Livros foram escritos, e ainda estão sendo escritos, com o
único propósito de supostamente mostrar que Jesus, quando esteve na
Terra, afastou as pessoas do sábado, em direção à adoração no domingo ou
(como é mais comum hoje) à ideia de que o sétimo dia foi anulado e
substituído por um mais genérico e indefinido “descanso” em Cristo.
No entanto, nenhuma dessas opções parece ser encontrada em
qualquer um dos relatos sobre Jesus e o sábado nos evangelhos. Além da
razão óbvia para a publicação desses livros (a necessidade de justificar
a rejeição do sábado pela grande maioria do mundo cristão durante os
séculos XVII e XVIII), eles argumentam que as curas realizadas por
Cristo no sábado anunciavam a morte desse mandamento.
E quanto a esses argumentos? Um exame cuidadoso do que Jesus fez
no sábado mostra o oposto do que esses teólogos estão tentando tirar
dos próprios incidentes.
5. Leia Mateus 12:1-13.
Qual é o contexto da cura, por que Jesus a realizou especificamente no
sábado, e qual é a lição principal que Ele estava dando?
Talvez o texto-chave, que explica tudo, seja o verso 7.
Toda a questão era a respeito de pessoas, de misericórdia, bondade e
amor pelos outros. Adequadamente observado, o sábado nos oferece mais
oportunidades de mostrar bondade e misericórdia aos que necessitam do
que teríamos nos outros dias da semana, quando somos forçados a ganhar o
sustento. O problema era que o sábado havia se tornado sobrecarregado
com muitas leis e regulamentos criados pelo homem, que logo se tornaram
um fim em si mesmos, e não o meio para alcançar um fim: amar a Deus e as
outras pessoas. A Bíblia declara que o amor é o cumprimento da lei, e
qualquer coisa que transforma a lei em algo que nega o amor, ou que atua
contra o amor deve ser descartada. O sábado se havia tornado uma lei
sem amor, o que é legalismo cruel. Era contra isso que Jesus estava
lutando ao curar no sábado.
A dureza da instituição religiosa foi vista na cura do cego de nascença (Jo 9). Observe o verso 16: Um exemplo de ênfase na lei sem amor!
No fim, se Jesus estivesse usando Sua cura no sábado para
começar a afastar as pessoas do descanso do sétimo dia, com certeza essa
teria sido uma estranha maneira de fazer isso.
De que maneiras podemos apresentar a lei sem amor? Você tem cometido esse erro?
Enviado por FAtinha Gregório via orkut
único propósito de supostamente mostrar que Jesus, quando esteve na
Terra, afastou as pessoas do sábado, em direção à adoração no domingo ou
(como é mais comum hoje) à ideia de que o sétimo dia foi anulado e
substituído por um mais genérico e indefinido “descanso” em Cristo.
No entanto, nenhuma dessas opções parece ser encontrada em
qualquer um dos relatos sobre Jesus e o sábado nos evangelhos. Além da
razão óbvia para a publicação desses livros (a necessidade de justificar
a rejeição do sábado pela grande maioria do mundo cristão durante os
séculos XVII e XVIII), eles argumentam que as curas realizadas por
Cristo no sábado anunciavam a morte desse mandamento.
E quanto a esses argumentos? Um exame cuidadoso do que Jesus fez
no sábado mostra o oposto do que esses teólogos estão tentando tirar
dos próprios incidentes.
5. Leia Mateus 12:1-13.
Qual é o contexto da cura, por que Jesus a realizou especificamente no
sábado, e qual é a lição principal que Ele estava dando?
Talvez o texto-chave, que explica tudo, seja o verso 7.
Toda a questão era a respeito de pessoas, de misericórdia, bondade e
amor pelos outros. Adequadamente observado, o sábado nos oferece mais
oportunidades de mostrar bondade e misericórdia aos que necessitam do
que teríamos nos outros dias da semana, quando somos forçados a ganhar o
sustento. O problema era que o sábado havia se tornado sobrecarregado
com muitas leis e regulamentos criados pelo homem, que logo se tornaram
um fim em si mesmos, e não o meio para alcançar um fim: amar a Deus e as
outras pessoas. A Bíblia declara que o amor é o cumprimento da lei, e
qualquer coisa que transforma a lei em algo que nega o amor, ou que atua
contra o amor deve ser descartada. O sábado se havia tornado uma lei
sem amor, o que é legalismo cruel. Era contra isso que Jesus estava
lutando ao curar no sábado.
A dureza da instituição religiosa foi vista na cura do cego de nascença (Jo 9). Observe o verso 16: Um exemplo de ênfase na lei sem amor!
No fim, se Jesus estivesse usando Sua cura no sábado para
começar a afastar as pessoas do descanso do sétimo dia, com certeza essa
teria sido uma estranha maneira de fazer isso.
De que maneiras podemos apresentar a lei sem amor? Você tem cometido esse erro?
Enviado por FAtinha Gregório via orkut
Muitos falam de jesus porém hoje em dia poucos o seguem na prática !
ResponderExcluirOlá, Israel, como vai com a Rosemary? Estão bem? Um abraço aos dois.
ResponderExcluir