segunda-feira, 7 de junho de 2010

O Caráter de Cristo


I – QUEM É JESUS?

O nome Jesus é a forma grega do nome hebraico “Yehochua” (Josué - Jeová é a Salvação) ou “Yeshua” (Josué – Salvação). Nasceu em Belém da Judéia, em 6 a.C. aproximadamente. Foi criado em Nazaré, tinha irmãos e irmãs (Mc 6:3). Pouco se sabe sobre sua infância, salvo o evento no templo de Jerusalém aos doze anos de idade (Lc 2:42), onde Jesus ensina aos doutores da lei. O evangelista Lucas nos dá um resumo de sua infância à maturidade (Lc 2:52).

II – POR QUE ELE É CHAMADO DE “CRISTO”?

O nome “Cristo” (Gr. Christos) é o equivalente ao termo do Novo Testamento “Messias” (Hb. Massiach) e do Antigo Testamento “Ungido”. O Rei em Israel é chamado o “ungido de Jeová”. O conceito de Messias envolve três elementos: 1) Designação de uma função específica; 2) O estabelecimento de uma relação sagrada entre o Ungido e Deus; e 3) A comunicação do Espírito de Deus ao que tomou posse do ofício. Cristo é um adjetivo que se transformou em substantivo próprio, passando a designar um indivíduo – Jesus Cristo - sendo utilizado pelo próprio Jesus para identificar-se (Mt 23:8,10).

A unção tinha o propósito de confirmar a autoridade daquele que recebia determinada função ou ofício. Jesus o maior de todos os reis, profetas e sacerdotes, foi chamado de “O Cristo” por causa de sua unção efetuada pelo Espírito Santo, para seu ofício e missão especiais.

III – CRISTO, NOSSO MAIOR EXEMPLO DE CARÁTER

O caráter imaculado de Jesus Cristo tem sido demonstrado por toda a Bíblia, mostrando sua aprovação por parte do Pai (Mt 3:17), e confirmado pelos anjos (Mt. 1:23) e até dos demônios (Mc 5:7). Mesmo depois de mais de dois mil anos o nome de Jesus e sua vida impõem respeito e tem sido fontes inspiradoras de milhões de vidas em toda terra e em todos os tempos. Ele é :

3.1.Nosso maior exemplo de Santidade - A santidade de Jesus, com relação ao seu significado, indica que ele era isento de toda contaminação(Is. 2:3; Zc 8:20-23). Ele possuía todos os elementos de pureza e santidade. Sua santidade pode ser vista no Novo Testamento nos seguintes casos:

a) Por sua atitude para com o pecado e a justiça (Rm 8:19-22);

b) Pela sua exigência de Santidade por parte dos outros (Mt 5:13-16; 48)

c) Pelo seu castigo destinado aos impertinentes (Ap. 20:11,12,15);

d) Por ter sido tentado em tudo, porém sem pecado (Hb 4:14,15);

e) Por obtermos a santificação mediante sua oferta expiatória na cruz (Hb 10:10).

3.2.Nosso maior exemplo de Amor - Jesus nos deu o maior exemplo de amor, ao despir-se de Sua glória, e tornar-se homem para morrer pelos nossos pecados (Lc 19:10; Jo 3:16; Fl 2:6-11). Ele nos deu exemplo de amor ao Pai, ao se submeter à Sua vontade (Jo 4:34; 5:30), a Igreja (Ef 5:25), aos crentes como indivíduos (Cl 1:20-23), às crianças (Mt 18:1-5), ao pecador perdido (Jo 4 – Mulher Samaritana ; Jo 8 – A mulher adúltera) e aos destituídos da sociedade (Lc 15: 1,2; Mc 5:1,2). O fruto do Espírito, que é o amor, era a marca registrada do caráter e ministério do Senhor Jesus.

3.3.Nosso maior exemplo de Mansidão – A mansidão na vida de Cristo pode ser vista ao longo de todo Novo Testamento nas seguintes circunstâncias:

a) Na longanimidade e tolerância para com os fracos e os faltosos (Mt 11:28-30; Lc 22:31-34 );

b) Na concessão de perdão e da paz a quem merecia censura e condenação (Jo 8:3-11);

c) No repreender mansamente a incredulidade teimosa (Jo 20:25-31);

d) Na compassiva oração em favor de seus algozes (Lc 23:34);

e) Na sua paciência, submissão e silêncio em vista de injúrias, ultrajes e injustiças (1 Pe 2:23).

f) No perdão de um pecador arrependido (Lc 23;39-43).

3.4.Nosso maior exemplo de humildade – podemos observar a humildade de Cristo nas seguintes passagens:

a) Ao assumir a forma de Servo (Fl 2:7);

b) Ao se despir de Sua glória (Fl 2:6-8);

c) Ao associar-se aos desprezados e rejeitados (Lc 15:1,2);

d) Ao evitar a notoriedade e o louvor ( Mc 10:18; Jo 18:33-37).

3.5.Nosso maior exemplo de submissão e obediência - a obediência e a submissão de Cristo à vontade do Pai é percebida em toda a Escritura, pois Ele:

a) Disse que a sua comida era fazer a vontade de Deus (Jo 4:34; 5:30);

b) Priorizava a vontade de Deus em detrimento da Sua ( Mt 6:10; 26:42; Lc 22:42);

c) Reconhecia e obedecia às autoridades constituídas (Mt 22:21; Jo 19:11).

d) Mesmo sendo Deus, esvaziou-se, tomou forma de servo e foi obediente até a morte na cruz (Fl 2:8,).

Jesus é o nosso maior exemplo de caráter santo, perfeito e imaculado que deve ser vivido por cada um de nós. O apóstolo Pedro nos disse: “porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas, o qual não cometeu pecado e nem na sua boca se achou engano”(1 Pe 21,22). Fomos criados para “louvor de Sua glória”, Ele nos elegendo antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor(Ef 1:4,6). Portanto, àquele que guarda os seus mandamentos, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que está nele, deve andar como Ele andou (1 Jo 2:5,6).

author: Sergio Henrique Solino Christino

Nenhum comentário:

Postar um comentário