domingo, 16 de janeiro de 2011

João Paulo II vai virar santo oficialmente


O Papa João Paulo II será beatificado em 1º de maio de 2011. A data foi oficializada na manhã desta sexta-feira, com a assinatura do decreto de beatificação pelo Papa Bento XVI, que recebeu em audiência o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato. A cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre Normand do Mal de Parkinson foi o milagre reconhecido para a beatificação.
O rito de beatificação será presidido por Bento XVI, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no II Domingo da Páscoa - conhecido como da Divina Misericórdia, Festa litúrgica instituída por próprio João Paulo II.
- A sua vida e o seu Pontificado foram percorridos pelo desejo de dar a conhecer ao mundo todo [...] a consoladora e entusiasmante grandeza da misericórdia de Deus - afirmou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.
De acordo com padre Lombardi, a urna com os restos mortais do papa polonês será transferida das Grutas Vaticanas para o altar da Capela de São Sebastião, na Basílica de São Pedro. No translado, ela não será aberta - logo, não será uma exumação.
Ainda não foi decidida a data em que será celebrada a memória litúrgica do beato João Paulo II. Esse dia será estabelecido pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos após a beatificação.
Karol Wojtyla - nome de batismo de João Paulo II - foi o 264º pontífice da Igreja Católica, o primeiro de origem eslava. Ele faleceu em 2 de abril de 2005.
De acordo com o Cardeal Angelo Amato, a causa de João Paulo II teve dois aspectos facilitadores:
- O primeiro diz respeito à dispensa pontifícia da espera de cinco anos para o seu início. Já a segunda foi a passagem para um tribunal especial, que não a colocou em lista de espera. No entanto, no que diz respeito ao rigor e zelo processual, não foram dados privilégios. A causa foi tratada como as outras, seguindo todos os passos previstos pela legislação da congregação.

http://gospelchannel.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário