sábado, 28 de dezembro de 2013
ACORDA CEARÁ!
Foi bacana ver como a maioria dos cearenses, nas redes sociais, torceram pelo conterrâneo Sam Alves e vibraram com sua vitória no The Voice. O reconhecimento do povo brasileiro e a visibilidade gerada pela super-exposição na principal emissora do país, fazem com que ele seja instantaneamente aceito como estrela em sua terra. Sua chegada, nesta tarde, com centenas de novos fãs histéricos no aeroporto, é uma boa mostra disso.
Tudo bem, é legítimo. Só me incomoda é o fato de nossos artistas só serem reconhecidos aqui, quando "aprovados" lá fora. Fagner, Ednardo e Belchior, antes de irem ganhar a vida no Rio e Sampa, levaram muita porta na cara aqui na terrinha.
Tom Cavalcante, me lembro bem, fazia shows em bares da cidade, onde muitas vezes tinha gente que nem prestava atenção. Foi só aparecer no Chico Anysio, aí passou a lotar as melhores casas de Fortaleza.
Vamos inverter essa lógica, gente. Será preciso o "sul maravilha" dizer que o Marcos Lessa é ótimo pra gente acreditar? Será que não vale a pena sair de casa para ouvir a Débora Cidrack ou a Nayra Costa?
E os nossos teatros, porque será que só lotam se tiver algum "global" estrelando a peça? Você já foi ver uma produção local? Temos muita gente talentosa por aí. Que tal prestigiar? Mas, há esperança. Agora mesmo vimos um filme 100% cearense - #CineHolliúdy, do meu amigo Halder Gomes - virar fenômeno nacional, impulsionado pelo estrondoso sucesso na terrinha.
Vamos fazer isso virar regra. Na Bahia é assim há tempos. Quando um artista ou uma banda baiana estoura nacionalmente, pode ter certeza de que já é sucesso em Salvador. Vamos valorizar o que é nosso também. Não por mero bairrismo, mas principalmente para fazer justiça a quem tem talento
(Paulo Cesar Norões)
domingo, 15 de dezembro de 2013
INDICADOS AO OSCAR 2014
Acaba de sair a lista de indicações ao prêmio do Sindicato dos Atores. Como já havia feito as minhas previsões os atores que eu apostei levarem o Oscar 2014 foram todos indicados ao prêmio.
Eis a lista:
MELHOR ATOR
BRUCE DERN / Woody Grant – por “NEBRASKA” (Paramount Pictures)
CHIWETEL EJIOFOR / Solomon Northup – por “12 YEARS A SLAVE”
TOM HANKS / Capt. Richard Phillips – por “CAPTAIN PHILLIPS”
MATTHEW McCONAUGHEY / Ron Woodroof – por “DALLAS BUYERS CLUB”
FOREST WHITAKER / Cecil Gaines – por “LEE DANIELS’ THE BUTLER”
MELHOR ATRIZ
CATE BLANCHETT / Jasmine – por“BLUE JASMINE”
SANDRA BULLOCK / Ryan Stone – por “GRAVITY”
JUDI DENCH / Philomena Lee – por “PHILOMENA”
MERYL STREEP / Violet Weston – por “AUGUST: OSAGE COUNTY”
EMMA THOMPSON / P.L. Travers – por “SAVING MR. BANKS”
MELHOR ATOR COADJUVANTE
BARKHAD ABDI / Muse – por “CAPTAIN PHILLIPS”
DANIEL BRÜHL / Niki Lauda – por “RUSH”
MICHAEL FASSBENDER / Edwin Epps – por “12 YEARS A SLAVE”
JAMES GANDOLFINI / Albert – por “ENOUGH SAID”
JARED LETO / Rayon – por “DALLAS BUYERS CLUB”
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
JENNIFER LAWRENCE / Rosalyn Rosenfeld – por “AMERICAN HUSTLE”
LUPITA NYONG’O / Patsey – por “12 YEARS A SLAVE”
JULIA ROBERTS / Barbara Weston – por “AUGUST: OSAGE COUNTY”
JUNE SQUIBB / Kate Grant – por “NEBRASKA”
OPRAH WINFREY / Gloria Gaines – por “LEE DANIELS’ THE BUTLER”
MELHOR ELENCO
12 YEARS A SLAVE (Fox Searchlight Pictures)
AMERICAN HUSTLE (Columbia Pictures)
AUGUST: OSAGE COUNTY (The Weinstein Company)
DALLAS BUYERS CLUB (Focus Features)
LEE DANIELS’ THE BUTLER (The Weinstein Company)
Para mim, na categoria de Melhor Ator, Robert Redford foi esquecido por sua performance em All is Lost. Na de Ator coadjuvante, Jonah Hill também foi esquecido por seu trabalho em "O Lobo de Wall Street". Já na de atriz coadjuvante, o trabalho de Julia Roberts não chega aos pés de Octavia Spencer em Fruitvale Station que ficou de fora da briga.
Meus palpites são outros para o prêmio do Sindicato, haja vista serem uma plateia diferente dos votantes para o Oscar. Então, minhas apostas são as seguintes:
MELHOR ATOR - Bruce Dern por "Nebraska"
MELHOR ATRIZ - Cate Blanchett por "Blue Jasmine"
MELHOR ATOR COADJUVANTE - Jared Leto por "Dallas Buyers Club"
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE - Oprah Winfrey por "Lee Daniels' The Butler"
MELHOR ELENCO - 12 YEARS A SLAVE
(Pedro Costa)
sábado, 14 de dezembro de 2013
Compositor cearense Zé Clementino tem vida retratada em livro
“Certo mesmo é um ditado do povo/ Pra cavalo velho, o remédio é capim novo…”
Quem não conhece os versos acima, que fazem parte do refrão de um dos maiores sucessos de Luiz Gonzaga nos anos 1970? Capim novo, conhecida nacionalmente pela inclusão na trilha da primeira versão da novela Saramandaia, foi escrita pelo compositor cearense Zé Clementino (1936-2005). A inspiração para a letra é autobiográfica, revela o jornalista e professor universitário Jurani Clementino no livro Zé Clementino: o ‘matuto’ que devolveu o trono ao Rei, lançamento da editora da Universidade Estadual da Paraíba, por meio do selo Latus. Com 240 páginas, o livro destaca Clementino como “um sensível cronista da vida do Nordeste” e tem o objetivo de apresentar um “Zé Clementino que é resultado das várias impressões, diversos olhares e pontos de vista”. Por meio de depoimentos de familiares, amigos próximos e reprodução de entrevistas, o autor – primo distante do compositor – traça perfil de um parceiro de Gonzaga que, ao contrário do conterrâneo Humberto Teixeira e outros como Zé Dantas e Antonio Barros, nunca deixou sua terra natal: Várzea Alegre, homenageada no hino que escreveu para a cidade e na música Contrastes de Várzea Alegre, gravada pelo Rei do Baião, e assim analisada por Jurani no capítulo “Desvelando os contrastes”: “Os contrastes demonstram ainda a capacidade perceptiva e observacional do autor, que ao se referir aos fatos curiosos da cidade, deixa claro a sua veia humorística, o seu poder irônico e sua poesia singular”.
Para os fãs e estudiosos da obra do Rei do Baião, o livro é particularmente revelador, pois conta como Clementino escreveu sucessos como Xote dos cabeludos, o desabafo do cantor pernambucano diante das mudanças no comportamento masculino nos anos 1960. “Era uma espécie de protesto a uma moda que fazia a cabeça dos homens ‘modernos’”, lembra Jurani, citando um trecho emblemático da letra, gravada em 1967: “Cabra do cabelo grande, cinturinha de pilão/ Calça justa bem cintada, costeletas bem fechadas, salto alto, fivelão/ Cabra que usa pulseira, no pescoço um medalhão/ Cabra com esse jeitinho no sertão do meu Padim/ Cabra assim não tem vez, não”.
No livro, Jurani também reproduz entrevista de Clementino ao Diário do Nordeste nos anos 1970, quando ele detalha como funcionava sua parceria musical: “As composições que Luiz Gonzaga gravou foram encaminhadas com melodia e letra. O Rei do Baião dava uma ajeitada, impunha o seu estilo. E a música passava a ser dos dois. Aceitava essa situação, queria a parceria”, explica o compositor.
