domingo, 1 de agosto de 2010

Divorcios entre casais evangelicos.



Li recentemente uma pesquisa feita sobre divórcios em relação a religião das pessoas. O resultado mostrou que os índices de separação eram idênticos para católicos, evangélicos, espíritas, judeus e muçulmanos. A mesma proporção entre a população religiosa estimada e a quantideade de divórcios. Como sou evangélico desde os 18, e hoje tenho 27 anos de casado e 54 anos de idade, creio que tenho alguma experiência e autoridade para abordar o assunto.

Deus tem um compromisso com o casamento. Foi Ele quem criou a instituição do casamento, um compromisso assumido com um conjuge, diante de famílias, amigos e autoridades, em todas as culturas e religiões. A forma pode ser diferente, mas os princípios os compromissoes familiares são os mesmos.

Quando um casal se separa, produz um mau exemplo, que potencialmente pode ser copiado pelas gerações mais novas. Quando um pai abandona sua esposa, está ensinando pelo (mau)exemplo para o filho que é o compromisso com a famíla é relativo. E do filho para o neto, mais relativo ainda. Quando os limites são quebrados, já não restam mais limites.

A "máxima" "Todo amor é eterno, até que dure" está errada. Amor não significa apenas sexo, o prazer de tocar e abraçar o corpo do conjuge. Amor é sacrifício. Sacrifício significa perdoar, desculpar, esquecer, criticar e ficar calado dependendo das circustâncias.

O melhor do amor não é o sexo. O sexo é muito presente nos primeiros anos do casal, mas ele deixa de ser preponderante à medida que envelhecem. É quase impossível que não aconteça rusgas e divergências sérias entre um casal, mas se Jesus é o Senhor (em tese) de um lar cristão, o perdão, a borracha do esquecimento devem ser bastante utilizados.

Entretanto, poucos sabem que na hora mais difícil de qualquer casal cristão, ele pode contar com Jesus. Eu passei por onze anos de desemprego, onde chegou a faltar muitas coisas em minha casa. E o problema financeiro prolongado afetou muito meu casamento. Mas em TODAS as ocasiões difíceis que minha esposa e eu passamos, quando nosso joelho dobrava e rogava providências ao Senhor, ele nos auxiliou. E chegado o tempo da bênção, ela veio a cada ano sempre crescente.

Um casal cristão somente se divorcia, se e somente se, quando deixam de ter fé no Senhor Jesus. Quando os dois expulsam Jesus de suas vidas, o lar naufraga mesmo. Pois quando Jesus é expulso, a capacidade de perdoar acaba e a fé vai embora. Então o diabo vem e toma posse. Destrói o lar dos pais, depois dos filhos, netos, e vai por aí adiante.

Que o Senhor tenha misericórida, e atenda as orações de quem está neste momento em dificuldades.

João Cruzué

Nenhum comentário:

Postar um comentário