quinta-feira, 10 de junho de 2010

A FORMIGA E O GAFANHOTO


SÉRIE: ACORDA BRASIL!


VERSÃO CLÁSSICA
Era uma vez uma formiga que trabalhava duro, de sol a sol, construindo sua toca e acumulando suprimentos para o longo inverno que se aproximava.
O gafanhoto viu aquilo e pensou “Que idiota!” e passava o tempo dando gargalhadas, cantando e dançando.
Assim passou todo o verão...
Ao chegar o inverno, enquanto a formiga estava aquecida e bem alimentada, o gafanhoto, que não tinha abrigo nem comida, morreu de fome.
Moral da estória: Trabalhe duro! Seja previdente e responsável.

VERSÃO BRASILEIRA
Era uma vez uma formiga que trabalhava duro, de sol a sol, construindo sua toca e acumulando suprimentos para o longo inverno que se aproximava.
O gafanhoto viu aquilo e pensou “Que idiota!” e passava o tempo dando gargalhadas, cantando e dançando.
Assim passou todo o verão...
Ao chegar o inverno, o gafanhoto, tremendo de frio, armou uma barraca de lona na entrada da toca da formiga e convocou toda a imprensa para uma entrevista e exigiu explicações.
“Por que é permitida à formiga uma toca aquecida e boa alimentação enquanto os gafanhotos estão expostos ao frio e morrendo de fome?”
Todos da imprensa compareceram à entrevista (SBT, Band, Zero Hora, Jornal do Brasil, Estadão, Globo, CBN e outros).
Tiraram muitas fotos do gafanhoto trêmulo de frio e com sinais de desnutrição. As imagens dramáticas na televisão mostravam um gafanhoto em deplorável condição, sentado num banquinho debaixo de uma barraca de plástico preto. E mais adiante mostravam a formiga, com sua toca confortável e com uma mesa farta e variada.
O canalha do Datena apresentou um quadro de 15 minutos, mostrando o gafanhoto cambaleante.
O povo brasileiro ficou perplexo e chocado com o contraste.
A BBC de Londres mandou ao Brasil uma equipe para fazer uma reportagem especial a ser distribuída em rede para toda a Europa.
A CBS, nos EUA, interrompe uma entrevista coletiva sobre as ações no Iraque, antes da entrega do Oscar, para mostrar como anda a cidadania dos gafanhotos brasileiros.
A notícia recebe apoio imediato do PT, com a ressalva de que os recursos devem ser dirigidos ao programa Fome Zero do governo Lula.
E cogita-se uma Emenda Constitucional para aumentar os impostos cobrados das formigas e ainda obrigue as comunidades a promoverem a integração social dos gafanhotos.
A formiga, multada por supostamente não entregar sua quota de folhas verdes ao Ministério das Folhas e não tendo como pagar todos os impostos e contribuições apurados retroativamente, pede falência.
A Câmara Federal instala uma comissão de inquérito para investigar a falência fraudulenta de inúmeras formigas abastadas.
O Ministério das Folhas nomeia uma comissão de auditores fiscais, suspeitando que as formigas tenham desviado recursos do FF5 (Folhas Frescas nº 5 do Banco Central) e suspeita de lavar folhas.
O gafanhoto decide invadir a toca da formiga e lá acampa.
A formiga pede ajuda à polícia e esta informa que não dispões de efetivo para atender ocorrências desta natureza, e também que, por orientação do Secretário de Segurança, que deseja evitar confronto com os SEM TOCAS, não pode atuar.
A formiga entra na justiça para obter a reintegração da toca, mas o pedido é negado.
O juiz invocou um novo ramo do direito, “O Econômico”, e sentencia que a formiga não provou a produtividade da toca.
O Ministério da Reforma Agrária desapropria a toca da formiga por não cumprir sua função social e a entrega ao friorento e desnutrido gafanhoto.
O Ministério da Justiça, examinando exemplares do jornal Última Hora, descobriu que o gafanhoto foi preso no passado por promover algumas greves, assaltos e seqüestros (crimes políticos...) e conseguiu sua inclusão no grupo dos perseguidos políticos com direito a indenização federal e vitalícia.
Agora começa novamente o verão, as formigas trabalham e os gafanhotos cantam e dançam...
Moral da estória???


Escrito por Ursula

Nenhum comentário:

Postar um comentário