quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Morre o ator Dino Santana, irmão do humorista Dedé Santana



Morreu na tarde deste domingo (26) o ator Dino Santana, irmão do humorista Dedé Santana. Dino, que tinha 70 anos, sofria de câncer de próstata há cerca de quatro anos e faleceu em casa, no Rio de Janeiro.
"Estou arrasado, ele era meu braço direito, não dava um passo sem ele ao meu lado", disse Dedé Santana em entrevista ao G1 por telefone. "Ele foi um grande colaborador do humor brasileiro, é uma perda enorme para todos", completou o ex-Trapalhão.
O velório acontece na noite deste domingo no cemitério Jardim da Saudade, em Paciência, na Zona Oeste do Rio. O corpo será enterrado às 9h de segunda-feira (27).
Dino Santana iniciou sua carreira formando a dupla Maloca e Bonitão na televisão, ao lado do irmão Dedé, nos anos 1960. Nas décadas de 1970 e 1980, participou de diversos quadros do programa "Os Trapalhões", na TV Globo e na TV Tupi. De 2004 a 2008, trabalhou também ao lado do irmão no programa televisivo "Dedé e o comando maluco".
No cinema, atuou como coadjuvante em diversos filmes dos Trapalhões, tais como "O rei e os Trapalhões" (1979), "O cinderelo trapalhão" (1979), "Os Trapalhões e o mágico de Oz" (1984), "A filha dos Trapalhões" (1984) e "Os fantasmas trapalhões" (1987), entre outros.
Maloca e Bonitão
Os personagens foram criados pelo humorista "Arnoud Rodrigues" e interpretado durante a década de 60 pelos irmãos "circenses" Dino Santana(Bonitão) e Dedé Santana (Maloca)".
A formula da dupla era bem popular e por este fato a dupla virou sucesso em pouco tempo, Dedé, ou melhor, Maloca era o malandro bobo e muito esperto, já Bonitão, interpretava o galã sério da dupla, mas com uma pitada de malandragem.
A dupla teve quadros em humorísticos da extinta "Rede Tupi" em programas como "Gira mundo gira" entre outros e chegaram a realizar três longas com as aventuras de Maloca e Bonitão (Deu a louca no cangaço - 2000 anos de confusão - Os irmãos sem coragem ) e uma rápida participação no longa "Se meu dólar falasse" com Dercy gonçalves e Grande Otelo.(Neste filme a uma curiosidade que a voz de Dedé Santana é dublada por uma mais grave)
Uma curiosidade aconteceu durante o longa "Na Onda do Iê-iê-iê" (considerado o primeiro longa d'Os Trapalhões), de 1965, já na companhia de Renato Aragão, Dedé e Didi vão à delegacia para salvar o personagem César Silva, vivido pelo cantor Silvio César, que estava preso injustamente e tinha que sair da cadeia para participar de um festival, o guarda reconheceu Dedé perguntando: "Você não é o Maloca da televisão? Me conta uma piada!", então Dedé ficou entretendo o guarda para que Didi abrisse o cadeado da prisão para a fuga do personagem César Silva.Mesmo já em dupla com Renato Aragão desde 1965, Dedé interpretou "Maloca" até o inicio de 1970 ao lado de seu irmão Dino ao qual formam dupla desde os tempos de circo.
Os longas da dupla sempre traziam nomes conhecidos do publico, entre eles esta: Carlos Kurts (que mais tarde se tornaria parte do elenco de apoio do programa e filmes dos Trapalhões) e Rony Cocegas (consagrado com personagens como: Cocada e galeão Cumbica).
Após o termino da dupla, os dois irmãos seguiram suas carreiras sem remaque para "Maloca e Bonitão".
No fim dos anos 80 dois longas da dupla foram lançados em vhs, eternizando assim e trazendo o conhecimento aos novos fãs, o que foi o fenômeno "Malóca e Bonitão"!
http://dedesanntana.webnode.com.br
falei dessa dupla em virtude do falecimento no ultimo domingo do comediante Dino Santana irmão do Dedé, para que vocês tomem conhecimento um pouco dessa grande artista que ele foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário