quarta-feira, 9 de junho de 2010

Não é justo


Salmo 103:1-10

Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniqüidades. —Salmo 103:10

2 Crônicas 32–33
João 18:19-40

“Não é justo!” Não importa se você disse isso ou pelo menos teve esse pensamento, deve admitir ser difícil ver alguém fugir com algum objeto e não receber o que merece. Aprendemos isto cedo na vida. Pergunte aos pais de qualquer adolescente. As crianças odeiam ver seus irmãos escaparem impunes de algo pelo qual eles já receberam punição. Por essa razão, delatam-se uns aos outros tão rapidamente. Contudo, nunca deixamos de agir da mesma forma. No nosso modo de pensar; justiça significa que — os pecadores merecem a ira de Deus e nós, os bons, merecemos Seus aplausos.

Entretanto, se Deus agisse com este tipo de “justiça” todos nós seriamos consumidos pelo Seu julgamento! Podemos ser gratos por isto: “[Deus] não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades” (Salmo 103:10). Devíamos ficar contentes, não resmungar, por Deus optar pela misericórdia ao invés da justiça e por Ele estar disposto a estender graça até mesmo sobre aqueles que não a merecem e estão irremediavelmente perdidos. E enquanto refletimos sobre isso, quando foi a última vez que permitimos que a graça triunfasse sobre a justiça com alguém que nos ofendeu?

Não é a justiça de Deus, mas a Sua misericórdia que permite que haja “júbilo no céu por um pecador que se arrepende” (Lucas 15:7). Pessoalmente, eu sou grato a Deus por não ter sido “justo” comigo! E você?

Podemos demonstrar misericórdia pelos outros porque Deus demonstrou misericórdia por nós.

Joe Stowell

publicado no devocionário nosso andar diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário