terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Que Deus Requer de Nós?


Lição 9
Os servos de Deus têm de ser puros e limpos

Por que temos de ser puros e limpos em todos os sentidos? (1)

Que significa ser puro e limpo em sentido espiritual (2),
moral (3), mental (4) e físico? (5)

Que tipo de conversa impura devemos evitar? (6)
1. Jeová Deus é puro e santo. Ele espera que seus adoradores continuem puros e limpos em sentido espiritual, moral, mental e físico. (1 Pedro 1:16) Permanecer puro aos olhos de Deus requer verdadeiro esforço. Vivemos num mundo impuro. Também temos de lutar contra as nossas próprias tendências de fazer o que é errado. Mas não devemos desistir.
2. Pureza espiritual: Se queremos servir a Jeová, não podemos apegar-nos a ensinos e costumes da religião falsa. Temos de sair da religião falsa e de forma alguma devemos apoiá-la. (2 Coríntios 6:14-18; Revelação [Apocalipse] 18:4) Depois de aprender a verdade sobre Deus, temos de ter cuidado de não ser desencaminhados por aqueles que ensinam falsidades. — 2 João 10, 11.
3. Pureza moral: Jeová deseja que seus adoradores se comportem em todas as ocasiões como verdadeiros cristãos. (1 Pedro 2:12) Ele vê tudo o que fazemos, mesmo quando feito em secreto. (Hebreus 4:13) Devemos evitar a imoralidade sexual e outras práticas impuras deste mundo. —1 Coríntios 6:9-11.
4. Pureza mental: Se enchermos a mente com pensamentos limpos e puros, nossa conduta também será pura. (Filipenses 4:8) Mas continuarmos pensando em coisas impuras resultará em ações iníquas. (Mateus 15:18-20) Devemos evitar as formas de entretenimento que podem macular nossa mente. Podemos encher a mente com pensamentos puros por estudar a Palavra de Deus.
5. Limpeza física: Visto que os cristãos representam a Deus, eles devem manter limpos o corpo e a roupa. Devemos lavar as mãos depois de usar o sanitário e devemos lavá-las antes das refeições ou antes de preparar alimentos. Se não tiver sistema de esgoto em casa, então os excrementos devem ser enterrados. (Deuteronômio 23:12, 13) Manter-se fisicamente limpo contribui para a boa saúde. O lar do cristão deve ser apresentável e limpo, tanto por dentro como por fora. Deve destacar-se como bom exemplo na comunidade.
6. Conversa pura: Os servos de Deus precisam sempre falar a verdade. Os mentirosos não entrarão no Reino de Deus. (Efésios 4:25; Revelação 21:8) Os cristãos não usam de linguagem imprópria. Não escutam nem contam piadas obscenas ou histórias impuras. Por causa da sua conversa pura no trabalho ou na escola, bem como na vizinhança, destacam-se como diferentes. — Efésios 4:29, 31; 5:3.
Os servos de Deus têm de ser puros e limpos em todos os sentidos

curso das testemunhas de Jeová

Nenhum comentário:

Postar um comentário