sábado, 15 de outubro de 2011

UM POUCO DA HISTÓRIA DE FRANZÉ SOUSA


FRANCISCO JOSÉ DE SOUSA É O MAIS VELHO DOS 12 FILHOS DE SEU HIGINO JOSÉ DE SOUSA E DONA ISABEL CESÁRIO DE SOUSA, UM CASAL DE PEQUENOS AGRICULTORES DO NOSSO SERTÃO.

NASCEU EM 5 DE JANEIRO DE 1959, NO SÍTIO CHAMADO CAIANA, NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA ALEGRE, REGIÃO CENTRO-SUL DO CEARÁ, A APROXIMADAMENTE 100 QUILÔMETROS DE JUAZEIRO DO NORTE E A 60 DE IGUATU.

AINDA CRIANÇA, JÁ DEMONSTRAVA INTERESSE PELO SABER. NO PRÓPRIO SÍTIO ESTUDOU A CARTA DE ABC E A CARTILHA. PARA FAZER A PRIMEIRA E A SEGUNDA SÉRIE, TINHA QUE SE DESLOCAR DE JEGUE PARA OS SÍTIOS VIZINHOS: VARAS E COITÉ, PORQUE A CAIANA, COMO ATÉ HOJE, AINDA NÃO TEM UMA ESCOLA.

QUANDO NÃO ESTAVA NA ESCOLA, IA PARA A ROÇA CORTAR LENHA E DEPOIS LEVÁ-LA TAMBÉM DE JEGUE PRA VENDER NA CIDADE. ERA UMA FORMA DE GARANTIR O PRÓPRIO SUSTENTO E DOS IRMÃOS MAIS NOVOS QUE NASCIAM TODO ANO.

SÓ EM 1974 AO COMPLETAR 15 ANOS, FRANCISCO JOSÉ DE SOUSA PÔDE DAR PROSSEGUIMENTO AOS ESTUDOS. FOI QUANDO SE MATRICULOU PARA CURSAR A TERCEIRA E A QUARTA SÉRIE NA ESCOLA ESTADUAL FIGUEIREDO CORREIA EM VÁRZEA ALEGRE. MAS, TINHA QUE FICAR DIVIDIDO ENTRE A CIDADE E O SÍTIO PARA AJUDAR O PAI A TOCAR O ROÇADO.

DEPOIS, O JOVEM ESTUDOU A QUINTA E A SEXTA SÉRIE NA ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO, E O RESTANTE DO ENSINO FUNDAMENTAL E COMEÇO DO ENSINO MÉDIO, NO COLÉGIO SÃO RAIMUNDO NONATO ATÉ HOJE PERTENCENTE À CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE-CNEC.

DOMINADOR DAS ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA, AOS 20 ANOS DE IDADE, FRANCISCO JOSÉ DE SOUSA FOI ESCOLHIDO PARA FAZER TESTES DE REDATOR E REPÓRTER NA RÁDIO CULTURA DE VÁRZEA ALEGRE AM, QUE ACABAVA DE SER INAUGURADA. FOI QUANDO FRANCISCO JOSÉ, ASSIM TRATADO POR TODOS, COMEÇOU A CARREIRA DE RADIALISTA E GANHOU O PSEUDÔNIMO (UMA ESPÉCIE DE NOME ARTÍSTICO) DE FRANZÉ SOUSA. FRANZÉ VEM DA JUNÇÃO DE FRANCISCO COM JOSÉ.
AO COMPLETAR 5 ANOS NA EMISSORA DO MUNICÍPIO ONDE NASCEU, FRANZÉ QUE JÁ ERA CORRESPONDENTE DA TV VERDES MARES PARA A REGIÃO CENTRO-SUL, FOI CONVIDADO EM MAIO DE 1985 PARA TRABALHAR NAS RÁDIOS VALE DO CARIRI AM E FM EM JUAZEIRO DO NORTE. NAS DUAS EMISSORAS, NA ÉPOCA PERTENCENTES AO MESMO GRUPO EMPRESARIAL, FUNCIONANDO À RUA SÃO PEDRO, FRANZÉ OCUPOU AS FUNÇÕES DE LOCUTOR NOTICIARISTA, REDATOR DE NOTÍCIAS E CHEFE DO DEPARTAMENTO COMERCIAL (SETOR RESPONSÁVEL PELA VENDA E VEICULAÇÃO DE PROPAGANDA).

QUASE 8 ANOS DEPOIS, EM NOVEMBRO DE 92, O RADIALISTA RECEBEU OUTRO CONVITE. DESSA VEZ PARA OCUPAR UMA VAGA DE REPÓRTER QUE A TV VERDES MARES ACABARA DE ABRIR NA SUCURSAL DE JUAZEIRO. E É NA EMISSORA AFILIADA À REDE GLOBO, QUE FRANZÉ TRABALHA HÁ QUASE DUAS DÉCADAS DOS 32 ANOS DE PROFISSÃO.
A PRESENÇA DELE É TÃO MARCANTE NA TELA LOCAL E TAMBÉM DA REDE, QUE NA GLOBO DE SÃO PAULO, ATÉ JÁ O CHAMAM DE "HERÓI DO GLOBO RURAL". E EM FORTALEZA, O "REPÓRTER SHOW DO INTERIOR".

ENTRE AS RÁDIOS VALE AM E FM E A TELEVISÃO VERDES MARES, FRANZÉ SOUSA ATUA NA PRAÇA DO CRAJUBAR DESDE MAIO DE 1985. HÁ, PORTANTO, 26 ANOS. OU SEJA, METADE DE SUA EXISTÊNCIA.

E OS ESTUDOS DE FRANZÉ NÃO PARARAM. DE 86 A 90, ELE CURSOU LETRAS PELA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA; DEPOIS SE ESPECIALIZOU EM GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE E POR ÚLTIMO, EM 2007, FEZ OUTRA GRADUAÇÃO NA ÁREA DO DESPORTO E LAZER, TAMBÉM PELA URCA.

FRANZÉ SOUSA É CASADO DESDE 1984 COM RAIMUNDA MARIA DE SOUSA, TAMBÉM VARZEALEGRENSE E FUNCIONÁRIA DA EMATERCE HÁ 29 ANOS.

OS DOIS SÃO PAIS DE ANA CECÍLIA CESÁRIO DE SOUSA, UMA JOVEM DE 16 ANOS, ESTUDANTE DO ENSINO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM NA ESCOLA VIRGÍLIO TÁVORA, NO CRATO.

MESMO COMPLETANDO O TEMPO DE SERVIÇO PARA APOSENTADORIA DAQUI A POUCOS ANOS, FRANZÉ DIZ QUE NÃO PRETENDE DEIXAR A COMUNICAÇÃO. AINDA QUE NÃO CONTINUE NA FUNÇÃO DE REPÓRTER, DESEJA ESTAR NOS BASTIDORES AJUDANDO A FORMAR OS NOVOS PROFISSIONAIS QUE FOREM SURGINDO.

FRANCISCO JOSÉ DE SOUSA

FRANZÉ SOUSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário