sábado, 28 de dezembro de 2013
ACORDA CEARÁ!
Foi bacana ver como a maioria dos cearenses, nas redes sociais, torceram pelo conterrâneo Sam Alves e vibraram com sua vitória no The Voice. O reconhecimento do povo brasileiro e a visibilidade gerada pela super-exposição na principal emissora do país, fazem com que ele seja instantaneamente aceito como estrela em sua terra. Sua chegada, nesta tarde, com centenas de novos fãs histéricos no aeroporto, é uma boa mostra disso.
Tudo bem, é legítimo. Só me incomoda é o fato de nossos artistas só serem reconhecidos aqui, quando "aprovados" lá fora. Fagner, Ednardo e Belchior, antes de irem ganhar a vida no Rio e Sampa, levaram muita porta na cara aqui na terrinha.
Tom Cavalcante, me lembro bem, fazia shows em bares da cidade, onde muitas vezes tinha gente que nem prestava atenção. Foi só aparecer no Chico Anysio, aí passou a lotar as melhores casas de Fortaleza.
Vamos inverter essa lógica, gente. Será preciso o "sul maravilha" dizer que o Marcos Lessa é ótimo pra gente acreditar? Será que não vale a pena sair de casa para ouvir a Débora Cidrack ou a Nayra Costa?
E os nossos teatros, porque será que só lotam se tiver algum "global" estrelando a peça? Você já foi ver uma produção local? Temos muita gente talentosa por aí. Que tal prestigiar? Mas, há esperança. Agora mesmo vimos um filme 100% cearense - #CineHolliúdy, do meu amigo Halder Gomes - virar fenômeno nacional, impulsionado pelo estrondoso sucesso na terrinha.
Vamos fazer isso virar regra. Na Bahia é assim há tempos. Quando um artista ou uma banda baiana estoura nacionalmente, pode ter certeza de que já é sucesso em Salvador. Vamos valorizar o que é nosso também. Não por mero bairrismo, mas principalmente para fazer justiça a quem tem talento
(Paulo Cesar Norões)
domingo, 15 de dezembro de 2013
INDICADOS AO OSCAR 2014
Acaba de sair a lista de indicações ao prêmio do Sindicato dos Atores. Como já havia feito as minhas previsões os atores que eu apostei levarem o Oscar 2014 foram todos indicados ao prêmio.
Eis a lista:
MELHOR ATOR
BRUCE DERN / Woody Grant – por “NEBRASKA” (Paramount Pictures)
CHIWETEL EJIOFOR / Solomon Northup – por “12 YEARS A SLAVE”
TOM HANKS / Capt. Richard Phillips – por “CAPTAIN PHILLIPS”
MATTHEW McCONAUGHEY / Ron Woodroof – por “DALLAS BUYERS CLUB”
FOREST WHITAKER / Cecil Gaines – por “LEE DANIELS’ THE BUTLER”
MELHOR ATRIZ
CATE BLANCHETT / Jasmine – por“BLUE JASMINE”
SANDRA BULLOCK / Ryan Stone – por “GRAVITY”
JUDI DENCH / Philomena Lee – por “PHILOMENA”
MERYL STREEP / Violet Weston – por “AUGUST: OSAGE COUNTY”
EMMA THOMPSON / P.L. Travers – por “SAVING MR. BANKS”
MELHOR ATOR COADJUVANTE
BARKHAD ABDI / Muse – por “CAPTAIN PHILLIPS”
DANIEL BRÜHL / Niki Lauda – por “RUSH”
MICHAEL FASSBENDER / Edwin Epps – por “12 YEARS A SLAVE”
JAMES GANDOLFINI / Albert – por “ENOUGH SAID”
JARED LETO / Rayon – por “DALLAS BUYERS CLUB”
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
JENNIFER LAWRENCE / Rosalyn Rosenfeld – por “AMERICAN HUSTLE”
LUPITA NYONG’O / Patsey – por “12 YEARS A SLAVE”
JULIA ROBERTS / Barbara Weston – por “AUGUST: OSAGE COUNTY”
JUNE SQUIBB / Kate Grant – por “NEBRASKA”
OPRAH WINFREY / Gloria Gaines – por “LEE DANIELS’ THE BUTLER”
MELHOR ELENCO
12 YEARS A SLAVE (Fox Searchlight Pictures)
AMERICAN HUSTLE (Columbia Pictures)
AUGUST: OSAGE COUNTY (The Weinstein Company)
DALLAS BUYERS CLUB (Focus Features)
LEE DANIELS’ THE BUTLER (The Weinstein Company)
Para mim, na categoria de Melhor Ator, Robert Redford foi esquecido por sua performance em All is Lost. Na de Ator coadjuvante, Jonah Hill também foi esquecido por seu trabalho em "O Lobo de Wall Street". Já na de atriz coadjuvante, o trabalho de Julia Roberts não chega aos pés de Octavia Spencer em Fruitvale Station que ficou de fora da briga.
Meus palpites são outros para o prêmio do Sindicato, haja vista serem uma plateia diferente dos votantes para o Oscar. Então, minhas apostas são as seguintes:
MELHOR ATOR - Bruce Dern por "Nebraska"
MELHOR ATRIZ - Cate Blanchett por "Blue Jasmine"
MELHOR ATOR COADJUVANTE - Jared Leto por "Dallas Buyers Club"
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - Oprah Winfrey por "Lee Daniels' The Butler"
MELHOR ELENCO - 12 YEARS A SLAVE
(Pedro Costa)
sábado, 14 de dezembro de 2013
Compositor cearense Zé Clementino tem vida retratada em livro
“Certo mesmo é um ditado do povo/ Pra cavalo velho, o remédio é capim novo…”
Quem não conhece os versos acima, que fazem parte do refrão de um dos maiores sucessos de Luiz Gonzaga nos anos 1970? Capim novo, conhecida nacionalmente pela inclusão na trilha da primeira versão da novela Saramandaia, foi escrita pelo compositor cearense Zé Clementino (1936-2005). A inspiração para a letra é autobiográfica, revela o jornalista e professor universitário Jurani Clementino no livro Zé Clementino: o ‘matuto’ que devolveu o trono ao Rei, lançamento da editora da Universidade Estadual da Paraíba, por meio do selo Latus. Com 240 páginas, o livro destaca Clementino como “um sensível cronista da vida do Nordeste” e tem o objetivo de apresentar um “Zé Clementino que é resultado das várias impressões, diversos olhares e pontos de vista”. Por meio de depoimentos de familiares, amigos próximos e reprodução de entrevistas, o autor – primo distante do compositor – traça perfil de um parceiro de Gonzaga que, ao contrário do conterrâneo Humberto Teixeira e outros como Zé Dantas e Antonio Barros, nunca deixou sua terra natal: Várzea Alegre, homenageada no hino que escreveu para a cidade e na música Contrastes de Várzea Alegre, gravada pelo Rei do Baião, e assim analisada por Jurani no capítulo “Desvelando os contrastes”: “Os contrastes demonstram ainda a capacidade perceptiva e observacional do autor, que ao se referir aos fatos curiosos da cidade, deixa claro a sua veia humorística, o seu poder irônico e sua poesia singular”.
Para os fãs e estudiosos da obra do Rei do Baião, o livro é particularmente revelador, pois conta como Clementino escreveu sucessos como Xote dos cabeludos, o desabafo do cantor pernambucano diante das mudanças no comportamento masculino nos anos 1960. “Era uma espécie de protesto a uma moda que fazia a cabeça dos homens ‘modernos’”, lembra Jurani, citando um trecho emblemático da letra, gravada em 1967: “Cabra do cabelo grande, cinturinha de pilão/ Calça justa bem cintada, costeletas bem fechadas, salto alto, fivelão/ Cabra que usa pulseira, no pescoço um medalhão/ Cabra com esse jeitinho no sertão do meu Padim/ Cabra assim não tem vez, não”.
No livro, Jurani também reproduz entrevista de Clementino ao Diário do Nordeste nos anos 1970, quando ele detalha como funcionava sua parceria musical: “As composições que Luiz Gonzaga gravou foram encaminhadas com melodia e letra. O Rei do Baião dava uma ajeitada, impunha o seu estilo. E a música passava a ser dos dois. Aceitava essa situação, queria a parceria”, explica o compositor.
No capítulo “O esquecimento de um Zé”, Jurani muda o tom expositivo e tece críticas aos que narram a vida do cantor sem citar o compositor cearense: “É impressionante a forma quase desrespeitosa como a memória de Clementino é tratada por grande parte dos biógrafos de Luiz Gonzaga”. Por outro lado, ele ressalta o trabalho de uma sobrinha de Clementino, a professora Ana Emília, fundamental na catalogação da obra do tio, que dizia desconhecer a quantidade de músicas que havia escrito. “Muitas vezes, a professora teve que recorrer a Zé Clementino para saber o que significava determinada palavra, verso, uma vez que o áudio estava praticamente incompreensível”, narra Jurani. Ana Emília, ao final do trabalho, conseguiu quantificar as músicas de Clementino, gravadas por Gonzaga (Sou do banco, O jumento é nosso irmão) e outros grandes artistas nordestinos como Sirano, Dominguinhos, Trio Nordestino, Messias Holanda e Genival Lacerda.
No fim do livro, o autor reproduz os discos de Gonzaga que incluem músicas de Clementino, entre eles Óia eu aqui de novo, O sanfoneiro do povo de Deus, Sertão 70 e Capim novo, e ainda contabiliza: “Até março de 2005, foram gravadas 41 músicas, que somadas as 20 regravações, totalizam 61 interpretações, distribuídas entre 32 intérpretes do cancioneiro popular a nível nacional e regional”. Zé Clementino: o ‘matuto’ que devolveu o trono ao Rei é um livro indicado não só para pesquisadores da música brasileira, mas para aqueles que desejam conhecer mais sobre a vida e obra do autor de versos que até hoje habitam a memória do povo nordestino.
Zé Clementino: O ‘matuto’ que devolveu o trono ao Rei
. De Jurani Clementino
. Latus Editora e Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 240 páginas. Encomendas pelo telefone (83) 3315-3300.
(Carlos Marcelo - Estado de Minas)
domingo, 8 de dezembro de 2013
CONVERSA DE INTERIOR
Conversa vai conversa vem,é assim que no interior a vida começa é mais um dia para a vida acontecer e novas estórias serem vividas.É tão bom fazer parte de um lugar onde o tempo é nosso companheiro de viagem e os nossos problema são amenizados quando encontramos um amigo e a conversa corre solta como se hã muito tempo não nos víssemos,e tão bom poder sentir que conhecemos cada pedaço de chão que pisamos que nossa verdade estar ali é nossa estória vivida e relembrada cada vez que voce olha o outro.
Fazer parte disso tudo é conhecer minha identidade é crescer como pessoa e não invejar as terras distantes por que aqui é meu lugar,é onde estão os meus sonhos é onde vive a minha imaginação,na verdade o que importa é ir vivendo cada dia,buscando a esperança de sempre e recomeçar em paz, e que não é precisa muito para viver e se alguem algum dia te falou isso ele estava errado,precisamos só da companhia de quem nos ama,uma mão para nos ajudar na caminhada e sorrisos muitos sorrisos para iluminar o dia.
(Luzia Gregório Oliveira)
sábado, 7 de dezembro de 2013
Rogério Ceni renova com o São Paulo por mais uma temporada
Diga ao povo que fico. Essas poderiam ser as palavras de Rogério Ceni na manhã deste sábado, após reunião com o presidente Juvenal Juvêncio, no CT da Barra Funda. Após meses de indecisão sobre seu futuro, o capitão do Tricolor decidiu o que fazer: estender seu período de 17 anos como titular do São Paulo por mais uma temporada.
O goleiro se reuniu com a diretoria do São Paulo neste sábado, em uma reunião onde estavam presentes Juvenal Juvêncio e a diretoria do clube. Ceni já estava com um documento em mãos, entregue pelo presidente durante a semana, que mostrava o interesse do Tricolor em contar com suas defesas e seus gols durante a próxima temporada. Entretanto, Juvenal estava num navio e retornou apenas na tarde da última sexta-feira e, por este motivo, a decisão sobre o futuro do capitão aconteceu hoje.
"É uma satisfação enorme ter conseguido sensibilizar nosso maior ídolo para que atue por mais uma temporada. Nosso capitão, que personifica o sentimento do torcedor pelo clube, segue jogando e essa é uma enorme vitória", disse Juvenal após o encontro.
Rogério afirmou que estava decidido a ficar e, de acordo com Muricy Ramalho, o goleiro gostaria de receber boas perspectivas para o ano que vem, uma vez que neste ano, apesar de não ter sofrido com lesões, o ídolo sofreu com uma das maiores crises que o São Paulo já vivenciou, correndo risco até de rebaixamento para a Série B do Brasileiro. Isso foi conversado no encontro com Juvenal.
"O que mais me motivou a renovar o contrato, primeiro, é a oportunidade de continuar aqui no São Paulo, minha segunda casa. Eu adoro isso aqui, é praticamente a minha vida. Mas também pela insistência do clube e pelas declarações do Muricy pedindo a minha permanência. É muito bom trabalhar com a confiança de quem comanda. Agora só espero que a gente consiga achar nosso rumo para o ano de 2014", disse Rogério ao site oficial do clube.
O Mito sente-se em condições físicas de disputar mais uma temporada pelo Tricolor, mas espera que a equipe volte a disputar campeonatos com boas chances de brigar por títulos. Nesta temporada, Ceni quebrou o recorde de partidas por um mesmo clube, que pertencia a Pelé. O goleiro-artilheiro, que já tem 113 gols na carreira, vai completar 41 anos no próximo dia 22 de janeiro e mais uma vez a comemoração vai ser no CT da Barra Funda.
(http://br.esporteinterativo.yahoo.com)
COPA DO MUNDO 2014
Na tarde desta sexta-feira, 6, a FIFA sorteou os grupos da Copa do Mundo de 2014.
A tabela do sorteio ficou composta da seguinte maneira:
Grupo A:
Brasil, Croácia, México e Camarões
Grupo B:
Espanha, Holanda, Chile e Austrália
Grupo C:
Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão
Grupo D:
Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália
Grupo E:
Suiça, Equador, França e Honduras
Grupo F:
Argentina, Bósnia, Irã e Nigéria
Grupo G:
Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos
Grupo H:
Bélgica, Argélia, Russia e Coreia do Sul
quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
Irmã Nieta 30 anos de missão evangelizadora no Acre
Com 30 anos de missão evangelizadora no Acre, irmã Nieta Oliveira comemora na quinta, 14, os anos de vida religiosa e de missão na Amazônia. Ela escreve assim no face:
Feliz! Hoje, 30 anos de Missão no Acre. Obrigada, meu Deus pela graça que me concedes a cada dia, pela força e coragem que vem de Ti. "É pela graça de Deus que sou o que sou. Que esta graça não seja estéril." Obrigada, Pai!
Irmã Nieta Oliveira foi uma das primeiras missionarias da Congregação das Irmãs Josefinas a vir para Manoel Urbano e conhece cada lugar do Purus e colocações de seringa da região, onde andou em missão evangelizadora.
Parabéns Irmã Nieta!
MISSÃO
Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si,
quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu.
É parar de dar volta ao redor de nós mesmos
como se fossemos o centro do mundo e da vida.
É não se deixar bloquear nos problemas
do pequeno mundo a que pertencemos:
A humanidade é maior.
Missão é sempre partir, mas não devorar quilómetros.
É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos,
descobri-los e encontrá-los.
E, se para descobri-los e amá-los, é preciso atravessar os mares
e voar lá nos céus,
então missão é partir até os confins do mundo.
(Dom Helder Camara)
(José Valdir Pereira)
quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
Clube belga fecha contrato com bebê de 1 ano e 8 meses
Uma contratação bombástica mexeu com os torcedores de uma equipe belga. Não por ser um grande nome do futebol, mas sim pela idade inusitada do novo 'atleta' do clube. O Racing Boxberg assinou um contrato com um bebê de apenas 1 ano e 8 meses, chamado Bryce Brites, garantindo assim um 'novíssimo talento' para seu futuro plantel!
Mas o que essa criança pode ter feito para chamar a atenção dos dirigentes? Simples; o pequeno pegou uma bola e driblou vários cones em sequência, como os atletas fazem em treinamentos. Dany Vodnik, secretário do clube, contou um pouco mais sobre o fantástico desempenho de Brites:
“Ele chuta a bola de uma maneira que você não vê nem em garotos de quatro ou cinco anos. Seu controle de bola é impressionante para sua idade. A maneira como ele dribla entre os cones, conseguindo dar toques para a direita ou para esquerda. Você pede para ele chutar uma bola a três ou cinco metros e ele consegue. Mas ele não jogará com os jogadores de cinco e seis anos ainda. Precisamos nos manter cuidadosos”, afirmou.
Parece que, ao passar do tempo, a geração belga vai ficando cada vez mais talentosa!
terça-feira, 3 de dezembro de 2013
São Paulo – jovem desaparece após ser assaltado
A família do varzealegrense, Claudemir Marques, 35 anos, está preocupada. Até o momento, as informações são de que ele e um amigo foram vítimas de um assalto na estrada dos Alvarengas, em São Paulo. O fato ocorreu nesta madrugada de segunda-feira, 02, por volta das 03h00, quando ele e um amigo de trabalho, conhecido por Cicinho, pegaram essa estrada por engano, após participarem da Festa do Varzealegrenses, em São Bernardo do Campo – SP.
Segundo informações, Cicinho dirigia o carro de Claudemir, um Cruze, da Chevrolet, quando na estrada que fica em local ermo, foram interceptados por um veículo com três ocupantes armados. Cicinho disse que os bandidos colocaram Claudemir e ele em lados opostos do veículo. Ele disse que um dos bandidos ordenou que corresse e não olhasse para trás, e pensou que o mesmo tivesse acontecido com Claudemir, mas, até o momento não há notícia dele.
