domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Cura do Cego em Betsaida


Esse trecho das escrituras é misterioso, polêmico: Por que Jesus unta os olhos do cego com cuspe? Por que o cego vê homens como árvores? Dediquei-me a essa leitura na perspectiva de que me fosse reveladas respostas para alguns desses questionamentos. Sei, contudo que existem muito mais lições nessa passagem do que as que relatarei nesse artigo.

Marcos 8: 22 a 26

“E chegou a Betsaida e trouxera-lhe um cego e rogaram-lhe que o tocasse, e tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e cuspindo-lhe nos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. E, levantando ele os olhos disse: vejo homens como árvores que andam. Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima; e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente. E mandou-o para sua casa dizendo: Nem entres na aldeia nem o digas a ninguém na aldeia”.

O cego não morava na aldeia, mas passava a maior parte do seu tempo lá.
Ele foi levado até Jesus por alguns homens
Jesus o retirou da aldeia para realizar o milagre
Primeiramente cuspiu em seus olhos
O milagre pareceu incompleto porque o homem passa a ver homens como árvores
Jesus passa as mãos nos olhos do cego e o faz olhar para cima
O cego tinha o costume de andar de cabeça baixa
Após ser tocado por Jesus e olhar para cima: “viu cada homem claramente”
Ao realizar o milagre Jesus ordena que o homem não retorne para aldeia

Sobre a aldeia de Betsaida:

• Jesus costumava orar nesta cidade Mc 6:45
• Aconteceu o milagre da multiplicação dos pães e peixes Lc 9:10
• Os habitantes desse lugar eram incrédulos Mt 11:21

Utilização da saliva de Jesus nos doentes

Este é o segundo milagre relatado no evangelho em que Jesus utiliza sua saliva. Em Marcos 7:31-37 ele retira um surdo mudo da multidão, molha a língua do mudo com cuspe e em oração a Deus diz: Efatá, isto é, Abre-te, o homem fica totalmente curado.

O Cego em Betsaida

Era um homem totalmente dependente de favores para viver. Era conduzido por vontade alheia em: corpo, pensamento e espírito. Tinha auto-estima baixa e estagnação de situação.

Homens Como árvores

Árvores dão frutos e sombra e o cego dependia desses elementos para sobreviver. Encostava-se nas árvores (homens) e alimentava-se deles, vivia à sombra deles. Essa relação era desumana porque o cego se anulava em prol dos favores (frutos e sombra) dos homens (árvores). Essa visão da vida e de relacionamento precisava ser mudada, aquela aldeia – verdadeira floresta para o cego – deveria ser deixada para trás. Nova vida, nova visão.

Jesus o Fez olhar Para Cima

Ao olhar para cima o cego foi totalmente restaurado. Ele precisava entender que havia um Deus que o amava e que era poderoso para fazer muito por ele. Restaurado em auto-estima, corpo, pensamento e espírito. Do alto viria à direção para a vida, o socorro e toda provisão.

Viu Cada Homem Claramente

A partir de então, os homens já não seriam árvores, ele não dependeria mais deles para sobreviver. Homens seriam homens. Iguais a ele, nem melhores nem piores. O ex-cego ganhara uma nova visão do mundo.

Jesus mandou-o de volta para casa

Os relacionamentos familiares também foram restaurados. O ministério dele começaria em casa, a partir de então o lar deveria ser sua prioridade, não a aldeia nem a velha e miserável vida.

Milagre em etapas

Jesus poderia curar o cego de uma só vez, com um só toque, mas teve Seus motivos para não o fazer. Preferiu despertar a fé do homem, conduzindo-o a entender o porquê da cura e a mensagem do Reino. Jesus passou tempo com ele, conversou tocou não apenas seus olhos, mas seu coração. As mãos, não a saliva completaram o milagre. É claro que tudo em Jesus é divino – saliva e mãos – mas aqui há uma simbologia: Não bastava ao homem vê somente, era necessário que o velho homem fosse impactado até dar lugar ao novo.

Que essa maravilhosa mensagem nos faça refletir sobre a forma como estamos enxergando o mundo: Somos conduzidos por Deus ou pelos homens? Onde estão as aldeias em nossas vidas? Precisamos abandona- las para ver, ouvir, obedecer e alcançar o milagre. De que forma estamos administrando nosso tempo: Passamos a maior parte na aldeia, negligenciando os relacionamentos familiares? Que nossos corações estejam dispostos e entregues nas mãos de Jesus, somente Ele pode nos conduzir aos lugares seguros. A Ele toda a glória!

Wilma Rejane

Baseado No Evangelho de Marcos 8:22 a 26

http://atendanarocha.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário