sexta-feira, 4 de junho de 2010

BIOGRAFIA DO PASTOR SEBASTIÃO MENDES PEREIRA (PR BASTOS)PASSOU PARA O SENHOR


Pastor Presidente da Assembleia de Deus, Ministerio Templo Central, Fortaleza - CE
O nosso irmão nasceu no dia 03 de maio de 1921, na Praia de Iracema, Fortaleza - CE, sendo seus pais Abel Mendes Pereira e Francisca Barbosa Pereira; tinha 15 anos quando, através de um tio seu, que era evangélico, chegou em suas mãos um exemplar do Novo Testamento, que foi lido avidamente de Mateus a Apocalípse, leitura esta que deixou no jovem intenso desejo pela leitura de toda a Bíblia. Certo dia, ao passar pelo mercado central, viu um cidadão vendendo Bíblias, comprou uma por cinco mil réis, lendo-a em um pequeno espaço de tempo, convertendo-se à Cristo através da leitura deste maravilhoso livro.
Como nunca assistira a um culto evangélico, foi convidado por seu tio Vicente Marcelino Pereira para ir a Assembleia de Deus, na rua Tereza Cristina, 673, no dia 10 de abril de 1938, culto que foi dirigido pelo pastor José Teixeira Rego, tendo como pregador oficial o missionário Orlando Boyer, que discorreu sobre o Salmo 1º. Feito o apelo pelo pastor Teixeira Rego, o nosso irmão Bastos que ainda não tinha dezessete anos, aceitou publicamente ao Senhor Jesus como Salvador pessoal de sua vida.
Ao voltar para casa, encontrou o seu pai sumamente irado, pois sabia que o filho agora era crente, e o mesmo procurou surrá-lo e pô-lo fora de casa, passando nosso irmão Bastos por muitos sofrimentos e provações, mas com muita humildade e resignação a tudo suportou, orando intensamente por seus pais, os quais se renderam a Cristo um ano depois.
Irmão Bastos desejava ardentemente ser batizado nas águas, e no dia 1º de maio de 1938 haveria um batismo, na inauguração do tanque batismal, mas seu pai não o deixou sair de casa nesse dia. Porém, no dia 31 de julho do mesmo ano, ele foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, na sede do Templo Central, a rua Tereza Cristina, 673, pelo dinâmico presbítero e vice-presidente da igreja, João Olegário Rodrigues. O Senhor Jesus o batizou com o Espírito Santo no dia 29 de julho de 1939, e neste mesmo ano começou a cooperar ativamente no trabalho do Senhor, passando no dia 17 de dezembro a lecionar em uma classe da Escola Bíblica Dominical.
No dia 05 de maio de 1940, foi designado para a função de tesoureiro da então congregação de Mucuripe, hoje Varjota e, com a transferência do pastor Antonio Gomes Barbosa para pastorear a igreja de São Luis do Curú, irmão Bastos assumiu interinamente e depois definitivamente a direção da congregação em Varjota. Convém salientar que o pastor Bastos dirigiu como solteiro a congregação, casando-se posteriormente com a senhorita Teresinha Félix Pereira, crente no Senhor Jesus, desde os 9 anos de idade e que fora sua aluna da Escola Bíblica.
No dia 9 de setembro de 1948,por designação do pastor Teixeira Rego, foi consagrado ao diaconato, e no dia 22 de novembro de 1951, foi autorizado evangelista, sendo enviado a pastorear a Igreja em Betania, Itapipoca-CE, cargo que assumiu no dia 1º de dezembro de 1951. Exercendo sua nova função, agora no interior, esforçou-se sobremaneira para atender as grandes dificuldades espirituais e, muitas vezes, materiais, do enorme campo que estava sob sua responsabilidade. Sob sua gestão foram construídos os templos em Buritizal, Moitas e Trairí, sendo também fundador do trabalho em Itapipoca, onde comprou um grande terreno para a construção de um belo templo. Reformou a sede em Betânia, e viajando a cavalo visitava os irmãos mesmo nos lugares mais distantes, realizando outros importantes trabalho, tendo o reconhecimento dos irmãos pelo sério trabalho e dedicação.
Em 1953, por ocasião da convenção estadual realizada em Fortaleza, foi consagrado a pastor, em cerimônia oficiada pelo pastor José Teixeira Rego e o missionário Nels Nelson, na tarde de 6 de setembro.
Depois de 9 anos de profícuo pastorado em Betânia, foi convocado pelo missionário Nels Nelson e o ministério local para servir ao Senhor Jesus na Igreja em Fortaleza-CE, aqui chegando no dia 22 de dezembro de 1960. trabalhou um ano com muito esforço e dedicação com o pastor Armando Chaves Cohen e, com a saida deste para Belém do Pará, ficou ao lado do pastor Emiliano Ferreira da Costa, trabalhando como co-pastor e vice-presidente da Igreja. E, com a partida do pastor Emiliano para a Glória, no dia 1º de maio de 1985, assumiu a presidência da igreja e da convenção estadual. E hoje, o grande número de obreiros, pastores e membros da Assembleia de Deus, Ministério Templo Central, mostram a aprovação de Deus ao seu trabalho. Durante seus anos de ministério, pastor Bastos tem deixado por onde passa sua marca registrada que é o amor pelas pessoas, a simplicidade, o desapego das coisas materiais, o companheirismo sincero, e isso são coisas que nem pessoas, nem o tempo, poderão apagar. Pastor Bastos tem percorrido uma longa trajetória e não obstante as lutas e dificuldades encontradas no caminho, tem entregue sua vida totalmente nas mãos de Deus.

E ontem DIA 03/06/2010 PASSA PARA O SENHOR UM HOMEM INCANSÁVEL NO REINO DE DEUS!!!!!

3 comentários:

  1. Oh aquela voz, todavia, os convocava para instruí-las na santa Palavra de Deus e prepará-las para a vida eterna.
    Que convite irrecusável!
    Então... Aqueles homens iguais a qualquer um de nós tornaram-se muito especiais, pois em ouvindo aquela voz suave mais imperativa que lhes dizia:
    “Apascenta as minhas ovelhas” , responderam com seus corações, almas e vidas.
    “Eis-nos aqui! Faze-nos pastores do Teu rebanho!” Pastou Bastos o senhor vai deixar muito saudade, mas. Estamos felizes por que nomes no senhor.. (João Carlos de Santana Sousa)

    ResponderExcluir
  2. Ele vai ficar para sempre em nossos corações,O pastor Bastos carinhosamente assim conhecido por todos é, foi e sempre será para todos quantos conhecerem sua história um referencal de fé e de esperança no servir a DEUS.

    ResponderExcluir
  3. Stou triste por sua falta aqui conosco + stou feliz pq ele está com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e é isso q nos consola e nos deixa aliviada

    ResponderExcluir