quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Que Deus Requer de Nós?



Lição 10
Práticas que Deus odeia

Como você deve encarar as coisas que Deus diz que são más? (1)

Que tipos de conduta sexual são errados? (2)

Como deve o cristão encarar a mentira (3), a jogatina (3), o furto (3), a violência (4), o espiritismo (5) e a embriaguez? (6)

Como é possível livrar-se de tais práticas más? (7)
1. Os servos de Deus amam aquilo que é bom. Mas precisam também aprender a odiar o que é mau. (Salmo 97:10) Isto significa evitar certas práticas que Deus odeia. Quais são algumas dessas práticas?
2. Fornicação: Relações sexuais antes do casamento, adultério, bestialidade, incesto e homossexualismo são todos pecados graves contra Deus. (Levítico 18:6; Romanos 1:26, 27;1 Coríntios 6:9, 10) Quando duas pessoas não são casadas, mas vivem juntas, devem separar-se ou então casar-se legalmente. — Hebreus 13:4.
3. Mentira, jogatina, furto: Jeová Deus não pode mentir. (Tito 1:2) Aqueles que querem a aprovação dele precisam evitar a mentira. (Provérbios 6:16-19; Colossenses 3:9, 10) Toda forma de jogatina é maculada pela ganância. De modo que os cristãos não participam em nenhuma jogatina, tais como loterias, corridas de cavalo e bingo. (Efésios 5:3-5) E os cristãos não furtam. Não compram objetos sabendo que são furtados, nem se apoderam de coisas sem permissão. — Êxodo 20:15; Efésios 4:28.
4. Acessos de ira, violência: A ira desenfreada pode resultar em atos de violência. (Gênesis 4:5-8) Quem for violento não pode ser amigo de Deus. (Salmo 11:5; Provérbios 22:24, 25) É errado vingar-se ou retribuir mal com mal pelo que outros talvez nos façam. — Provérbios 24:29;Romanos 12:17-21.
5. Feitiços e espiritismo: Algumas pessoas invocam o poder dos espíritos para tentar curar doenças. Outros lançam feitiços sobre seus inimigos para fazê-los adoecer ou mesmo para matá-los. O poder por detrás de todas essas práticas é Satanás. De modo que os cristãos não devem ter nada que ver com elas. (Deuteronômio 18:9-13) Manter-se achegado a Jeová é a melhor proteção contra feitiços talvez lançados por outros sobre nós. — Provérbios 18:10.
6. Embriaguez: Não é errado beber um pouco de vinho, cerveja ou outra bebida alcoólica. (Salmo 104:15; 1 Timóteo 5:23) Mas o excesso no beber e a embriaguez são errados aos olhos de Deus. (1 Coríntios 5:11-13; 1 Timóteo 3:8) Beber demais pode arruinar a saúde e dividir a sua família. Também pode levá-lo a ceder rapidamente a outras tentações. — Provérbios 23:20, 21,29-35.
Deus odeia a embriaguez, o furto, a jogatina e atos de violência
7. Aqueles que praticam as coisas que Deus diz que são más “não herdarão o reino de Deus”. (Gálatas 5:19-21) Se você realmente ama a Deus e quer agradá-lo, conseguirá livrar-se de tais práticas. (1 João 5:3) Aprenda a odiar o que Deus diz ser mau. (Romanos 12:9) Associe-se com aqueles que têm bons hábitos. (Provérbios 13:20) Companheiros cristãos, maduros, podem ser de ajuda. (Tiago 5:14) Acima de tudo, confie na ajuda de Deus, pedindo-a por meio de oração. —Filipenses 4:6, 7, 13.

curso da testemunhas de Jeová

Nenhum comentário:

Postar um comentário