segunda-feira, 23 de abril de 2012

Castelo Armorial do Reino Encantado, Isso é Sertão, Isso é Pernambuco e é Brasil



O site www.tapetim.net em visita a cidade de São José do Belmonte – PE, juntamente ao grupo Santa Rita de Cássia da Paróquia de São Pedro de Itapetim e o Padre Valme, fomos recebidos pelo empresário Clésio de Novaes Barros. Aos 42 anos é o idealizador e construtor do castelo Armorial do Reino Encantando. Ficamos encantados com o Castelo o qual está quase concluído. O mesmo é baseado no Movimento Armorial criado em 1970 por um grupo de artistas e intelectuais pernambucanos sob a liderança do escritor paraibano Ariano Suassuna.

.

Clécio de Novaes, há dois anos começou a tornar realidade um velho sonho seu de mais de 10 anos – construir em São José do Belmonte um espaço físico que pudesse reunir em forma de arquitetura e escultura todos os elementos do Movimento Armorial: animais silvestres, pássaros exóticos, canhões e armas entre outros personagens que fazem parte do imaginário da cultura popular nordestina. O mesmo me relatou que em breve estará construindo na parte de traz do castelo um cinema onde serão exibidos filmes, documentários, enfim, será mais um espaço voltado para divulgação da cultura.

.

O castelo mede atualmente com 1.500 metros de área construída e uma altura equivalente a um prédio de seis andares, toda obra custeada com recursos próprios.

.

O castelo conta com quatro torres, duas delas na parte de trás da construção, representando os cristão e os mouros, uma referência direta das Cruzadas, no período medieval.

.

À frente do castelo há uma torre central que representa “O Reino Encantado de Dom Sebastião” tendo como figura principal o “Rei Quaderma” ou “ Rei Vaqueiro”, da obra de Ariano Suassuna.

.

No último andar encontram – se instalados vários cenários: casa de farinha, bodega, cabaré, cartório, escola, barbeiro, Cangaceiro, vaqueiro, ferreiro, sapateiro, casa de taipa e outros elementos que compunham a vida de uma cidade pequena no inicio do século passado. Sem esquecer de mencionar mapas, fotos, instrumentos musicais e fosseis encontrados no próprio município. O local será destinado a eventos, visitação pública e informações sobre a história de Belmonte.

.

Em sua fase avançada de construção estão sendo produzidas figuras pelos escultores da cidade de Tracunhaem, zona da mata pernambucana, famosa por suas esculturas em barro. Pra dar conta do volume do serviço, o empresário contratou quatro oficinas que estão dando forma aos personagens armoriais.

3 comentários:

  1. Muito bonito Israel e eu nem tinha conhecimento disso.

    ResponderExcluir
  2. Passei por aí a uma semana e me deparei com esse lindo Castelo.

    ResponderExcluir
  3. Passei por aí a uma semana e me deparei com esse lindo Castelo.

    ResponderExcluir