“Está consumado!” (Jo 19:30).
Por meio de Seus milagres no sábado, Jesus demonstrou o real
significado desse dia. É o dia para cura e restauração. Jesus pretendia
que o sábado chamasse a atenção para o poder criador de Deus. Assim, o
sábado é o dia em que Ele liberta os cativos (Lc 4:31-37), faz com que os coxos andem (Lc 13:10-17; Jo 5:1-9) e restaura a visão aos cegos (Jo 9).
Para Jesus, o sábado estava mais relacionado com pessoas do que
com regras. Em parte, foi por isso que Ele fez Sua famosa declaração de
que “o sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por
causa do sábado” (Mc 2:27).
Ao mesmo tempo, como vimos anteriormente nesta semana, se devidamente guardadas, as leis protegem as pessoas.
Jesus não apenas confirmou a validade e importância de descansar
no sábado enquanto viveu na Terra, mas fez isso também na Sua morte.
6. Que fato foi apresentado pelos quatro evangelhos? De acordo com os textos, o sábado ainda permanece válido? Mt 27:57–28:1; Mc 15:42–16:1; Lc 23:52–24:1; Jo 19:31–20:1
Depois que Ele clamou: “Está consumado!” (Jo 19:30),
isto é, depois da concretização da obra de redenção (antes de Sua
intercessão celestial), o que Jesus fez? Ele descansou no sétimo dia.
Parece familiar? Onde já vimos isso? É claro, em
Gênesis 2:1-3. Depois da divina obra de criação, Ele descansou no sétimo dia. Então, depois de Sua obra de redenção, Ele fez a mesma coisa.
Além disso, à luz de toda a questão de Jesus afastar do sábado a
humanidade, Seu exemplo de descanso na sepultura durante o sábado é, de
fato, outra maneira estranha de comunicar essa ideia. Na verdade,
especialmente por ter Sua morte confirmado a nova aliança, a qual
supostamente anula o sábado, é muito difícil entender a lógica dos que
acreditam que o mandamento do sábado foi abolido depois da cruz. Se
tivesse sido abolido, por que a primeira coisa que Jesus fez depois da
cruz foi descansar no sábado?
Assim, tanto na vida quanto na morte, Jesus nos mostrou a contínua validade e importância do sábado.
Enviado por Fatinha Gregório via orkut
Por meio de Seus milagres no sábado, Jesus demonstrou o real
significado desse dia. É o dia para cura e restauração. Jesus pretendia
que o sábado chamasse a atenção para o poder criador de Deus. Assim, o
sábado é o dia em que Ele liberta os cativos (Lc 4:31-37), faz com que os coxos andem (Lc 13:10-17; Jo 5:1-9) e restaura a visão aos cegos (Jo 9).
Para Jesus, o sábado estava mais relacionado com pessoas do que
com regras. Em parte, foi por isso que Ele fez Sua famosa declaração de
que “o sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por
causa do sábado” (Mc 2:27).
Ao mesmo tempo, como vimos anteriormente nesta semana, se devidamente guardadas, as leis protegem as pessoas.
Jesus não apenas confirmou a validade e importância de descansar
no sábado enquanto viveu na Terra, mas fez isso também na Sua morte.
6. Que fato foi apresentado pelos quatro evangelhos? De acordo com os textos, o sábado ainda permanece válido? Mt 27:57–28:1; Mc 15:42–16:1; Lc 23:52–24:1; Jo 19:31–20:1
Depois que Ele clamou: “Está consumado!” (Jo 19:30),
isto é, depois da concretização da obra de redenção (antes de Sua
intercessão celestial), o que Jesus fez? Ele descansou no sétimo dia.
Parece familiar? Onde já vimos isso? É claro, em
Gênesis 2:1-3. Depois da divina obra de criação, Ele descansou no sétimo dia. Então, depois de Sua obra de redenção, Ele fez a mesma coisa.
Além disso, à luz de toda a questão de Jesus afastar do sábado a
humanidade, Seu exemplo de descanso na sepultura durante o sábado é, de
fato, outra maneira estranha de comunicar essa ideia. Na verdade,
especialmente por ter Sua morte confirmado a nova aliança, a qual
supostamente anula o sábado, é muito difícil entender a lógica dos que
acreditam que o mandamento do sábado foi abolido depois da cruz. Se
tivesse sido abolido, por que a primeira coisa que Jesus fez depois da
cruz foi descansar no sábado?
Assim, tanto na vida quanto na morte, Jesus nos mostrou a contínua validade e importância do sábado.
Enviado por Fatinha Gregório via orkut
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