quinta-feira, 4 de agosto de 2011

IGREJA PRESBITERIANA DE VÁRZEA ALEGRE

Um Pouco da Nossa História

A Igreja Presbiteriana de Várzea Alegre celebra nestes dias, 32 anos de organização eclesiástica. Foi no dia 04 de Março de 1979 que esteve reunido o presbitério do Ceará neste mesmo local para proceder com a eleição do primeiro conselho a compor esta igreja bem como a sua junta diaconal. Na ocasião haviam 45 membros comungantes do sexo masculino e 61 membros comungantes do sexo feminino e mais 86 membros não comungantes. Sendo 36 meninos e 50 meninas. Naqueles dias já se dava para ter uma ideia de que seria uma igreja forte e dinâmica com diversas congregações na zona rural. Estas congregações eram Boa Sorte, Bacupari, Baixio Verde, Lagoa e Xíquexique. Juntos somávamos 192 membros.
O primeiro Conselho desta igreja foi composto dos presbíteros José Monteiro de Sousa, Francisco Ferreira Lima, José Cunha de Menezes e José Luiz Nogueira. Os primeiros diáconos foram Adiei da Cunha Mendes, António Juvenal de Lima e António Alves.
Na ocasião a igreja era assistida pelo Rev. Jonas e posteriormente pelo Rev. Levi Nogueira. Outros pastores fizeram parte desta obra: Rev. José Batista, Rev. José Jobson Alencar. Rev. Silvio José, Rev. Alexandre Batista de Lima e atualmente Rev. Kennedy P. Ribeiro. Houveram outros ainda que não residiram em nossa cidade mas nos deram assistência em diversos momentos.
Muita coisa se passou, porém a igreja permanece viva e atuante na certeza de que Deus a tem sustentado por meio das orações de muitos irmãos e irmãs.
Tornou-se um grande celeiro missionário. Temos vários irmãos que saindo daqui são pastores e dedicam suas vidas a cristo: Rev. Marcos Aurélio, Rev. Eudes Ferreira, Rev. Caldeman, Rev. Ismael da Silva Isidório, Rev. Rego Antunes de Moraes Duarte, Rev. Murilo, Rev. Cilas Cunha, Missionária Sinhá e daqui a algum tempo o Rev. Antônio Gonçalves que está concluindo seus estudos em Teresina - PI.
Se desejamos que esta obra continue a crescer ainda mais para a glória de Deus precisamos intensificar nossa vida de oração e de busca pela palavra de Deus.
Que nestes dias de festa o Senhor nos edifique para a sua glória.
Hoje para a glória de Deus existem duas IPB's organizadas, belas e atuantes em nossa cidade. Certamente daqui a alguns anos. Deus nos há de conceder a graça de organizarmos a terceira igreja presbiteriana em Várzea Alegre.
Para isso, necessitamos orar e trabalhar bastante.

Rev. Kennedy Peixoto Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário