sábado, 13 de novembro de 2010

DAVI E A SUA VOCAÇÃO


Não há dúvida de que a história de Davi é uma das mais belas e instrutivas da Bíblia. Somente ele é denominado nas Escrituras de o homem segundo o coração de Deus (1Sm 13.14). O motivo dessa consideração deve-se ao fato de que Davi sempre estava disposto a cumprir a vontade do Todo-Poderoso (At 13.22). Para nós, que conhecemos a providência divina, sabemos que Davi surge como um homem escolhido pelo Senhor para cumprimento de seus propósitos.

O SENHOR é o meu pastor. Dentre os muitos salmos de Davi, este é o mais conhecido e também o mais lido por todos, crentes e não crentes. Porque será? Bem, isso vc responde.

Agora vamos para interpretação do Salmo 23 versículo por versículo. Mais primeiro vamos ver o que está inserido dentre o versículo 1 ao versículo 6. Bem, pelo o que entendo, este reconfortante salmo pastoral reflete a fé absoluta e a confiança tranqüila em Deus. O salmo está dividido em duas metáforas: o pastor (vs. 1-4) e o anfitrião (vs. 5-6).

23.1 Jesus é o bom pastor que foi um passo além da lista de provisões de Davi - ele deu a sua vida pelas ovelhas (Jo 10.11).

23.3 A restauração diária da alma cansada e ansiosa é uma necessidade humana muito importante (2Co 4.16).

23.4 A chave para a proteção é a presença de Deus (Js 1.5-9). Este impressionante pensamento faz com que o salmista mude a maneira de se expressar: de meras afirmações (me faz repousar v.2) para um louvor espontâneo (tu estás comigo).

23.5 Dos dois tipos de óleo, o óleo sacerdotal de unção e o óleo oriental perfumado, o citado no salmo é o segundo. Essa atitude demonstra generosidade e excelente hospitalidade.

23.6 A misericórdia (hebr. chesed) é o infalível e fiel amor da aliança de Deus. Este amor é semelhante à palavra graça do NT (Jo 1.16-17).

O povo de Deus precisa crer enérgica e conscientemente que a Palavra de Deus é verdadeira e que Deus sempre age em concordância com ela. Qualquer situação em que nós nos encontramos é uma oportunidade para escolher confiar em Deus ao invés de em nossas próprias inclinações. A fé envolve um elemento de risco, mas sempre rende os mais ricos dividendos.

Decida acreditar que o Senhor nunca irá abandoná-lo quando você confia nele. Saiba que a Palavra de Deus tem provado ser absolutamente digna de confiança. Conte com o cuidado pastoral de Jesus. Saiba que ele livrará você de necessidades, protegerá você e restaurará a sua vida. Acredite em Deus para a sua absolvição, não a procurando por si mesmo. Entregue conscientemente todos os seus planos diaramente a Deus. Não presuma a sua ajuda se ela não é conclamada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário