADOS?


Alunos valorizam
os artistas da terra?
ou só querem a nota
no fim do mês ganhar
será que eles realmente
conhecem e admiram os trabalhos
dos artistas da terra?

amor a pátria?
amor a cidade?
é a semana do município
e o que esperam
a nota do bimestre ganhar

somos artistas
mas conscientes
que valor só temos
quando ao fim do mês
os alunos nos procuram
para a nota do bimestre ganhar

Israel Batista

O ÔNIBUS DE CACARIA


parece que eu sabia
que o ônibus de Cacaria
o prego ia dar
pois logo notei
quando eu entrei
e não queria pegar
Luizinho tentava
o motor não funcionava
me fazendo desconfiar
mas a sorte foi grande
veja só aonde
ele foi parar
em Mangabeira
numa sexta-feira
mas deu pra ajeitar
e a viagem em paz continuar

Israel Batista

Sob novas ordens


6 de fevereiro de 2010


Deuteronômio 6:1-9
…Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. —Mateus 22:37
Números 15–16
Marcos 6:1-29
O empolgante romance de Herman Wouk sobre a Segunda Guerra Mundial A Corte Marcial do Motim Caine (1964, Editora Teatro) contém uma excelente ilustração sobre o que acontece quando alguém se torna seguidor de Cristo.

No romance, um jovem, de família influente, alistou-se na Marinha. No dia da sua apresentação, sua mãe o leva em seu carro luxuoso e lhe dá um beijo de despedida. Ele cumprimenta o guarda enquanto entra no prédio e a porta se fecha atrás dele.

A mãe, repentinamente preocupa-se com a possibilidade do filho não ter dinheiro suficiente e corre até a porta. Porém, ela é educadamente barrada pelo guarda. Quando ela exige entrar, ele recusa-se a permitir sua entrada. Ela consegue ver o filho lá dentro, e tenta alcançar a maçaneta. “Ele é meu filho!” grita ela. O guarda retira gentilmente a mão dela da maçaneta e diz com delicadeza: “Eu sei senhora, mas agora ele pertence à pátria. Ele é um marinheiro.”

Quando cremos em Jesus Cristo e nos tornamos Seus seguidores, estamos sob nova autoridade. Estamos sujeitos a novas ordens. Agora pertencemos a Ele. Aquilo que algum dia considerávamos importante perde seu significado. Avaliamos as coisas de maneira diferente. O nosso novo desejo é amar e servir ao Senhor de todo nosso coração (Deuteronômio 6:5-6). Você já juntou-se ao Seu exército?

Os seguidores de Cristo recebem dele as ordens para marchar.

David C. Egner

publicado no livrinho devocional nosso andar diário primeiro trimestre 2010

CONSOLO DE PERDEDOR




Cidadão desesperado
Que perdeu a eleição
Procure se sossegar
Dentro da nova gestão,
Pois o que aconteceu
Não é pra desilusão.

Durante o pleito acontece
As intrigas de rotina,
Discussões desnecessárias
Que maltrata e desatina,
Já que a indústria de fuxicos
Surge por trás da cortina.

Um eleitor consciente
Quase a gente nunca vê.
O político prometendo
Aparece na TV
E organizando o curral
Vai manobrando você.

A população presente
Ouve aquela citação
E acredita que vai ter
Grande valorização
Confiando com vigor
Num discurso sem ação.

O cidadão derrotado
E humilhado a sofrer
Tem medo da represália
Que derrotará o ser
E sofrendo de dá pena
Sente até que vai morrer.

Todavia, meu amigo
Procure ficar ciente.
Vou dizer para você
A situação dolente:
Quanto o poder oferece
Para a nossa pobre gente.

A maior parte da grana,
A qual chega à prefeitura
Dá pra dois, no máximo três,
Detentores da fartura,
Pois o esquema organizado
Vem da velha ditadura.

Outro time que se acha
E não pisa sobre o chão
Tem uns trinta componentes
Com postura de barão:
Este, não perde um churrasco
E tem nome de babão.

Este grupo é que conduz
E valoriza a disputa
Já que está na dependência
Da sobra da trinca astuta,
Pois os trinta não ganhando
Vão penar em sua labuta.

