domingo, 27 de junho de 2010

UM MOMENTO DE NOSTALGIAS


acordei uma bela manhã
em um lugar diferente
onde lá encontrei
muitas outra gentes
com paisagens tão belas
que me deixou contente

quando pensei em sair
vó veio me perguntar
se eu pagar a conta
do táxi pra me levar
pra conhecer a redondeza
deste mavioso lugar

o taxista era Torrão
quanto tempo não o via
corri para lhe cumprimentar
transbordando em alegria
neste momento lhe falei
da saudade que sentia

depois saimos contentes
sem querer parar
mas adiante vi um casal
querendo atravessar
as avenidas desta cidade
tive que me emocionar

eram meus avós paternos
que vinha das compra
que estavam descansando
em baixo de uma sombra
mandei o táxi parar
se não a saudade e arromba

eles me abençoaram
e me deram os parabéns
pelo meu sucesso
que lá é grande também
perguntaram por seus filhos
que muito querem bem

sai de novo no táxi
para o centro da cidade
ao chegar lá desci
e falo com honestidade
que lugar mais belo
não vi em toda mocidade

Roseane veio ao meu encontro
para me agradecer
pelas mensagens tão belas
que eu vivo a escrever
porque são aqueles escritos
que amenizam o seu sofrer

Tio Miguel e Tio Zé Pequeno
contavam histórias de trancoso
enquanto Jonas Roque ficava
na hora todo vaidoso
porque o seu porte atlético
o deixava mais charmoso

Divanira me perguntou
notícias do meu Ceará
que ela não sabia
como estava por lá
eu disse que ele estava
precisando melhorar

Seu Afonso Batista
com um LP na mão
perguntei de quem era
com bastante animação
ele disse que era do Silvinho
o cantor de sua predileção

Neguinho e Nascisa
estavam conversando
ela neste momento
a ele ia comentando
que parou com a cachaça
e estava se alimentando

vi o Casimiro Coco
só pode ser Damião
vou esperar terminar
pra ir lhe apertar a mão
e dizer que a saudade
maltrata meu coração

Zé Negão gritava alto
para mim e para vocês
Iran Costa é o prefeito
e o número é dezesseis
espere dona Miolanda
que está chegando a sua vez

Maria Carlos e Tonico
Dona Raimunda e Nelinho
Andavam pelo centro
demonstrando seu carinho
e com eles eu segui
alegre pelo caminho

vi o tio Vicente Venâncio
num lindo animal
cavalo bonito e de raça
muito belo e magistral
na garupa vinha Zé Wilson
formando uma dupla ideal

João do Ronca avistei
numa grande passeata
o seu time é uma máquina
isto não é mamata
é sempre o campeão
não tem quem o bata

Vô numa banquinha
com roupas para vender
eu passei bem pertinho
não dando pra ele me ver
por isto voltarei depois
isto digo pra valer

Cícero Garcia com uma moto
para Cabo Hélio consertar
Cáqui com um trator
para a terra aradar
Borboleta preocupado
com os carros pra lavar

Prazer e comadre Raimunda
mas Antonio caminhavam
pelo parque infantil
e alegre conversavam
e cumprimentei de longe
porque apressado eles estavam

Zé Nogueira e Zé de Ermínia
estavam discutindo
sobre um programa de política
que estavam assistindo
eu não quis compartilhar
meu caminho fui seguindo

fui cortar o cabelo
no salão de Zé Luiz
chegando lá no local
fiquei muito feliz
avistei Joaquim Ézio
Morais e Luiz Diniz

Vi o Wilson de Belim
com um microfone na mão
cantando com sentimentos
uma linda canção
neste momento eu chorei
de bastante emoção

Tia Eulina conversava
com Dolores e Ormicinda
e ela estava arrumada
nunca vi tão linda
e a minha felicidade
confesso foi infinda

Mestre Chagas e Zé Clemntino
Compunha um dobrado
e Bidinho muito feliz
tinha um poema recitado
e eu naquele momento
muito já tinha chorado

Pedro Sousa e Mestre Tim
preparavam um samba enredo
enquanto Tarufa e Assis
trocavam muitos segredos
e eu dizia a Flávio
que estava com muito medo

medo de ser um sonho
e logo ter de acordar
com é tão lindo!
este mavioso lugar
quero viver pra sempre
sem nunca me preocupar

ainda existe muita pessoa
que não deu pra ver
a população é extensa
isto digo pra valer
mas espero dar tempo
de todos eu rever

quando lembrei
do nome perguntar
desta linda cidade
onde estava a me encontrar
tive uma decepção
que agora vou falar

depois me despertei
e notei ter sonhado
que aquele belo lugar
eu tinha imaginado
pode ser até o céu
ou um paraiso encantado

este lugar existe
no fundo de nosso ser
na saudade de alguém
que passou em nosso viver
e um dia com certeza
nós o poderemos ver.

*Todos os personagens desse cordel são falecido, exceto o principal, Lolanda, Silvinho e belin .

Israel Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário