quarta-feira, 14 de setembro de 2011

RECEITAS MEDICINAIS


CHÁ DE ESPINHEIRA-SANTA

Gastrite e Azia

Ingredientes

1 litro de água
2 colheres (sopa) de folhas secas de espinheira-santa

Modo de preparo

Em panela, coloque a e leve ao fogo para ferver. Retire do fogo, acrescente a espinheira-santa, tampe e deixe abafado por 5 minutos. Espere esfriar e coe. Leve à geladeira por 2 horas e beba 1 xícara (chá) a cada 6 horas.

Intestino preso

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de água
1 colher (sopa) de folhas secas de espinheira-santa
3 colheres (sopa) de mel

Modo de Preparo

Ferva a água, misture a espinheira-santa e deixe abafando por 7 minutos. Espere amornar, coe e junte o mel. Tome 2 xícaras (chá) por dia.

Contraindicações: Mulheres em fase de amamentação devem evitar o consumo de espinheira-santa, pois a planta pode reduzir a produção de leite.

MAIS INFORMAÇÕES

*A espinheira-santa tem esse nome porque suas folhas têm saliência nas bordas, que lembram espinhos. É um arbusto pequeno, que atinge de um a dois metros, e produz flores amarelo-esverdeadas e frutos alaranjados de polpa branca.
*Essa planta é tão benéfica à saúde que foi escolhida para ilustrar o logotipo da Associação Brasileira de Fitomedicina (SOBRAFITO), associação médica que se dedica ao estudo da fitoterapia.

SAIBA: eficiente no combate de úlcera gástricas, essa planta originária da América do Sul, também funciona como analgésico e laxante.

Um comentário:

  1. Dessa eu gosto. pesquiso e tenho o mair carinho por quem se empenha com esta tarefa. Fui curada de vários males com esta meisinha
    Parabénamigo!

    ResponderExcluir