Em São Paulo, a polícia foi acionada e um grupo de amigos passou o dia procurando por Claudemir na área do ocorrido, mas sem sucesso. Claudemir é rapaz querido na cidade de Várzea Alegre, onde o caso tem causado grande repercussão. A família alimenta esperanças de que ele seja encontrado com vida.
(http://varzeaalegre.com)
Advogado Vicente Moreno recebe título de Cidadão Recifense da Câmara Municipal
Moreno, considerado um dos mais competentes jurista do Estado, é natural do Ceará, mas reside no Recife há 50 anos
Em sessão solene, realizada na tarde desta sexta-feira (29), na Câmara de Vereadores do Recife, o advogado cearense Vicente Moreno, considerado por muitos como um dos mais bem conceituados advogados de Pernambuco, recebeu o título de Cidadão Recifense das mãos do vereador Jayme Asfora. "É um ato de muito simbolismo para mim, foi aqui que cresci e fui educado, é uma relação socioafetiva. Estou muito feliz em ser, oficialmente, o recifense que já sou há tantos anos ", declarou o jurista.
Laila Santana/Folha de Pernambuco
Moreno, ao centro, ladeado pelo vereador Jayme Asfora e pelo Presidente da Câmara, Vicente André Gomes
Moreno chegou ao Recife há de 50 anos e a cerimônia em sua homenagem lotou a Câmara com a presenças de diversas personalidades, a exemplo de Romeu Monteiro Filho, que representou Eduardo Monteiro, presidente do grupo EQM. "Foi uma cerimônia emocionante, Vicente Moreno é um profissional fantástico e uma pessoa muito querida e a homenagem é muito mais que justa", frisou.
(Nilton Villanova, do Portal FolhaPE)
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
A VISITA DO PADRE
No inicio da década de 50 do século passado, Ana Vieira, casada com Antônio Pereira do sitio Boa Vista, tentou suicídio ensopando as vestes com querosene e ateando fogo. Não foi a óbito de imediato padecendo de grande sofrimento durante dias quando faleceu.
Josefa de Sanharol retornando de uma visita solicitou do filho José André que fosse a cidade combinar com o padre Otávio a data de ir dar a comunhão.
Quando José André se encontrou com o Padre Otávio, de quem era grande amigo, o sacerdote conhecia Ana Vieira, sabia que se tratava de uma idosa com idade superior a 70 anos.
Então se deu este dialogo entre os dois:
Padre Otávio - Eu devia não ir, essas velhas duram demais e atentam contra a própria vida.
José André - Não é problema de idade, semana passada Antônio de Valentim Rocha se suicidou e tinha apenas 17 anos.
Padre Otávio - Por que era um ignorante, não sabia o valor que a vida tem para Deus.
José André - Ninguém conhece os segredos da vida. O seu antecessor, padre José Gonçalves, zelador das santas leis divinas suicidou-se.
Padre Otávio - Pra você não tem jeito mesmo, amanha traga o animal que eu vou a casa de Ana Vieira atender ao pedido de Dona Josefa.
(Antonio Morais do Blog do Sanharol)
domingo, 1 de dezembro de 2013
A GORJETA
Dois meninos da Igreja, de 10 anos, entrou numa lanchonete, sentou-se a uma mesa e perguntou para a garçonete que chegou ao seu lado: - Quanto custa um picolé? ...- 50 centavos – respondeu a moça. O menino tirou as moedas do bolso e começou a contá-las bem devagar para não errar. - Quanto custa o sorvete mais barato? A essa altura, já havia mais pessoas esperando, e a garçonete estava perdendo a paciência. - 35 centavos – respondeu ela, de maneira brusca. O menino, mais uma vez, contou as moedas e disse: - Eu vou querer, então, o sorvete de 35 centavos. A garçonete trouxe o sorvete e a conta, colocou-os na mesa e foi atender outros clientes. O menino acabou o sorvete, pagou a conta no caixa e saiu. Quando a garçonete voltou, para limpar a mesa, sentiu um arrepio e começou a chorar. Num pratinho o garoto tinha deixado 15 centavos. Ele tinha pedido o sorvete mais barato para que sobrasse uma gorjeta para ela. E ela tinha sido tão sem paciência com ele!Quantas vezes temos a oportunidade de abençoar alguém, sacrificando apenas parte do nosso desejo e não o fazemos?
(Desconheço a autoria)