sábado, 22 de maio de 2010
A BÍBLIA E A FAMILIA
Poucos pais leem a Bíblia para seus filhos e a ensinam a eles. Muitos adiam a instrução religiosa até que os filhos cresçam, esperando que estejam ávidos por essa instrução quando forem mais velhos.
Vamos ler Deuteronômio 6:4-7: "Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas essas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar."
Quando ouvimos a Palavra de Deus e a recebemos em nosso coração, então o Espírito Santo pode usar a verdade para transformar nosso ser interior. Deus "escreve" a Palavra em nosso coração para que outros possam lê-la e para que possamos confiar em Cristo. A maneira como vivemos é importante, pois confirma aquilo que dizemos. Moisés admoestou os pais a falarem da Palavra de Deus em casa, a passá-la aos filhos e a permitir que a Palavra guie suas mãos e seu coração enquanto trabalham ao longo do dia.
O povo de Deus deve fazer de seu lar um lugar onde Deus habita, onde as Escrituras são honradas e não onde temos vergonha de nossa fé.[1]
Como fazer isso? Ellen White nos ensina: "Pais, tomai convosco vossos filhos em vossos exercícios espirituais. Envolvei-os nos braços de vossa fé, e consagrai-os a Cristo. Não permitais que coisa alguma vos leve a recuar de vossa responsabilidade de educá-los retamente; não consintais que nenhum interesse secular vos induza a deixá-los para trás. Nunca permitais que vossa vida cristã os isole de vós. Levai-os convosco ao Senhor; educai-lhes a mente para que se familiarizem com a divina verdade. Deixai-os associarem-se com os que amam a Deus. Levai-os ao povo de Deus como crianças cujo caráter próprio para a eternidade estais ajudando a edificar."[2]
Como pais, precisamos tomar tempo para fazer nossa obra na família com relação ao ensino religioso em nosso lar. Se não o fizermos, Satanás suprirá o que falta. Podemos restringir necessidades materiais, mas não podemos restringir o ensino religioso em nosso lar, quer seja o ensino religioso pessoal ou para os filhos.
Rejane Godinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário