Escrever bem é saber expressar idéias clara, rápida e persuasivamente. Uma boa redação revela capacidade de raciocínio e esforço pessoal – mesmo para aqueles que têm mais facilidade.
1- Tenha sempre em mente que o tempo do leitor é limitado.
O que você escreve deve ser entendido na primeira leitura.
Se você quer seu trabalho seja lido e analisado por seus superiores, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance de ser lido por eles. Durante a 2ª Guerra Mundial, nenhum documento com mais de uma página chegava à mesa de Churchill.
2 – saiba onde você quer chegar.
Antes de redigir, faça um esboço, listando e organizando suas idéias e argumentos. Ele lhe ajudará a não se desviar da questão central. Comece parágrafos importante com setenças-chave, que indiquem o que virá em seguida. Conclua com parágrafo resumido.
3 – Torne a leitura fácil e agradável.
Os parágrafos e sentenças curtos são mais fáceis de ler do que os longos. Mande telegramas, não romances. Para enfatizar, sublinhe sentenças e enumere os pontos principais (como fizemos com essas “dicas”).
4 – Seja direto.
Sempre que possível, use a voz ativa.
Voz Passiva – “Estamos preocupados com que nosso projeto não seja aprovado, o que não poderia afetar negativamente nossa fatia do mercado”.
Voz Ativa – “Acreditamos que esse projeto é necessário para manter nossa fatia de mercado”.
5 – Evite “clichês”.
Use suas próprias palavras
Clichê – O último, mas não menos importante...
Direto - Por último...
6 – Evite o uso de advérbios vagos.
E não esclarecedores, como “muito”, “pouco”, “razoavelmente”.
7 – Use uma linguagem simples e direta.
Evite o jargão técnico e prefira as palavras conhecidas. Não esnobe o seu português.
Jargão- input, output.
Português comum – Fatos/informações, resultados.
8 – Ache a palavra certa.
Use palavras de que você conheça exatamente o significado. Aprenda a consultar o dicionário para evitar confusões.
Palavras mal-empregadas são detectadas por um bom leitor e depõem contra você.
9 – Não cometa erros de ortografia.
Em caso de dúvida, consulte o dicionário ou peça a alguém para revisar seu trabalho. Uma redação incorreta pode indicar negligência de sua parte e impressionar mal o leitor.
10 – Não exagere na elaboração da mensagem.
Escreva somente o necessário,
Procurando condensar a informação.
Seja sucinto sem excluir nenhum ponto-chave.
11 – Ataque o problema.
Diga o que você pensa sem rodeios. Escreva com simplicidade, naturalidade e confiança.
12 – Evite palavras desnecessárias.
Não escreva Escreva
Plano de ação Plano
Fazer um debate Debater
Estudar em profundidade Estudar
No evento Se
Com o propósito de Para
A nível de diretoria Pela Diretoria
13 – Evite abreviações, siglas e símbolos.
O leitor pode não conhecê-los.
14 – Não se contente com o primeiro rascunho.
Reescreva. Revise. Acima de tudo, corte. Quando se tratar de um trabalho importante, faça uma pausa, entre o primeiro e o segundo rascunho, de pelo menos uma noite. Volte a ele com olhar crítico e imparcial.
15 – Peça a um colega para revisar seus trabalho mais importantes.
E dê total liberdade para comentários e sugestões.
*Dicas tiradas da “agenda do estudante” Tilibra dicas essa fornecidas gentilmente das empresas Ogilvy e Mather. Um dos maiores conglomerados de comunicação do Brasil e do mundo.
1- Tenha sempre em mente que o tempo do leitor é limitado.
O que você escreve deve ser entendido na primeira leitura.
Se você quer seu trabalho seja lido e analisado por seus superiores, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance de ser lido por eles. Durante a 2ª Guerra Mundial, nenhum documento com mais de uma página chegava à mesa de Churchill.
2 – saiba onde você quer chegar.
Antes de redigir, faça um esboço, listando e organizando suas idéias e argumentos. Ele lhe ajudará a não se desviar da questão central. Comece parágrafos importante com setenças-chave, que indiquem o que virá em seguida. Conclua com parágrafo resumido.
3 – Torne a leitura fácil e agradável.
Os parágrafos e sentenças curtos são mais fáceis de ler do que os longos. Mande telegramas, não romances. Para enfatizar, sublinhe sentenças e enumere os pontos principais (como fizemos com essas “dicas”).
4 – Seja direto.
Sempre que possível, use a voz ativa.
Voz Passiva – “Estamos preocupados com que nosso projeto não seja aprovado, o que não poderia afetar negativamente nossa fatia do mercado”.
Voz Ativa – “Acreditamos que esse projeto é necessário para manter nossa fatia de mercado”.
5 – Evite “clichês”.
Use suas próprias palavras
Clichê – O último, mas não menos importante...
Direto - Por último...
6 – Evite o uso de advérbios vagos.
E não esclarecedores, como “muito”, “pouco”, “razoavelmente”.
7 – Use uma linguagem simples e direta.
Evite o jargão técnico e prefira as palavras conhecidas. Não esnobe o seu português.
Jargão- input, output.
Português comum – Fatos/informações, resultados.
8 – Ache a palavra certa.
Use palavras de que você conheça exatamente o significado. Aprenda a consultar o dicionário para evitar confusões.
Palavras mal-empregadas são detectadas por um bom leitor e depõem contra você.
9 – Não cometa erros de ortografia.
Em caso de dúvida, consulte o dicionário ou peça a alguém para revisar seu trabalho. Uma redação incorreta pode indicar negligência de sua parte e impressionar mal o leitor.
10 – Não exagere na elaboração da mensagem.
Escreva somente o necessário,
Procurando condensar a informação.
Seja sucinto sem excluir nenhum ponto-chave.
11 – Ataque o problema.
Diga o que você pensa sem rodeios. Escreva com simplicidade, naturalidade e confiança.
12 – Evite palavras desnecessárias.
Não escreva Escreva
Plano de ação Plano
Fazer um debate Debater
Estudar em profundidade Estudar
No evento Se
Com o propósito de Para
A nível de diretoria Pela Diretoria
13 – Evite abreviações, siglas e símbolos.
O leitor pode não conhecê-los.
14 – Não se contente com o primeiro rascunho.
Reescreva. Revise. Acima de tudo, corte. Quando se tratar de um trabalho importante, faça uma pausa, entre o primeiro e o segundo rascunho, de pelo menos uma noite. Volte a ele com olhar crítico e imparcial.
15 – Peça a um colega para revisar seus trabalho mais importantes.
E dê total liberdade para comentários e sugestões.
*Dicas tiradas da “agenda do estudante” Tilibra dicas essa fornecidas gentilmente das empresas Ogilvy e Mather. Um dos maiores conglomerados de comunicação do Brasil e do mundo.
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