quarta-feira, 13 de junho de 2012
Macela – Chá para que serve
Macela é uma muitas vezes considerada uma erva daninha.
Macela é uma erava aromática que cresce até 1 m de altura. Produz pequenas flores brancas com centros amarelos e folhas serrilhadas verdes. Ela é originária da América do Sul, incluindo Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Uso Medicinal
A erva também é conhecida por marcela e tem sido utilizada na medicina popular durante muitos anos.
O chá de infusão feito com toda a planta é usado como um remédio natural para cólica, nervoso, epilepsia, náuseas e problemas gástricos. Também é empregada como um anti-inflamatório, antiespasmódico menstrual, sedativo, e analgésico para distúrbios gástricos, problemas de fígado, diarreia, e disenteria. Esta mesma infusão é utilizada para reumatismo, nevralgias, dores musculares, e até mesmo menstrual.
Muitas pessoas esmagam as flores para serem adicionadas a travesseiros ou almofadas como ajuda para dormir.
Propriedades químicas
A análise fitoquímica da macela, que começou em meados dos anos 1980, mostra que ela é uma erva rica em flavonóides. Muitas das suas propriedades ativas são atribuídas a estes flavonóides, bem como ao terpenos.
Também foram encontrados na macela: macela Achyrocline polissacarídeos e achyrofuran, auricepyrone, cadinene, ácido caféico, callerianin, calleryanin, caryatin, cariofileno, ácido clorogênico, cineol, flavonas, galangina, germacreno D, gnaphaliin, italidipyrone, lauricepyrone, luteolina, ocimeno , pineno, pirona, quercetagetin, quercetina, scoparol, scoparone e tamarixetin
Sempre usei marcela. Sinto-me bem com o uso dela. Chá, mastigar seus caroços , enfim, sigo o custume orientado pela minha mãe. Aprovo o que diz o texto. Excelente postagem.
ResponderExcluir