No capítulo “O esquecimento de um Zé”, Jurani muda o tom expositivo e tece críticas aos que narram a vida do cantor sem citar o compositor cearense: “É impressionante a forma quase desrespeitosa como a memória de Clementino é tratada por grande parte dos biógrafos de Luiz Gonzaga”. Por outro lado, ele ressalta o trabalho de uma sobrinha de Clementino, a professora Ana Emília, fundamental na catalogação da obra do tio, que dizia desconhecer a quantidade de músicas que havia escrito. “Muitas vezes, a professora teve que recorrer a Zé Clementino para saber o que significava determinada palavra, verso, uma vez que o áudio estava praticamente incompreensível”, narra Jurani. Ana Emília, ao final do trabalho, conseguiu quantificar as músicas de Clementino, gravadas por Gonzaga (Sou do banco, O jumento é nosso irmão) e outros grandes artistas nordestinos como Sirano, Dominguinhos, Trio Nordestino, Messias Holanda e Genival Lacerda.
No fim do livro, o autor reproduz os discos de Gonzaga que incluem músicas de Clementino, entre eles Óia eu aqui de novo, O sanfoneiro do povo de Deus, Sertão 70 e Capim novo, e ainda contabiliza: “Até março de 2005, foram gravadas 41 músicas, que somadas as 20 regravações, totalizam 61 interpretações, distribuídas entre 32 intérpretes do cancioneiro popular a nível nacional e regional”. Zé Clementino: o ‘matuto’ que devolveu o trono ao Rei é um livro indicado não só para pesquisadores da música brasileira, mas para aqueles que desejam conhecer mais sobre a vida e obra do autor de versos que até hoje habitam a memória do povo nordestino.
Zé Clementino: O ‘matuto’ que devolveu o trono ao Rei
. De Jurani Clementino
. Latus Editora e Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 240 páginas. Encomendas pelo telefone (83) 3315-3300.
(Carlos Marcelo - Estado de Minas)
domingo, 8 de dezembro de 2013
CONVERSA DE INTERIOR
Conversa vai conversa vem,é assim que no interior a vida começa é mais um dia para a vida acontecer e novas estórias serem vividas.É tão bom fazer parte de um lugar onde o tempo é nosso companheiro de viagem e os nossos problema são amenizados quando encontramos um amigo e a conversa corre solta como se hã muito tempo não nos víssemos,e tão bom poder sentir que conhecemos cada pedaço de chão que pisamos que nossa verdade estar ali é nossa estória vivida e relembrada cada vez que voce olha o outro.
Fazer parte disso tudo é conhecer minha identidade é crescer como pessoa e não invejar as terras distantes por que aqui é meu lugar,é onde estão os meus sonhos é onde vive a minha imaginação,na verdade o que importa é ir vivendo cada dia,buscando a esperança de sempre e recomeçar em paz, e que não é precisa muito para viver e se alguem algum dia te falou isso ele estava errado,precisamos só da companhia de quem nos ama,uma mão para nos ajudar na caminhada e sorrisos muitos sorrisos para iluminar o dia.
(Luzia Gregório Oliveira)
sábado, 7 de dezembro de 2013
Rogério Ceni renova com o São Paulo por mais uma temporada
Diga ao povo que fico. Essas poderiam ser as palavras de Rogério Ceni na manhã deste sábado, após reunião com o presidente Juvenal Juvêncio, no CT da Barra Funda. Após meses de indecisão sobre seu futuro, o capitão do Tricolor decidiu o que fazer: estender seu período de 17 anos como titular do São Paulo por mais uma temporada.
O goleiro se reuniu com a diretoria do São Paulo neste sábado, em uma reunião onde estavam presentes Juvenal Juvêncio e a diretoria do clube. Ceni já estava com um documento em mãos, entregue pelo presidente durante a semana, que mostrava o interesse do Tricolor em contar com suas defesas e seus gols durante a próxima temporada. Entretanto, Juvenal estava num navio e retornou apenas na tarde da última sexta-feira e, por este motivo, a decisão sobre o futuro do capitão aconteceu hoje.
"É uma satisfação enorme ter conseguido sensibilizar nosso maior ídolo para que atue por mais uma temporada. Nosso capitão, que personifica o sentimento do torcedor pelo clube, segue jogando e essa é uma enorme vitória", disse Juvenal após o encontro.
Rogério afirmou que estava decidido a ficar e, de acordo com Muricy Ramalho, o goleiro gostaria de receber boas perspectivas para o ano que vem, uma vez que neste ano, apesar de não ter sofrido com lesões, o ídolo sofreu com uma das maiores crises que o São Paulo já vivenciou, correndo risco até de rebaixamento para a Série B do Brasileiro. Isso foi conversado no encontro com Juvenal.
"O que mais me motivou a renovar o contrato, primeiro, é a oportunidade de continuar aqui no São Paulo, minha segunda casa. Eu adoro isso aqui, é praticamente a minha vida. Mas também pela insistência do clube e pelas declarações do Muricy pedindo a minha permanência. É muito bom trabalhar com a confiança de quem comanda. Agora só espero que a gente consiga achar nosso rumo para o ano de 2014", disse Rogério ao site oficial do clube.
O Mito sente-se em condições físicas de disputar mais uma temporada pelo Tricolor, mas espera que a equipe volte a disputar campeonatos com boas chances de brigar por títulos. Nesta temporada, Ceni quebrou o recorde de partidas por um mesmo clube, que pertencia a Pelé. O goleiro-artilheiro, que já tem 113 gols na carreira, vai completar 41 anos no próximo dia 22 de janeiro e mais uma vez a comemoração vai ser no CT da Barra Funda.
(http://br.esporteinterativo.yahoo.com)
COPA DO MUNDO 2014
Na tarde desta sexta-feira, 6, a FIFA sorteou os grupos da Copa do Mundo de 2014.
A tabela do sorteio ficou composta da seguinte maneira:
Grupo A:
Brasil, Croácia, México e Camarões
Grupo B:
Espanha, Holanda, Chile e Austrália
Grupo C:
Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão
Grupo D:
Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália
Grupo E:
Suiça, Equador, França e Honduras
Grupo F:
Argentina, Bósnia, Irã e Nigéria
Grupo G:
Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos
Grupo H:
Bélgica, Argélia, Russia e Coreia do Sul
quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
Irmã Nieta 30 anos de missão evangelizadora no Acre
Com 30 anos de missão evangelizadora no Acre, irmã Nieta Oliveira comemora na quinta, 14, os anos de vida religiosa e de missão na Amazônia. Ela escreve assim no face:
Feliz! Hoje, 30 anos de Missão no Acre. Obrigada, meu Deus pela graça que me concedes a cada dia, pela força e coragem que vem de Ti. "É pela graça de Deus que sou o que sou. Que esta graça não seja estéril." Obrigada, Pai!
Irmã Nieta Oliveira foi uma das primeiras missionarias da Congregação das Irmãs Josefinas a vir para Manoel Urbano e conhece cada lugar do Purus e colocações de seringa da região, onde andou em missão evangelizadora.
Parabéns Irmã Nieta!
MISSÃO
Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si,
quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu.
É parar de dar volta ao redor de nós mesmos
como se fossemos o centro do mundo e da vida.
É não se deixar bloquear nos problemas
do pequeno mundo a que pertencemos:
A humanidade é maior.
Missão é sempre partir, mas não devorar quilómetros.
É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos,
descobri-los e encontrá-los.
E, se para descobri-los e amá-los, é preciso atravessar os mares
e voar lá nos céus,
então missão é partir até os confins do mundo.
(Dom Helder Camara)
(José Valdir Pereira)
quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
Clube belga fecha contrato com bebê de 1 ano e 8 meses
Uma contratação bombástica mexeu com os torcedores de uma equipe belga. Não por ser um grande nome do futebol, mas sim pela idade inusitada do novo 'atleta' do clube. O Racing Boxberg assinou um contrato com um bebê de apenas 1 ano e 8 meses, chamado Bryce Brites, garantindo assim um 'novíssimo talento' para seu futuro plantel!
Mas o que essa criança pode ter feito para chamar a atenção dos dirigentes? Simples; o pequeno pegou uma bola e driblou vários cones em sequência, como os atletas fazem em treinamentos. Dany Vodnik, secretário do clube, contou um pouco mais sobre o fantástico desempenho de Brites:
“Ele chuta a bola de uma maneira que você não vê nem em garotos de quatro ou cinco anos. Seu controle de bola é impressionante para sua idade. A maneira como ele dribla entre os cones, conseguindo dar toques para a direita ou para esquerda. Você pede para ele chutar uma bola a três ou cinco metros e ele consegue. Mas ele não jogará com os jogadores de cinco e seis anos ainda. Precisamos nos manter cuidadosos”, afirmou.
Parece que, ao passar do tempo, a geração belga vai ficando cada vez mais talentosa!
terça-feira, 3 de dezembro de 2013
São Paulo – jovem desaparece após ser assaltado
A família do varzealegrense, Claudemir Marques, 35 anos, está preocupada. Até o momento, as informações são de que ele e um amigo foram vítimas de um assalto na estrada dos Alvarengas, em São Paulo. O fato ocorreu nesta madrugada de segunda-feira, 02, por volta das 03h00, quando ele e um amigo de trabalho, conhecido por Cicinho, pegaram essa estrada por engano, após participarem da Festa do Varzealegrenses, em São Bernardo do Campo – SP.
Segundo informações, Cicinho dirigia o carro de Claudemir, um Cruze, da Chevrolet, quando na estrada que fica em local ermo, foram interceptados por um veículo com três ocupantes armados. Cicinho disse que os bandidos colocaram Claudemir e ele em lados opostos do veículo. Ele disse que um dos bandidos ordenou que corresse e não olhasse para trás, e pensou que o mesmo tivesse acontecido com Claudemir, mas, até o momento não há notícia dele.
Em São Paulo, a polícia foi acionada e um grupo de amigos passou o dia procurando por Claudemir na área do ocorrido, mas sem sucesso. Claudemir é rapaz querido na cidade de Várzea Alegre, onde o caso tem causado grande repercussão. A família alimenta esperanças de que ele seja encontrado com vida.
(http://varzeaalegre.com)
Advogado Vicente Moreno recebe título de Cidadão Recifense da Câmara Municipal
Moreno, considerado um dos mais competentes jurista do Estado, é natural do Ceará, mas reside no Recife há 50 anos
Em sessão solene, realizada na tarde desta sexta-feira (29), na Câmara de Vereadores do Recife, o advogado cearense Vicente Moreno, considerado por muitos como um dos mais bem conceituados advogados de Pernambuco, recebeu o título de Cidadão Recifense das mãos do vereador Jayme Asfora. "É um ato de muito simbolismo para mim, foi aqui que cresci e fui educado, é uma relação socioafetiva. Estou muito feliz em ser, oficialmente, o recifense que já sou há tantos anos ", declarou o jurista.
Laila Santana/Folha de Pernambuco
Moreno, ao centro, ladeado pelo vereador Jayme Asfora e pelo Presidente da Câmara, Vicente André Gomes
Moreno chegou ao Recife há de 50 anos e a cerimônia em sua homenagem lotou a Câmara com a presenças de diversas personalidades, a exemplo de Romeu Monteiro Filho, que representou Eduardo Monteiro, presidente do grupo EQM. "Foi uma cerimônia emocionante, Vicente Moreno é um profissional fantástico e uma pessoa muito querida e a homenagem é muito mais que justa", frisou.
(Nilton Villanova, do Portal FolhaPE)
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
A VISITA DO PADRE
No inicio da década de 50 do século passado, Ana Vieira, casada com Antônio Pereira do sitio Boa Vista, tentou suicídio ensopando as vestes com querosene e ateando fogo. Não foi a óbito de imediato padecendo de grande sofrimento durante dias quando faleceu.
Josefa de Sanharol retornando de uma visita solicitou do filho José André que fosse a cidade combinar com o padre Otávio a data de ir dar a comunhão.
Quando José André se encontrou com o Padre Otávio, de quem era grande amigo, o sacerdote conhecia Ana Vieira, sabia que se tratava de uma idosa com idade superior a 70 anos.
Então se deu este dialogo entre os dois:
Padre Otávio - Eu devia não ir, essas velhas duram demais e atentam contra a própria vida.
José André - Não é problema de idade, semana passada Antônio de Valentim Rocha se suicidou e tinha apenas 17 anos.
Padre Otávio - Por que era um ignorante, não sabia o valor que a vida tem para Deus.
José André - Ninguém conhece os segredos da vida. O seu antecessor, padre José Gonçalves, zelador das santas leis divinas suicidou-se.
Padre Otávio - Pra você não tem jeito mesmo, amanha traga o animal que eu vou a casa de Ana Vieira atender ao pedido de Dona Josefa.
(Antonio Morais do Blog do Sanharol)
domingo, 1 de dezembro de 2013
A GORJETA
Dois meninos da Igreja, de 10 anos, entrou numa lanchonete, sentou-se a uma mesa e perguntou para a garçonete que chegou ao seu lado: - Quanto custa um picolé? ...- 50 centavos – respondeu a moça. O menino tirou as moedas do bolso e começou a contá-las bem devagar para não errar. - Quanto custa o sorvete mais barato? A essa altura, já havia mais pessoas esperando, e a garçonete estava perdendo a paciência. - 35 centavos – respondeu ela, de maneira brusca. O menino, mais uma vez, contou as moedas e disse: - Eu vou querer, então, o sorvete de 35 centavos. A garçonete trouxe o sorvete e a conta, colocou-os na mesa e foi atender outros clientes. O menino acabou o sorvete, pagou a conta no caixa e saiu. Quando a garçonete voltou, para limpar a mesa, sentiu um arrepio e começou a chorar. Num pratinho o garoto tinha deixado 15 centavos. Ele tinha pedido o sorvete mais barato para que sobrasse uma gorjeta para ela. E ela tinha sido tão sem paciência com ele!Quantas vezes temos a oportunidade de abençoar alguém, sacrificando apenas parte do nosso desejo e não o fazemos?
(Desconheço a autoria)
sábado, 30 de novembro de 2013
BANCA SUÍÇA.
No ano de 1975, Leandro Correia botou uma banca de revistas de sociedade com o seu irmão Salim, na Praça dos Motoristas em Várzea Alegre-Ceará. A banca era o retrato da desorganização, Salim saía para jogar futebol e Leandro saía para tirar fotos e a banca ficava ao Deus-dará. A meninada furtava as revistas e tinha deles que fazia da banca um W.C.
Certa noite eu estava conversando com Jackson Teixeira, Zé de Bogim e Osmundo Fiuza, num banco que ficava vizinho a banca. Enquanto nós conversávamos os sócios da banca procediam uma conferência no estoque.
Contabilizaram; Quatro revistas Luluzinha, duas Chico Bento, três álbuns, quinze pacotes de figurinhas, seis fotos de São Raimundo, duas revistas Manchete do ano anterior e dois jornais O Povo da semana passada. Terminado o balanço os sócios vieram até o banco e ficaram escutando a nossa conversa mais atenciosos do que surdo-mudo em velório de morto à bala.
Jackson dizia que na Suíça a ordem e a organização era tão grande, que as lojas não tinha portas e nem vendedores. Os clientes mesmo se atendiam e ninguém furtava.
Se fosse hoje o saudoso Jackson não falava com aquela segurança toda, porque com certeza alguns políticos brasileiros, passam férias na Suíça.
Jackson deu continuidade a conversa dando como exemplo uma banca de revistas:
- Para que vocês tenham uma noção, na Suíça a honestidade é tão grande, qua as bancas de revistas também não tem portas e nem vendedores, tem apenas uma pessoa que passa pela manhã para expor o estoque e só volta na manhã seguinte para pegar o apurado e repor o estoque. O freguês chega na banca, pega uma revista, coloca o dinheiro na gaveta, passa o troco e vai embora.
Naquele momento Salim interrompeu falando para o irmão:
- Liandro! Ramo butar uma Suisca dessa na nossa banca.
O irmão respondeu:
E tu quer mais Suisca do que já tem nela? Os minino roba as rivista e ainda mija e caga dento dela. O povo faz o que quer na banca e só quem num manda nela é eu e tu.
(Mundim Do Vale)
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
QUE...
Se multipliquem as flores, semeiem todos, a concórdia, a paz e o amor; que encontrem, os homens, a luz do Divino Espírito Santo; se amem mais e mais, os amores; e as crianças não deixem de viver o ser criança; e que a juventude encontre a esperança nos sonhos e não deixe de sonhar; e que a natureza tenha uma maior e melhor atenção dos povos; e que não sejam esquecidos, os menos favorecidos; e que mais atenção e respeito recebam os idosos e as crianças; e que nos respeitemos mais, que se apouquem as desigualdades, que haja menos sofrimento, inveja, ambição e desunião; e que a família saiba vencer os obstáculos, as desavenças e seus membros se perdoem mais entre si; que haja fartura de amor, de ternura e de carinho no nosso coração; e que em cada olhar seja expressa a esperança de um novo e feliz amanhecer - e que nasça sempre e sempre, a todo instante, em cada um de nós, um novo e melhor amanhecer - e que não deixemos a esperança morrer!"
(José Valdir Pereira)
terça-feira, 26 de novembro de 2013
ANIETE FERREIRA UMA MULHER ALTRUÍSTA
Como é prazeroso falar de Ana Ferreira Rolim, que todos conhecem carinhosamente por dona Aniete. Uma mulher altruísta que doou um terço de sua vida a educação, foi uma eximia educadora, onde todos que foram seus alunos o têm o maior respeito, e preza-lhe uma gratidão por ela ter passado seus conhecimentos educacionais. Na época em que o Francês fazia parte do currículo escolar, Dona Aniete se dispôs a ensinar essa disciplina, e muitos dos seus alunos hoje, sentem a alegria de dizer que viu e sabe de francês dependem dela, foi na sua aula. Ela no ano de 1981ela foi diretora interinamente da Escola José Correia Lima substituindo Leonarda Bezerra do Vale (Dadá Piau), sendo que no ano de 83 foi eleita diretora desse estabelecimento escolar, até o ano de 1986. Sendo uma das diretoras que passaram nessa escola que mais deixou saudades.
Como esposa, Dona Aniete deu exemplo para a sociedade como se deve ser uma dona de casa e esposa, como mãe, ela desempenhou um papel digno, seus filhos hoje são grandes cidadãos de bem, respeitados por todos. Dona Aniete é uma mulher que gosta de ajudar aos que precisa de sua ajuda, ela não encontra barreiras e nem empecilhos para prestar o seu auxilio aos que necessitam de sua ajuda.
Dona Aniete também é uma pessoa muito religiosa, sempre vai a igreja falar com o Senhor, ela é Ministra da Eucaristia, e também faz parte do Apostolado da Oração, creio que ela é essa mulher forte, por causa da oração, pois a oração move montanhas, e ela tira um dia da semana, para ir a igreja falar com o Senhor. Aniete ferreira é uma pessoa, que Várzea Alegre não pode e jamais poderá esquecer, pois ela escreveu o seu nome na história da educação desse município. A escola José Correia Lima já prestou uma homenagem a essa baluarte da educação, a biblioteca dessa escola, lugar de conhecimento e de lazer, recebe o seu nome. “Biblioteca Ana Ferreira Rolim” creio ser justa essa homenagem, pois ela fez muito pela educação dessa escola, assim sendo, seu nome será sempre visto pelos educandos e professores futuros que forem adentrando nessa escola.
Dona Ana Ferreira Rolim, filha de Vicente Ferreira Lima e Clara Leandro Bezerra, casada com Francisco Rolim de morais, tendo com ele quatro filhos Franciana, Fabrício, Francisco Junior e Tiago, desses filhos só o Tiago é solteiro e ainda não lhes deu netos. Vive na cidade de Várzea Alegre, dividida nas suas duas casas, durante o dia no Bairro Grossos e a noitinha vindo a cidade dormir na sua casa ao lado da matriz de São Raimundo Nonato. Assim é Aniete uma mulher com um coração de ouro, que derruba o mais duro coração. Quem conheceu Aniete sabe do que estou falando, que não estou fantasiando esses escritos, sabem até que eu não disse tudo que era pra ser falado dessa pessoa que nos dar tanto orgulho, de viver no torrão varzealegrense.
(Israel Batista)
OLIRA DE ANTONIO BELO
Em 1932, o nordeste brasileiro se abateu com a maior seca do século passado. O governo criou "campos de concentração" em algumas localidades do estado, entre as quais Crato e Senador Pompeu. Abriu frentes de serviço para construção de açudes e barragens.
Estreito, hoje Lima Campos. foi a obra que reuniu o maior contingente de retirantes da região sul do estado.
Antônio Belo, deixou a Serra do Kinkunkar, no Quixará, deslocando-se para o Estreito com toda família. Viagem peregrina, a pé.
Terminada a construção da barragem, e aproximando-se um novo inverno, Antônio Belo tratou de retornar ao Kinkunkar.
Quando passava pelo Sanharol, se arranchou na casa de João do Sapo, conhecido das idas e vindas com as boiadas da Pitombeira. Reclamava do tempo, não havia disponibilidade para preparar as terras para um novo plantio.
João do Sapo acabara de se mudar com a família para o chalé, o solar Luiz Menezes. Portanto a casa desocupada estava disponível.
Antônio Belo e família ocuparam a casa cujas cajaraneiras ainda existem como testemunhas, no exato local onde fica, hoje em dia, a residência do Dr. Menezes Filho.
Entre os filhos de Antônio Belo ouvir falar muito do Júlio e Olira, foto acima. Viveram no Sanharol por muitos anos. Fizeram muitas amizades. Retornaram para Farias Brito onde voltaram a viver no seio famíliar.
Pela foto concluiu-se fartamente que não era apenas o velho Antônio que era belo. De 1935 a 1942 Olira foi a babá do meu amigo Raimundo Menezes.
Que não deixemos a historia do Sanharol cair no garrafão da vale do esquecimento.
(Antonio Morais do Blog do Sanharol)
sábado, 23 de novembro de 2013
O futebol brasileiro está de luto! Na tarde desta sexta-feira, o lateral-direito Jancarlos sofreu um acidente na BR-040, foi socorrido pelos bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu a caminho do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, em Petrópolis. Familiares e o empresário de Jan seguem no hospital aguardando liberação do corpo.
Jancarlos voltava de Natividade, sua cidade natal, onde fizera uma visita à mãe. O acidente aconteceu na Rodovia Washington Luiz, altura de Itaipava, quando seu carro caiu de uma ribanceira. O jogador voltava para o Rio de Janeiro por conta de um compromisso profissional: neste sábado, 23, ele assinaria um contrato com o Duque de Caxias.
O lateral-direito foi revelado pelo Fluminense, em 2001, chegando a ser campeão carioca um ano depois. Sem sequência no clube das Laranjeiras, foi emprestado ao Juventude em 2004, e um ano depois, transferiu-se para o Atlético/PR, onde foi vice-campeão da Libertadores. As boas atuações chamaram a atenção do São Paulo, que o contratou para ser titular e em 2008, sagrou-se hexacampeão Brasileiro com o clube Tricolor.
O atleta teve ainda passagens pelo Cruzeiro, onde também foi vice-campeão da Libertadores, em 2009. Botafogo, Bahia, Ituano, América e Volta Redonda fazem parte do currículo do lateral, assim como o Rio Branco/ES, onde jogava atualmente.
(Por Paty Monah
FUTNET)
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
UMA NOTÍCIA AO POVO DE GRANJEIRO
UMA GRANDE NOTÍCIA PARA A CIDADE DE GRANJEIRO! A RESPOSTA DO PREFEITO DR. GUDY AO QUE O PERSEGUEM É TRABALHO! sessão da câmara de vereadores de granjeiro termina e nada de cassação do prefeito Dr. Gudy e uma grande multidão de amigos, correligionários e adebitos fazem grande carreata pela a cidade. AGORA É PRA VALER! PREFEITO DR. GUDY INFORMA! A TÃO SONHADA ESTRADA É REALIDADE! PALAVRAS DO PREFEITO DR. GUDY. ( Estive ontem a tarde com o diretor do der ce e me confirmou a estrada Granjeiro Ce 060, Pe. Cícero que terá início ( começará ) entre fevereiro e março. Uma luta incansável, agradeço primeiro a Deus e depois ao Vice Domingos Filho, seu filho Domingos Neto e ao deputado Mauro Filho, e ao GoVERNADOR. Cid que entendeu nosso apelo, valeu Governador ). O PREFEITO DR. GUDY NÃO PÁRA DE TRABALHAR! NOTA INFORMATIVA! O PREFEITO DR. GUDY NÃO PÁRA DE TRABALHAR! EM FORTALEZA, COM O VICE GOVERNADOR DOMINGOS FILHO, DR. GUDY CONSEGUE RECURSOS PARA A REFORMA DA UNIDADE HOSPITALAR, NO VALOR DE 300 MIL REAIS E 200 MIL REAIS PARA A REFORMA E MODERNIZAÇÃO DA PRAÇA DO CENTRO. É ASSIM QUE SE TRABALHA! TRAZENDO O PROGRESSO! É GRANJEIRO PRA FRENTE, TRABALHO PRA VALER! Enquanto alguns desocupados perseguem o prefeito ele trabalha cada dia mais procurando garantir recursos para a tao sonhada reconstrução do nosso Município, e hoje junto ao vice governador foi garantido recurso para a reforma do hospital municipal no valor de 300 mil reais e mais 200 mil para a reforma da praça da sede.
(Jota Pereira)
quinta-feira, 21 de novembro de 2013
Definidos os 32 classificados para a Copa do Mundo de 2014
A 20ª Copa do Mundo de futebol terá como palco o país mais vitórioso da história da competição. O Brasil terá a histórica oportunidade de vencer o campeonato em casa, suavizando, de alguma maneira, a dor da derrota para o Uruguai na final do Mundial de 1950 - até hoje, e para sempre, a maior derrota da história do futebol brasileiro. Além do Brasil, outras 31 seleções sonharão, a partir de junho do ano que vem, com a conquista da Taça Fifa, já erguida pelos brasileiros Dunga (em 1994) e Cafu (2002). Nesta quarta-feira, foram definidos os útlimos classificados para o certame mundial.
Todos os oito campeões do mundo garantiram vaga para a Copa do Mundo do Brasil. O Brasil se garantiu na condição de país-sede. A Alemanha, a Itália, a Espanha, a Argentina e a Inglaterra também não tiveram problemas para conseguir a classificação. Já o Uruguai e a França precisaram da repescagem para carimbar o passaporte ao Brasil, embora a tensão que envolvesse cada uma das classificações fosse absolutamente distintas: enquanto os uruguaios não tiveram dificuldades para despachar a fraca Jordânia, os franceses obtiveram a vaga de forma heróica, batendo a Ucrânia em casa por 3 x 0 depois de terem perdido o jogo de ida por 2 x 0.
Além destas tradicionais equipes, o México e a Bélgica, outras duas seleções entre as dez com mais participações na Copa, também marcarão presença no Brasil. A ausência mais sentida, por outro lado, será a da Suécia, 11ª entre as mais assíduas na competição, com 11 participações, mas que desde 2006 não disputa o Mundial.
Os belgas, ausentes desde 2002, voltam com moral, assim como os colombianos, que foram quem por mais tempo estiveram fora da competição entre os 31 países que já haviam disputado a Copa em outras ocasiões - a Bósnia e Herzegovina será a única estreante - e retornam ao torneio depois de 16 anos.
Tanto a Bélgica quanto a Colômbia serão cabeças de chave, assim como a Suíça, desbancando tradicionais campeões, como Itália, França e Inglaterra. Brasil, Espanha, Alemanha, Argentina e Uruguai, no entanto, fazendo jus à tradição, manterão o status de cabeça de chave.
Apesar dos bons resultados destas seleções que despontaram com bons jogadores nos últimos anos (a Bélgica traz Lukaku, Fellaini e Hazard, ao passo que a Colômbia conta com Falcao, Martinez e Rodríguez), os favoritos para a conquista da Copa são Brasil, Espanha, Alemanha e Argentina. Itália, pela tradição, corre por fora.
Confira quais são os 32 classificados para a Copa do Mundo de 2014 e qual será a participação de cada seleção no torneio:
Europa: Alemanha (18ª), Itália (18ª), Espanha (14ª), França (14ª), Inglaterra (14ª), Bélgica (12ª), Rússia (10ª), Holanda (10ª), Suíça (10ª), Portugal (6ª), Croácia (4ª), Grécia (3ª), Bósnia e Herzegovina (1ª)
América do Sul: Brasil (20ª), Argentina (16ª), Uruguai (12ª), Chile (9ª), Colômbia (5ª) e Equador (3ª)
América do Norte, América Central e Caribe: México (15ª), EUA (10ª), Costa Rica (4ª) e Honduras (3ª)
Ásia e Oceania: Coreia do Sul (9ª), Japão (5ª), Irã (4ª) e Austrália (4ª)
http://placar.abril.com.br/
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
O seresteiro apaixonado e liso
Na década de 60 a grande figura Zé Gatinha, encontrava-se tremendamente apaixonado pela uma garota da rua do juazeiro, e naquela época o rapaz pra mostrar esse sentimento tão nobre era de costume fazer uma serenata para a bem amada. Porém, o mancebo se encontrava sem dinheiro mas mesmo assim contratou o Pereira,do bandolim para cantar umas musicas que externasse esse sentimento. Ele estava liso. Como pagá-lo? Raciocinou por uns minutos. Foi buscar uma banda de um tijolo mandou que o Pereira tocasse a última música. Logo após rebolou a banda do tijolo na janela da casa da bem amada. O pai da garota saiu de arma em punho e os dois correram em sentido opostos. Assim ficou quitado a serenata
(Noberto Batista Rolim)
terça-feira, 19 de novembro de 2013
AME
Ame seu próximo como a ti mesmo, assim você estará amando a Deus sobre todas as coisas. No entanto estará cumprindo os dez mandamentos, no momento em que amas o seu próximo, todo mandamento da lei de Deus estará sendo cumprido, se seu semelhante é o instrumento para se cumpram todos os convênios que Deus espera de nós. Pondo em prática, estaremos preparando nossa morada no céu.
(Israel Batista)
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
O fator
O tempo é o fator mais preponderante em nossas vidas. Se tivéssemos a capacidade total de vislumbrarmos este, seguramente os traçados que percorremos seriam menos árduos. Mas quem pode ter uma capacidade tão infinita? Os pássaros, que com seu canto experimentam a felicidade da liberdade, o mar que guarda nas profundezas suas riquezas naturais, o vento que com sua agilidade faz o pensamento ir mais longe, o sol e a lua que compartilham momentos tão sutis, as areias que seguram nossos passos que um dia virão a ser mais leve, os aromas das flores que invadem nosso âmago nos deixando uma sensação de plenitude, as cores que tingem nossa retina de belezas tão singular, os sons que ouvimos quando nos encontramos em momentos de paz.
Gostaríamos de sermos donos deste fator, de podermos colocá-lo em um lugar, quiçá até guardá-lo, não protegido; mas com zelo para colhermos os melhores frutos.
E que lugar seria este? Uma caixa mágica, um lugar longínquo.
Seria então que colocaríamos este fator dentro dos pássaros, jogaríamos no mar, deixaríamos que o vento se encarregasse de fazê-lo, ou daríamos a oportunidade para as sutilezas do sol e da lua, ou quem sabe espalharíamos nas areias para torná-lo nosso caminhar menos árduo, sim, poderíamos fixá-lo nos aromas das flores, entretanto, quem sabe, deixaríamos apenas dentro dos nossos momentos de paz.
(Rosemary Borges Xavier)
domingo, 17 de novembro de 2013
UMA LÁGRIMA DE SAUDADE
Que engraçado essa nossa vida! A gente nasce, e enquanto criança convivemos com uma realidade, vemos tantos rostos que nos tornam familiares, gentes que convivem conosco, ao nosso redor, que nos faz acostumar com essas pessoas. São crianças, jovens e adultos (velhos), e a gente vai crescendo, e os jovens vão envelhecendo, os velhos morrendo e vai surgindo novas pessoas daqui e vindo de fora, e formam novos rostos que vão substituindo aqueles rostos antigos e familiares, que mesmo a gente se acostumando com aquelas faces novas, os antigos ainda nos dar bastantes saudades.
A população sempre fica se renovando, todo dia nasce e morre gente, pois o ciclo da vida não para, daqui em breve eu serei findo, e a quem me conheceu eu serei apenas uma recordação, e surgirá outro que preencherá a vaga de amigo por mim deixado. Assim é a vida desde os primórdios, umas pessoas deixam muitas saudades, outras um grande alívio, nos dói muito à perda, mas isto é o natural dessa vida e mesmo sem querer nos acostumarmos, isso sempre ocorrerá, faz parte desse ciclo vital.
Uma coisa que ainda consegue amenizar a dor que sentimos é a fotografia, nela está registrada uma imagem, um momento bom que vivemos no passado. E eternizam rostos que não estão mais entre nós, isso nos alivia um pouco a dor da saudade que em nosso peito fica alojado, para mim a foto foi a maior invenção do ser humano pois eterniza uma imagem de um lugar, de uma pessoa, de um momento, para que na posteridade, os mais novos que não viveram esse tempo ou não conheceram a pessoa registrada, possam a partir desse momento conhecer olhando a fotografia. Essa arte foi tudo iniciado pelo retrato fosco, pintado pelo inteligente pintor, até a foto digital que capta nitidamente a imagem da pessoa como se tivesse viva.
Um sábio pensador assim falou: “Tudo passa, mas a fotografia fica”. Uma realidade, eu passarei, você passarás e todos passarão, mas a fotografia, esse pedaço de papel que eterniza uma pessoa, um lugar ou qualquer coisa, permanece ali. Hoje em minha casa, folheando os álbuns, eu viajo no tempo, por lugares e ao lado de gentes que nunca vi e nem conheci, compartilho a felicidade que aquelas pessoas estão vivenciando, uma coisa interessante, é se um dos personagens dessa foto está presente, pois ela narra aquele momento, e você visualiza na fotografia. A fotografia é um elixir para aliviar a dor da saudade, pois quem tem sentimentos, sempre derrama uma lágrima de saudade, saudade de um tempo que passou, mas ficou eternizado pela fotografia.
(Israel Batista)
sábado, 16 de novembro de 2013
Carta de uma mãe com Alzheimer para sua filha
Querida filha, escute com atenção o que tenho para falar. O dia que esta doença se apoderar totalmente de mim e eu não for mais a mesma, tenha paciência e me compreenda. Quando eu derrubar comida sobre minha roupa e esquecer como calçar meus sapatos, não perca sua paciência. Lembre-se das horas que passei lhe ensinado essas mesmas coisas. Se ao conversar com você repito as mesmas palavras e você já sabe o final da historia, não me interrompa e me escuta. Quando era pequena tive que contar-lhe mil vezes a mesma historia para que você dormisse. Quando fizer minhas necessidades em mim, não sinta vergonha nem fique brava, pois não posso controlar-me. Pense em quantas vezes, quando era uma menina, te limpei e te ajudei quando você também não podia controlar-se. Não se sinta triste ao me ver assim. É possível que eu já não entenda suas palavras, mas sempre entenderei seus abraços, seus carinhos e seus beijos. Te desejo o melhor para sua vida com todo o meu coração. Sua mãe.
(Autor Desconhecido)
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
SALMODIAREI AO MEU SENHOR
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
PROVAS DE DEUS
quarta-feira, 13 de novembro de 2013
LEIA AS ESCRITURAS
Incentivo-os a reservarem um tempo, toda semana, para ficarem sozinhos, longe da televisão e das pessoas. Peguem as escrituras e , ao lê-las, ponderando e orando, avaliem sinceramente sua vida. verifiquem sua situação em relação as promessas que fizeram ao pai celestial, se tiverem um problema, conversem com o senhor numa oração sincera e humilde.
Élder M. Russell Ballard
terça-feira, 12 de novembro de 2013
REALISMO
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Várzea Alegre – Acróstico
Vasta terra de minha vida,
Área amada do meu ser.
Ruas que ficaram no tempo,
Zarpadas na sorte que se buscou.
Esteio vociferante que não se esquece,
Abismo indubitável que não se teme.
Abrigas minha alma, minha cidade,
Lustrosa sina de minha luta.
Estive longe, não te esqueci,
Grande que foste tão nobre raizame.
Rios de mim desabrocharam,
Em lágrimas de lembranças e solidão.
Francisco Do Horizonte
AS MULHERES SECAS
As mulheres secas
não se banham,
só lavam suas caras sujas nas águas dos olhos,
é pra isso que choram, se entristecem e choram.
E quando a noite desanoitece
e o sol vem queimar o mundo,
é hora de rezar as velhas preces
é hora de rezar em vão, de juntar mais mágoas
que é para se entristecer e dar mais águas
nos olhos que são cacimbas de beber.
As mulheres secas bebem lágrimas!
tentando fazer leite nas muchibas magras, ocas
e não vem leite que dê pra tantas bocas,
dos meninos magros, secos
que só sugam nesses peitos, suor e sal.
As mães secas vivem de encantar meninos,
são enganadoras e prometem o céu que não têm
o leite que não vem,a chuva, o mingau.
As mulheres secas, pra enganar, dão até de sorrir
e escondem deles as suas dores, seus cansaços
e chupando seus peitos secos, embalados em seus braços,
mais um menino morre, sem ela nem sentir
Joilson Kariri
domingo, 10 de novembro de 2013
O repúdio a transposição
Às vezes o progresso pega a mão da contra mão
Quem disse que no Sertão tava precisando de transposição
O que era fauna e flora exuberante está sendo enterrada no chão
O que era um Rio São amanhã desolação
Diga não a transposição!
Diga não a transposição!
Tome uma posição
Saia da contra mão
Faça mais uma canção
Tal qual o azulão
Quem já se viu de um Rio mudarem a direção
Sem pedir a permissão?
Do que o Sertanejo precisa é que melhor se reparta o pão.
Rosemary Borges Xavier
DOIS PADRES?
Na politica, José de Ginu se elegeu vice-prefeito de Várzea-Alegre na chapa de Dr. Dário Moreno em 1958. Com a renúncia do Dr. Dário para integrar o Ministério Publico, José de Ginu assumiu o posto de prefeito por um período de aproximadamente dois anos.
No comercio, nas décadas de 50 e 60 do século passado, as únicas padaria e farmácia de Várzea-Alegre pertenciam ao mesmo proprietário: José de Ginu.
Um dia, o Padre Otávio se achegou a farmácia com uma receita e perguntou o preço de um medicamento. Quando seu Nelinho disse o preço o padre retrucou espantado: é caro assim porque não tem concorrentes, Várzea-Alegre já era para ter duas farmácias, duas padarias! -José André estava ouvindo a palestra e acrescentou "dois padres".
Então, o padre Otávio, em cima da bucha, encerrou a conversa contestando: dois padres não José André porque um ia morrer de fome.
Texto contado por Antonio Morais
Primeira foto do blog Memória varzealegrense e a segunda do Google
PRANTO!!
Deixaste o pranto respingar em mim,
Quando disseste: - Nada mais existe!
E foste embora, sem deixar u`a pista,
Durante um tempo, fui eu choramingos!
Daqui pra frente , não vou mais deixar
Que uma ilusão na minha vida more,
E também não desenharei remorsos
Por impedir o coração de amar!
Não deixarei que o coração badale
Com tique-taque de alma apaixonada...
Para mais tarde, não haver saudade!
Isso goteja sobre os meus momentos,
Infelizmente, um coração treinado
Para o amor, não ficará isento...
ELIANE ARRUDA
sábado, 9 de novembro de 2013
TV LIXO
hoje estou passeando pelo mundo das artes cênicas estou conhecendo muitos atores atrizes e diretores bons que passaram pela nossa TV e Cinema e muita coisa boa que eles interpretaram, hoje a TV brasileira precisa passar por uma reciclagem passa-se em nossa tela domiciliar muita porcaria, lixo digital que afeta a nossa visão e nos levam ao ridículo, eu sinto muita saudade daquelas programações ricas em culturas e entretenimentos que nos davam prazer em ficar de fronte a TV. Fica a dica, vamos selecionar as coisas boas que ainda restam na TV brasileira.
Israel Batista
*Foto uma família em frente a TV em 1951 imagem do google
UMA CARTA !
Uma carta. Isso mesmo, uma carta! Quanto tempo faz que você não recebe? Eu não tenho ideia de quando foi a última carta que recebi, mas certamente foi à décadas. Lembro-me da emoção que ela provocava em mim ao recebê-la... Nunca sabíamos o que estava escrito, mas precisávamos saber e por fim, à nossa emoção, fosse ela agradável ou desagradável. O hábito não existe mais, hoje utilizamos o frio e morto email.
Nela vinha impresso a nossa caligrafia que poderíamos, através dela, descobrir o estado emocional de quem a escrevia. A carta de amor devia conter algo seu, um perfume, a marca de um beijo ou mesmo a mancha de uma solitária lágrima. A quantidade de Vírgulas denunciava o estado de emoção do ou da missivista. Relia-se várias vezes tentando descobrir alguma coisa escondida nas entre linhas...
Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir nunca se casaram, mas juraram devoção um ao outro e o legado que deixaram em cartas é de um valor inestimável. Não se escrevem mais cartas, o que é uma pena. Freud e Jung, também se comunicavam por cartas que se tornaram famosas. Max Brod amigo e biógrafo de Franz Kafka também se comunicava com o escritor judeu de Praga por cartas e o próprio Kafka publicou várias de suas cartas em livro, como Cartas à Josefina e Cartas ao pai. Além de ser um excelente exercício motor, já foi comprovado que escrever à mão ativa o cérebro.
Francisco Gonçalves de Oliveira.
Mensagem Dia do Hoteleiro
O dia do Hoteleiro se comemora hoje dia 09 de novembro.
Uma justa homenagem ao proprietário de hotel, que acolhe o turista em seu
estabelecimento e é responsável, em grande parte, pelo sucesso da viagem e
pelo retorno desse turista em outra oportunidade.
A hospitalidade envolve um conceito de bem servir aos que procuram o
hotel, seja para negócios ou lazer, estabelecendo um elo entre os setores
ligados ao turismo, além de gerar empregos e desenvolvimento sustentável às
regiões onde se estabelece.
Parabéns a todo
*Essa foto eu tirei quanto trabalhei no carnaval desse ano no Recife Palace Hotel, onde dou os parabéns a um dos hoteleiros que conheci, uma pessoa bastante humilde e querido.
http://www.belasmensagens.com.br/
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Fogo na Floresta do Araripe
Passar os dias a procurar
Na solidão dos desertos
O que sempre esteve tão perto
Brincar com fogo e não queimar
Mergulhar nas incertezas
Nadar contra a correnteza
Não aproveitar o céu de brigadeiro
Vestir um leve desespero
Não ter a luz dos olhos teus
Simplesmente dizer adeus
Mas de repente o encanto
Ouço-te a voz, suave canto
Um beijo e o espírito de renova
Como a floresta, que ardendo chora
E tem todo seu lamento
Acalentado pela chuva
Os seres da mata se curvam
Reverenciando um sentimento
Ao mesmo tempo novo e antigo
Atual e eterno, livre e cativo.