Um carro terceirizado
Uma venda pro poder
Um cargo de nome longo
Um momento de lazer
E a prestação de serviços
O faz se submeter.

Este tem a obrigação
De bajular em voz alta:
- O churrasco tinha a carne
Mais gostosa da ribalta
E a mulher do deputado
Boniteza não lhe falta.

Para o grupo que perdeu
E que tinha a intenção
De fazer parte dos trinta,
Ser do segundo escalão,
Sobra só o bom consolo
De escapar de ser babão.

Resta agora analisar
Com bastante coerência
Pra onde irão os demais,
Que detêm a paciência
E que tentam adquirir
Um grau de benevolência?

A população carente
De afeto e de ação
Comporá o grande grupo
Sem direito a um quinhão:
Parte tendo de acatar
E aplaudir a falação.

Mas o grupo tem dois lados:
O que perdeu e o que ganhou.
O primeiro gritará
Que o seu prefeito roubou
E o segundo, coitadinho
Ficará sempre mansinho
Sem admitir, que sobrou.

Sávio Pinheiro

O CACHORRINHO A VENDA


o dono de uma loja estava colocando um anúncio na porta:
"Cachorrinhos à venda".

Esse tipo de anúncio sempre atrai as crianças, e logo um menininho apareceu na loja perguntando:
Qual o preço dos cachorrinhos?
O dono respondeu:
Entre R$ 30,00 e R$ 50,00.
O menininho colocou a mão em seu bolso e tirou umas moedas:
Só tenho R$2,37. Posso vê-los?
O homem sorriu e assobiou.
De trás da loja saiu uma cadela correndo seguida por cinco cachorrinhos.
Um dos cachorrinhos estava ficando consideravelmente para trás.
O menininho imediatamente apontou o cachorrinho que estava mancando.
O que aconteceu com esse cachorrinho??? perguntou.
O homem lhe explicou que quando o cachorrinho nasceu, o veterinário lhe disse que tinha uma perna defeituosa e que andaria mancando pelo resto de sua vida.
O menininho se emocionou e exclamou:
Pois esse é o cachorrinho que eu quero comprar!
E o homem respondeu: Não, filho, você não vai comprar esse cachorro.
Se você realmente o quer, eu te dou de presente.
Para mim, ele não vale nada.
O menininho não gostou, e olhando direto nos olhos do homem, disse:
Eu não quero que você me dê o cachorrinho de presente.
Ele vale tanto quanto os outros, e eu pagarei o preço completo.
Agora vou lhe dar meus R$ 2,37 e a cada mês trarei R$0,50 até que o
tenha pago por completo.
O homem respondeu:- Eu não acredito que você quer de verdade comprar esse cachorrinho, filho. Ele nunca será capaz de correr, saltar e brincar como os outros.
O menininho se agachou e levantou a barra de sua calça para mostrar sua perna esquerda, cruelmente retorcida e inutilizada, suportada por um aparato de metal.
Olhou de novo ao homem e lhe disse:
-Bom, eu também não posso correr muito bem, e o cachorrinho vai precisar de alguém que o entenda.
O homem, envergonhado, não conteve as lágrimas. Em seguida, sorriu e disse:
Filho, só espero que cada um destes outros cachorrinhos tenha um dono como você.

Moral: Na vida não importa como somos, mas que alguém nos aprecie pelo que somos, e nos aceite e nos ame incondicionalmente.
Um verdadeiro amigo é aquele que chega quando o resto do mundo já foi embora

autor desconhecido

Arnaud Rodrigues


Soube neste momento do falecimento do grande humorista Arnoud Rodrigues. como eu era fã incondicional dos seus humildes personagens, coloco aqui sua biografia.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este artigo é sobre uma pessoa que morreu recentemente.
Algumas informações relativas às circunstâncias da morte podem mudar rapidamente. quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Arnaud Rodrigues
Nome completo Antônio Arnaud Rodrigues
Data de nascimento 6 de dezembro de 1942
Local de nascimento Serra Talhada, PE
Data de falecimento 16 de fevereiro de 2010 (67 anos)
Local de falecimento Lajeado - TO

Antônio Arnaud Rodrigues (Serra Talhada, Pernambuco, 6 de dezembro de 1942 — Lajeado, Tocantins, 16 de fevereiro de 2010) foi um ator, cantor, compositor, redator e humorista brasileiro.
Trabalhou nos programas de Chico Anysio na TV Globo e em vários outros programas humorísticos, tanto como ator quanto como redator.[1] Na década de 70 formou com Chico e o instrumentista Renato Piau o grupo musical Baiano & os Novos Caetanos, no qual interpretava o cantor Paulinho Cabeça de Profeta.[1] A iniciativa rendeu três discos de estúdio, alavancando também a carreira de músico de Arnaud, que acabaria lançando mais alguns álbuns solo.
Na teledramaturgia teve alguns trabalhos marcantes, como o Cego Jeremias, cantor ambulante da versão de 1985 da novela Roque Santeiro, além do imigrante nordestino Soró, personagem ingênuo e bem-humorado criado pelo escritor Walter Negrão para a novela Pão Pão, Beijo Beijo.[2] Soró fez tanto sucesso entre o público que Arnaud voltaria a interpretá-lo no filme Os Trapalhões e o Mágico de Oróz.
Nos anos 80 integrou o grupo de humoristas do programa A Praça é Nossa sob o comando do veterano Carlos Alberto de Nóbrega, onde interpretou personagens como "O Povo Brasileiro" (sempre pobre e cansado), o mulherengo "Coronel Totonho", e o cantor sertanejo "Chitãoró" (uma sátira à dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, no quadro "Chitãoró e Xorãozinho" onde atuava ao lado do comediante (e posteriormente diretor da Praça) Marcelo de Nóbrega.
Em 1999, após realizar dois shows na cidade de Palmas, decidiu se mudar com a família para o Tocantins, onde assumiu a função de dirigente do Palmas Futebol e Regatas.[3] Em 2004 deixou a Praça para se dedicar a seus shows solo e ao futebol,[3] mas em 2010 planejava seu retorno ao elenco do humorístico, além da produção de um programa de variedades em um canal de televisão Tocantins.

No dia 16 de fevereiro de 2010, Arnaud estava com mais oito pessoas em um barco no lago da Usina de Lajeado, a 26 quilômetros de Palmas, capital do Tocantins quando, por volta das 17:30, a embarcação virou enquanto navegava às margens da rodovia TO-01. Sete ocupantes do barco (entre eles a esposa do humorista e dois de seus netos) foram resgatados por moradores da região, mas o corpo de Arnaud só seria encontrado pelos bombeiros horas mais tarde, enquanto o piloto do barco permanecia desaparecido.

Carreira

[editar]Televisão
1975 - Azambuja & Cia (seriado).... Bililico
1982 - Lampião e Maria Bonita (minissérie).... motorista (participação especial)
1983 - Pão Pão, Beijo Beijo (telenovela).... Soró
1983 - Bandidos da Falange (minissérie).... Gaguinho
1984 - Partido Alto (telenovela).... Mr. Soul
1985 - Roque Santeiro (telenovela).... Cego Jeremias

1971 - O Doce Esporte do Sexo
1973 - Uma Negra Chamada Tereza
1984 - A filha dos Trapalhões
1984 - Os Trapalhões e o Mágico de Oróz

]Música
1970 - Sound & Pyla (LP)
1974 - Muriti (LP)
1974 - Baiano & Os Novos Caetanos volume 1 (LP)
1975 - Baiano & Os Novos Caetanos volume 2 (LP)
1976 - O Som do Paulinho (LP)
1977 - Cuca Fresca (LP)
1982 - Baiano & Os Novos Caetanos - A Volta (LP)
1985 - Sudamérica (LP)

Manoel Gonçalves de Lemos - Dr. Lemos



Dr. Lemos - SÓCIO HONORÁRIO DA ALMECE
O aniversário de 26 anos da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará-ALMECE, em 15 de setembro de 2009, foi festivamente celebrado no Palácio da Luz, onde funcionam várias entidades culturais, dentre elas: Academia Cearense de Letras, Academia Cearense de Retórica, Academia de Ciências Sociais do Estado do Ceará, Academia Feminina de Letras, Academia Cearense de Língua Portuguesa, Academia de Letras e Artes do Nordeste, Academia Fortalezense de Letras, Academia Metropolitana de Letras, Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, Associação Cearense de Geografia e História, Sociedade Amigos do Livro, para citar algumas. Durante as festividades comemorativas foi lançada a VII coletânea, Di (versos), com a colaboração dos membros efetivos, sócios honorários, eméritos e beneméritos. Também foi homenageado, dentre outras personalidades, o médico escritor, Manoel Gonçalves de Lemos, também conhecido como Dr. Lemos.
Dr. Lemos (in memoriam) nasceu em 15 de janeiro de 1915, no Engenho Lages, Distrito de São José, no Município de Lavras da Mangabeira. Filho de Thomaz Gonçalves de Lemos e Maria Gonçalves Sobreira, veio de uma prole de vinte e nove filhos. Graduou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1945, passando no ano seguinte, a residir em Várzea Alegre, onde casou com Francisca Mirtes Bitu Lemos e constituiu família, composta de quatro filhos: Francisco Ney, Maria Linda Lemos Bezerra, Manoel Gonçalves de Lemos Filho e Edna Mirtes. Aí, viveu meio século, recebendo o título de cidadão varzealegrense.
Como médico – justiça se lhe faça – jamais desmereceu a ciência de Hipócrates. Profundamente cordato, não recusava no cumprimento do dever. O escritor Padre Antônio Vieira, prefaciando “Folhas Esparsas”, em 1993 afirma: “Dr. Lemos possui as qualidades mais nobilitantes da personalidade humana: delicadeza de trato, paciência beneditina, de atender os doentes, solicitude de se deslocar para onde quer que gemesse a dor, o infortúnio de um pobre doente, por longe e difíceis que fossem os caminhos, com aclives escorregadios e abruptos, terrenos lamacentos e pantanosos, rio a nado, ou as condições climáticas do tempo, chovesse ou fizesse sol, estivesse ou não preocupado com outros afazeres, porque ele não se pertencia. Viajava sempre a cavalo, de jumento e mesmo a pé, atendendo também os recantos mais inacessíveis não só de Várzea Alegre, mas também de Granjeiro, Caririaçu, Farias Brito e Cariús”.
Uma outra característica na personalidade do homenageado - o seu comportamento social de não ferir melindres de quem quer que fosse, de se desligar das tricas e micas de uma cidade pequena e interiorana, onde ninguém vive sem arranhões no amor próprio e na sensibilidade. Diz ainda o Padre Vieira referindo-se ao comportamento do Dr. Lemos diz: “dele se poderia dizer que tão sublimado é o seu espírito de cordialidade e respeito aos outros, que jamais somaria 2 e 2 são 4 para não ferir a suscetibilidade do 1 e 3”.
Conta-se como fato folclórico que Dr. Lemos acabara de chegar de Fortaleza, trazendo Corcel novo. Enquanto retirava a bagagem, ouviu um crá-crá forte, na frente da sua residência. Ao chegar à calçada, deparou-se com um garoto, riscando a pintura do carro, com uma tampa de Coca Cola. Aproximando-se, vagarosamente, do menino, calmo e delicadamente lhe pediu a tampinha e, olhando para o carro todo riscado, disse com um sorriso angelical: Meu filho, não faça isto no meu carro porque você está estragando a sua tampinha. Na verdade todos estes valores, imanentes da sua personalidade, refletem-se nos seus escritos, sonetos, artigos, discursos, crônicas literárias ou noticiosas, a comprovar o que ensina.
Seis meses antes de sua aposentadoria, Dr. Lemos cedeu seu cargo, no posto de saúde onde trabalhara, passando a dar expediente na cidade de Cariús, evitando assim, a redução de seus proventos que seriam incorporados à aposentadoria que aproximava-se. A pobreza honrada em que viveu, guardou até morrer, com inflexível tenacidade, nobreza do coração, pureza da consciência, integridade do caráter, sentimento da honra. Homem reconhecidamente sereno, incapaz de uma violência, falava com carinho dos colegas de trabalho deixados para trás (Chico de Amadeu, “Comadre” Ceci de João Alves, “Comadre” Dulce de Nego de Aninha, Doca Dutra, Sr. Alcino e tantos outros), dos quais recebeu agradável visita surpresa, no dia de seu aniversário, gentileza retribuída com alegria, ao som da sua flauta doce.
Já aposentado, Dr. Lemos costumava tocar órgão, ler e escrever regularmente, publicando seus trabalhos nos Jornais “Diário de Nordeste” e “O Povo”. Publicou os livros: Sentimentos Íntimos (poesias, 1984) e Folhas Esparsas (crônicas, 1993), ambos ricamente elaborados, refletindo sua vasta cultura, amor à família, às origens, e maneira peculiar de ver a vida. Faleceu em 09 de abril de 2001, sendo enterrado no Parque da Paz, em Fortaleza. Merecidamente, recebeu o título de “Sócio Honorário da ALMECE” na pessoa da viúva, Francisca Mirtes Bitu Lemos, entregue pelo Presidente, escritor e jornalista, Francisco Lima Freitas, a quem a família, reconhecidamente,
agradece.
Dra Linda Bitu Lemos.

FALECIMENTO


faleceu ontem dia 24/02 josé (Dedé) filho de Ana Gonçalves da Costa e João Alves de Morais (João de Pedrinho). ele há algum tempo vinha sofrendo muitos com as enfermidades, donde uma vez por semana ia a Barbalha passar por uma bateria de exames. Descanse em paz Dedé mensagem de todos seus familiares

O banqueiro




Certa tarde, um famoso banqueiro ia para casa em sua "limusine" quando
viu dois homens à beira da estrada, comendo grama.
Ordenou ao seu motorista que parasse e, saindo, perguntou a um deles:
- Porque vocês estão comendo grama?
- Não temos dinheiro para comida... - disse o pobre homem - Por isso
temos que comer grama.
- Bem, então venham à minha casa e eu lhes darei de comer - disse o
banqueiro.
- Obrigado, mas tenho mulher e dois filhos comigo. Estão ali, debaixo
daquela árvore.
- Que venham também - disse novamente o banqueiro. E, voltando- se
para o outro homem, disse-lhe:
- Você também pode vir.
O homem, com uma voz muito sumida disse:
- Mas, senhor, eu também tenho esposa e seis filhos comigo!
- Pois que venham também. - respondeu o banqueiro.E entraram todos no
enorme e luxuoso carro.
Uma vez a caminho, um dos homens olhou timidamente o banqueiro e
disse:
- O senhor é muito bom.. Obrigado por nos levar a todos!
O banqueiro respondeu:
- Meu caro, não tenha vergonha, fico muito feliz por fazê-lo!
Vocês vão ficar encantados com a minha casa... A grama está com mais
de 20 centímetros de altura!

Quando você achar que um banqueiro (ou banco) está lhe ajudando, não
se iluda, pense mais um pouco antes de aceitar qualquer acordo...


-
RoDRiGo BeZeRRa BiTú - RBiTuZiN

Igreja nos EUA faz cultos para nudistas




Igreja de nudistas no estado americano da Virgínia.

(Foto: BBC)




Se não foi, está bem perto...

Até o pastor reza como veio ao mundo na igreja, no estado da Virgínia.

Uma igreja no Estado americano da Virginia (nordeste dos Estados Unidos) está causando polêmica ao receber fiéis nus. Até o pastor celebra o culto como veio ao mundo. Na capela de Whitetail - uma comunidade nudista fundada em 1984, na cidade de Ivor, roupas são um item opcional.
"Eu não acredito que Deus se importe com a maneira como você se veste quando você faz suas orações. O negócio é fazer as orações", diz Richard Foley, um dos frequentadores.
Mas, entre os que não fazem parte da congregação, a ideia de uma igreja nudista não agrada muito. Várias pessoas ouvidas nas ruas de Ivor se surpreenderam e disseram achar o conceito de uma igreja nudista desrespeitoso. O pastor Allen Parker discorda:
"Jesus estava nu em momentos fundamentais de sua vida. Quando ele nasceu estava nu, quando foi crucificado estava nu e quando ressuscitou, ele deixou suas roupas sobre o túmulo e estava nu. Se Deus nos fez deste jeito, como isso pode ser errado?"
Lucro

A comunidade nudista de Whitetail vai de vento em popa apesar dos tempos de crise. Segundo a administração do resort, mais de dez mil pessoas visitaram o local no último ano e os lucros subiram 12% no período. Os visitantes dizem que ser nudista é algo libertador. Para eles, em um ambiente como este não há julgamento de classe social e todos ficam livres para ser quem realmente são. Além disso, o clima seria de igualdade. Um frequentador exemplificou isso dizendo que, na comunidade, não é possível dizer quem está desempregado, quem é alto-executivo e quem é encanador.
"Aqui, todos participam, todos são compreensivos e preocupados com a comunidade e com a família. Temos uma das congregações mais ativas da região. Eu considero isso um presente de Deus e um privilégio", disse o pastor Parker.

PCAmaral

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Pedro Piau, memória viva de Várzea-Alegre






Pedro Alves de Morais – Pedro Piau – nasceu em Várzea-Alegre, no dia 12 de julho de 1918, filho de Jose Joaquim Vieira e Maria Alves de Morais. Ele se destacava pela habilidade de fazer amizades e conservá-las. Pedro Piau é uma memória viva de nossa terra e de nossa família. Entre suas principais obras está “Sete Gerações de Papai Raimundo”, em parceria com Acelino Leandro, onde descreve as descendências de Raimundo Duarte Bezerra, Papai Raimundo. Destacou-se também pelos serviços prestados ao Segundo Cartório que tinha como titular Ana Ferreira. Pedro Piau se notabilizou pela valorização que faz dos laços de família, qualidade que transferiu para os seus filhos.O meu pai, Jose Raimundo de Morais – Jose André do Sanharol – tinha em Pedro de Joaquim Piau um grande irmão. Ee a minha avó, madrinha Zefa, o abençoava com o afeto de um filho. Assim é o Pedro para nós do Sanharol.
Muitas vezes acompanhei minha avó, madrinha Zefa, a casa do Pedro. Lá. via Madrinha Zefa e Dona Iraci, frente a frente, fazendo uma carta para um parente distante. Era uma santa escrevendo o que outra santa falava...Pedro casou em primeiras núpcias com dona Iracy Bezerra de Morais. De Dona Irany sou um eterno devedor, por ter me encaminhado para vida, colocando-me no Ginásio São Raimundo numa época em que a educação era um privilegio de poucos. Desse casamento nasceram os meus primos: Raimundo, João, Rita Maria, Geralda, Ozanan, Joaquim, Paulo, Paula, Marco Antonio e Ricardo César.Em 1974, faleceu dona Iracy e 14 anos depois em 1988 Pedro se casou novamente, agora com Maria do Socorro Lima. Pedro vive em Várzea-Alegre para honra nossa e de sua grande legião de amigos.

A. Morais
(transcrito de www.blogdosanharol.blogspot.com)

A CIGARRA E O MEU DESTINO


assim como as cigarras
que nascem com o destino
de cantar
assim sou eu
que nasci com o destino
de passar pro papel
os meus sentimentos
que em meu peito
floresceu

não adianta
a cigarra fugir
seu destino é este
tem que um dia
cantar
e o meu destino cigarra
se iguala ao teu
não adianta me esconder
eu no papel
tenho que escrever.

o teu canto é triste
um zinado agudo e sombrio
mas és a tua sorte
cantar até a morte
com a voz que Deus te deu

e eu cigarra amiga
te digo com respeito
que para sempre escreverei
com este dom sublime
que Deus me deu

Israel Batista

MORTE


quando forem rotos
os laços de minha mortandade
e o meu corpo já morto
na mais rígida frialdade

tem acabado os meus passos
palmilhado de uma vida de ilusão
onde convivi com o fracasso
tristeza, mágoa e solidão.

mas encontro a certeza
de um descanso eterno
e cheio de amor

onde cessará a tristeza
no poder sapieterno
de nosso Deus criador

Israel Batista