(Alex Josberto)
poeta varzealegrense
*Foto de Pachelly Jamacaru
PEGADINHA DO ZÉ GINU
Na década de 70 do seculo passado, Zé de Ginu resolveu fazer uma brincadeira com o amigo Chico Cassundé. Ligou para a papelaria Suzana e quando o telefone tocou, Seu Chico atendeu de forma solicita:
Alô, quem tá falando? Por favor.
Aqui é Padre Mota!
Pois não, Seu Padre o que o senhor deseja?
Chico, é o seguinte: eu estou ligando para todos os comerciantes pedindo que baixem as portas de seus comércios porque daqui a pouco o Senhor Bispo vai passar com a caravana dele e eu queria todo o comércio fechado.
Chico Cassundé de pronto prometeu obedecer ao pedido do seu reverendo. Dentro de poucos minutos estava Zé de Ginu de braços cruzados na porta do bar de Nego de Aninha para conferir se Chico tinha obedecido mesmo ao pedido do padre.
Chico estava com as portas da papelaria baixas e, em pé, em frente ao seu comércio muito desconfiado porque só ele tinha baixado as portas e os outros não.
Foi quando Zé de Ginu, depois de uns vinte minutos chega e diz: O que foi Chico que aconteceu que está com as portas baixas?
Foi que eu recebi um telefonema do Pe. Mota avisando que o bispo iria passar daqui a pouco, só que eu estou achando muito estranho.
Então, Zé de Ginu se entregou: Chico, deixa de tu ser besta, que quem ligou pra tu foi eu!
Do Blog Memória Varzealegrense
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Veja quais são os nomes mais engraçados das igrejas brasileiras
A curadora Luciana Mazza vai organizar
uma exposição no próximo ano com alguns dos nomes bizarros que ela encontra por
aí
- Igreja Evangélica
Pentecostal da Última Embarcação para Cristo
- Igreja Menina dos Olhos de
Deus
- Igreja Evangélica Abominação
à Vida Torta
- Comunidade do Coração
Reciclado
- Igreja Filho do Varão
- Igreja A de Amor
- Igreja Pentecostal Jesus
Nasceu em Belém
- Igreja Evangélica Florzinha
de Jesus
- Igreja Evangélica Adão é o
Homem
- Comunidade Porta das Ovelhas
- Igreja Pentecostal Jesus Vem
Você Fica
- Igreja Evangélica
Pentecostal Cuspe de Cristo
- Igreja do Trance Divino
- Igreja Batista da Pomba
Sacrificada
- Igreja Chave do Éden
- Igreja Evangélica Batista
Barranco Sagrado
- Igreja A Serpente de Moisés
Aquela Que Engoliu As Outras
- Igreja do Sétimo Gole
http://www.megacurioso.com.br
INÍCIO EM 1902
Foi datado de 1902, o primeiro rabisco,
Aos 25 anos de idade, nascia o primeiro poeta,
Quando o meu saudoso avô paterno sem disco,
Rabiscou sua primeira poesia, assim atesta,
Conclusão, a primeira obra "Minha Residência",
Primeiras terras adquiridas por herença do pai,
Outras vizinhas compradas, com inteligência,
Formou um belo Sítio chamado panelas, e vai,
Iniciando assim ele escreveu, em uma terceta,
"Conclui a construção da minha futura morada,
Aqui pretendo fazer a minha história incerta,
Me casarei, e darei meu nome a mulher amada",
Apenas três linhas em um velho caderno,
A poesia ali ficou registrada, onde escreveu outras,
Que na época, pareceu muito moderno,
Em 1914, meu saudoso pai nasceu e sem letras,
Em 1930, papai já poeta, um livro escreveu,
O meu avô bem trabalhou, tudo com empenho,
Prosperou com progresso, em trabalho só seu,
Bem administrou, construiu açudes e engenho,
Muita riqueza legada por herança, deixou,
Tudo para viúva e nove filhos, bem dividido,
Todos mantiveram até a morte, nada mudou,
Mas hoje, netos e bisnetos, já têm vendido,
Só a poesia continua na família, com louvor,
Meus irmãos são poetas e poetisas de primeira,
E eu tentando imitar, rabisco com amor,
Lembrando do meu avô, no início da carreira,
Parabenizando a família completa, hoje faço,
Ao meu avô, essa simples singela homenagem,
Cheio de brio, pela descendência, envio abraço,
Imitando-o adquiri casa e terras com coragem.
Chinxola
*A ilustração com a foto o que está fazendo aí é que em cima tem o ano 1902 título desse maravilhoso poema
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
PARABÉNS A BEATRIZ COSTA
hoje meu coração
na felicidade aposta
vou parabenizar
uma pessoa que todo mundo gosta
e o seu nome eu digo com carinho
é a Beatriz Costa
tais de parabéns
no caminho do Senhor
Jesus te abençoe e te guarde
e te Dê um caminho de esplendor
e que jamais falte em sua vida
o verdadeiro amor
o seu nome está guardado
em minha linda lista
de uma pessoa boa e altruísta
receba os parabéns sincero
do seu irmão Israel Batista
Israel Batis
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
domingo, 27 de outubro de 2013
MEU VELHO JIPE
E muito vago mais eu lembro
Do velho jipe de cor cinza
Domingo à tarde pela rua a passear
As garotas da cidade a me olhar
E eu todo orgulhoso
Um flerte aqui e outro ali
E elas comentando umas com as outras
Vamos ver e no dia que o pai dele vender este carro
E ele voltar a andar com aquela bicicleta velha
Aonde vai parar esta cabeleira dele e este orgulho todo
Gente não deu outra o velho vendeu o carro
Peguei o primeiro ônibus e fui pra S - Paulo
Porque e em s - Paulo que o filho chora e não vê
Ainda lembro o sorriso de todas
Eu gostaria de saber como vão vocês
Algumas ainda a vejo estão muito diferentes
Mais estamos vivos graças a deus
Muitas saudades e um beijo a todas.
Benjamin Sousa Lima
sábado, 26 de outubro de 2013
COMO FICARÁ O CALÇADÃO SEM O ALBERTO DO BAR
Várzea Alegre ficou vazia
nesta sexta-feira
digo sem besteira
faltou-nos a alegria
e toda a sintonia
dele certamente vai ficar
partiu pra não voltar
esse nobre cidadão
como ficará o calçadão
sem o Alberto do bar
a sua simpatia
e o seu alto astral
era tão natural
quanta harmonia
e tudo que ele fazia
era para nos alegrar
e agora vou perguntar
e quero ouvir de coração
como ficará o calçadão
sem o Alberto do bar
partiu pra eternidade
um bom pai
e de nós que não sai
essa cruel infelicidade
pois na verdade
comecemos a chorar
e triste a lamentar
essa terrível solidão
como ficará o calçadão
sem o Alberto do bar
faltará você no carnaval
nos anos que virão
e todo o folião
não vai achar normal
o seu alto astral
e a sua maneira de brincar
comecei a me lembrar
dessa minha indagação
como ficará o calçadão
sem o Alberto do bar
Luzinete não se engana
e veio me falar
que a tristeza vai reinar
assim pensa Luana
também chora a Liana
Lidiane não parar de chorar
João Augusto fica a perguntar
cadê vovô do coração
como ficará o calçadão
sem o Alberto do Calçadão
Israel Batista
sexta-feira, 25 de outubro de 2013
FAMÍLIA INÁCIO
01-
José
Inácio da Costa faleceu solteiro
02-
Pedro
Inácio da Costa não identifiquei sua esposa
03-
Joaquim
Inácio da Costa e Isabel Alves de Morais
a- Manuel
Inácio da Costa casado com Joana Gonçalves da Costa
b- Maria
Alves da Costa casada com Francisco Inácio Sobrinho
c- José
Inácio Sobrinho casado com Ana Alice de Oliveira
d- Rita
Alves da Costa casada com Raimundo Alves Bitu (Doca Bitu)
e- Antonio
Inácio da Costa casado com Maria Nazaré Costa
f- Raimunda
Alves Costa casada com Francisco Alves Bezerra (Chicô) da Boa vista.
g- Raimundo
Inácio da Costa casado com Josefa Inácio de Sousa (Joselina)
04- Raimunda Gonçalves da Costa casada com
Benedito Alves Bezerra (Benedito André)
a- Joana
Gonçalves da costa casada com Raimundo Eufrásio de Morais
b- Maria
Alves de Almeida (Buria) casada com Raimundo Alves de Almeida (Raimundo Beca)
c- Ana
Gonçalves da Costa casada com João Alves de Morais (João de Pedrinho)
d- Bárbara
Gonçalves da costa casada três vezes primeiro com José Fidélis o segundo com
Raimundo Alves Bezerra Sobrinho (Raimundo Leandro e por último com José
Eufrásio de Morais.
e- Maria
Carmelita da Costa casada com Antonio Leandro Bezerra
f- Maria
de Lourdes Costa casada duas vezes a primeira com Antonio Sales Magalhães e a
segunda com Joaquim Alves Bezerra (Salgueiro)
g- Antonia
Inacinha da Costa casada Marciel Borges da Costa
h- Maria
Andrezinha de Morais casada com Francisco Alves de Almeida (Chiquinho Beca)
i-
Raimundo Alves de Morais (Pai da Ribeira) casado
com Teresa Alves de Morais
05- Sebastião Gonçalves da Costa, não
consegui o nome de sua esposa
a- João
Gonçalves da Costa (João Mandu) casado com Ana Bezerra de Morais
01- Raimundo
Gonçalves da Costa (Raimundo Mandu)
02- José
Gonçalves da Costa (Zé Mandu)
03- Antonio
Gonçalves da Costa (Antonio Mandu)
04- Libécia
Bezerra de Morais casada com Vicente Ferreira de Morais (Vicente Bilé)
05- Maria
Bezerra de Morais casada com Belisário Alves Bezerra (Belisário Lourenço)
06- Joaquim
Gonçalves da Costa (Joaquim Mandu)
07- Aurora
casada com Raimundo Inácio Sobrinho (Mundinho de Zé Inácio)
08- Pedro
Gonçalves da Costa
09- Antonia
casada com Raimundo Gonçalves da Costa
b- José
Gonçalves da Costa (Zé Bastião) não identifiquei sua esposa
c- Raimundo
Gonçalves da Costa (Raimundo Bastião) casado com Maria Gonçalves da Costa
(Mariquinha) Sua tia
d- Pedro
Gonçalves da Costa (Pedro Bastião) casado com Raimunda
e- Joaquim
Gonçalves da Costa (Joaquim Bastião) casado com Ana Augusta de Menezes
f- Maria
Gonçalves da costa casada com Raimundo José de Brito
06- José Inácio da Costa
não identifiquei sua esposa
a- Belisária
Alves de Lima casada com Luiz Gonzaga de oliveira (Luiz de Sátiro)
b- Maria
Gonçalves da Costa casada Com Antonio Francisco
c- Raimundo
Inácio Sobrinho (Mundinho) casado com Aurora
d- Sebastião
Inácio Neto não identifiquei sua esposa
e- Francisco
Inácio Sobrinho casado com Maria Alves de Lima sua prima filha de Joaquim
Inácio
f- José
Inácio Filho casado com Amélia Alves de Carvalho
g- Antonio
Inácio da Costa casado com Ana (Naninha)
07- Raimundo Inácio da
Costa casado com Bárbara Alves de Lima
a- Elcina
Alves Costa casada duas vezes a primeira com Raimundo Moreira de Oliveira
(Mundinho de Quinco) e a segunda com Raimundo Fiuza Lima (Doca de Sousa)
b- Helena
Alves costa casada com Vicente Venâncio da Silva
c- Enedina
Alves de Lima primeira esposa de Raimundo Fiuza Lima (Doca de Sousa)
d- José
Inácio da Costa casado duas vezes a primeira com Gertrudes Alves Bezerra e o
segundo com Raimunda Vieira da Silva (Dica)
e- Eloina
Alves Costa casada com José Bezerra da Silva (Zé Piau)
f- Aluísio
Inácio da Costa casado Emerita Bezerra de Sousa
g- Eloisa
Inácio da Costa casada com Odorico Carvalho Pimpim
h- João
Inácio da Costa casado com Maria Loreto de Aquino
i-
Inácio Osvaldo da Costa casado com Walkyria
08- Maria Carmina da Costa casada com
Alexandre Alves de Menezes
a- Joana
Gonçalves Costa casada com Manuel Inácio da Costa
b- Maria
Gonçalves da Costa casada com Vicente Bitu de Brito
c- Raimunda
Gonçalves da Costa casada com Raimundo Alexandre Costa (Raimundo Teté)
d- José Alexandre de Menezes casado com Francely
e- Luiz
Gonzaga de Sátiro (Tio Luiz) casado com Antonia (Neném)
f- Luiza
Alves Costa casada com João Sátiro de Oliveira (Oliveira Sátiro)
g- Luis
Sátiro de Menezes (Sátiro) casada com Maria Nilzete Fiuza
09- Francisco Inácio da
Costa (Matei Garoto) Solteiro
10- Cecília Gonçalves
Costa casada com Antonio Alves de Oliveira (Antonio Pretinho)
a- José
Alves de Oliveira (Zé Pretinho) casado com Maria Luisa do Carmo
b- Raimundo
Alves de Oliveira casado com Ana Bezerra do Vale
c- Vicente
Alves de Oliveira solteiro
d- Luiz
Alves de Oliveira casado com Ana
e- João
Alves de Oliveira casado com Francisca Gonçalves
f- Joaquim
Alves de Oliveira casado duas vezes a primeira com Ana Alves de Oliveira
(Anita) e a segunda com Francisca (Neném Bastião)
g- Inácio
Gonçalves da Costa (Inacinho) casado com Idália Batista de Freitas
h- Maria
Alves de Oliveira casada com Antonio Vieira
i-
Luisa Alves de Oliveira casada com João Silveira
Sátiro
j-
Ana Santa de Morais casada com Valdemar Alves de
Oliveira
k- Francisca
casada com José Gonçalves
11- Maria Madalena Bitu casada com Antonio
Alves Feitosa Bitu
a- Francisco
Alves Bitu (Menininho Bitu) casado com Ana Leandro Bezerra
b- José Alves Bitu (Dedé) casado duas vezes a
primeira com Maria Linda Costa e a segunda com Balbina Batista Bitu
c- Raimunda
Bitu Costa casada com José Alves Costa
d- Vicente
Alves Bitu casado com Raimunda Alexandre de Menezes
e- Raimundo
Alves Bitu casado com Rita Alves da Costa
f- Pedro
Alves Bitu casado com Maria Alves de Oliveira
g- Maria
Alves Bitu casada com José Sátiro Sobrinho
h- Joana
Alves Bitu casada com Francisco Assis Sátiro
i-
Joaquim Alves Bitu casado com Maria Fiuza Bitu
(Neném)
j-
Luiz Alves Bitu casado com Ana Bezerra de
Oliveira
k- Geraldo
Alves Bitu casado com Francisca Cecy Almeida Bitu
l-
João Alves Bitu faleceu solteiro
12- Maria Gonçalves Costa (Mariquinha)
casada com o seu sobrinho Raimundo Gonçalves da Costa (Raimundo Bastião)
a- Ana
é solteira
b- José
Gonçalves da Costa (Zé Bastião do Leite)
c- Antonio
Gonçalves da costa (Piaba) casado com Rita Alves Bezerra
d- Luiz
Gonçalves Costa casado com Terezinha
e- Maria
Perpétua Costa casada com José Ferreira de Morais
13- Maria Gonçalves da
Costa casada com José Ferreira de Morais (Zé Bilé)
a- Vicente
Ferreira de Morais (Vicente Bilé) casado com Libécia Bezerra de Morais
b- Raimundo
Bezerra de Morais (Mundinho Bilé) casado com Raimunda Vieira da Costa
14- Maria Glória da Costa casada com José
Ferreira de Morais (Zé Bilé)
a- Maria
Gonçalves Costa (Maria Gulora) casada com Antonio Francisco
b- Clara
Costa – solteira
c- Francisco
(Chico Velho) solteiro
d- Antonio
(Tônio) casado com Santa Inácio
e- Raimundo
Bezerra Costa (Doca Bilé)
15- Vicente Inácio Costa casado com
Maria Vieira da Costa
a- Joaquim
Inácio da Costa (Caquê) não identifiquei sua esposa
b- Raimunda
Vieira da Costa casada com Raimundo Bezerra de Morais (Mundinho Bilé)
c- Maria
Vieira da Costa casada Com Júlio Gonçalves da Costa
d- Antonio
Inácio da Costa
e- José
Inácio da Costa
16- Luiz Inácio da Costa (Boca de Fogo) casado com Josefa Alves de
Menezes (Teté)
a- Manuel
Inácio da Costa (Manuel Tetê) casado com Maria Alves de Morais
b- Maria
Nazaré Costa casada com Antonio Inácio da Costa