domingo, 29 de agosto de 2010

O Que Deus Requer de Nós?


Lição 14
Como as Testemunhas de Jeová estão organizadas

Quando iniciaram as Testemunhas de Jeová sua atividade nos tempos modernos? (1)

Como são as reuniões das Testemunhas de Jeová? (2)

Como se arca com as despesas? (3)

Quem toma a dianteira em cada congregação? (4)

Que reuniões maiores são realizadas a cada ano? (5)

Que trabalho se faz na sede e nas congêneres? (6)
1. As Testemunhas de Jeová iniciaram sua atividade nos tempos modernos na década de 1870. No começo, eram chamadas de Estudantes da Bíblia. Mas em 1931 adotaram o nome bíblico de Testemunhas de Jeová. (Isaías 43:10) De um começo pequeno, a organização desenvolveu-se até incluir milhões de Testemunhas, atarefadas em pregar em mais de 230 países.
2. A maioria das congregações das Testemunhas de Jeová realiza reuniões três vezes por semana. Convidamos você a assistir a uma delas. (Hebreus 10:24, 25) A Bíblia constitui a base do que se ensina. As reuniões são iniciadas e encerradas com oração. Também se cantam de coração “cânticos espirituais” na maioria das reuniões. (Efésios 5:18, 19) A entrada é franca e não se faz coleta. — Mateus 10:8.



3. A maior parte das congregações realiza as reuniões num Salão do Reino. Este costuma ser um prédio simples, construído por voluntários das Testemunhas. Não se vêem no Salão do Reino imagens, nem crucifixos ou coisas assim. As despesas são cobertas por donativos voluntários. Para quem quiser fazer um donativo, há uma caixa de contribuições. — 2 Coríntios 9:7.
4. Em cada congregação há anciãos, ou superintendentes. Eles tomam a dianteira no ensino na congregação. (1 Timóteo 3:1-7; 5:17) São ajudados por servos ministeriais. (1 Timóteo 3:8-10, 12, 13) Estes homens não são encarados como superiores aos demais da congregação. (2 Coríntios 1:24) Não recebem títulos especiais. (Mateus 23:8-10) Não se vestem diferente dos outros. Tampouco recebem pagamento pelo seu trabalho. Os anciãos cuidam voluntariamente das necessidades espirituais da congregação. Eles podem dar consolo e orientação numa época de dificuldade. — Tiago 5:14-16; 1 Pedro 5:2, 3.
5. As Testemunhas de Jeová realizam também grandes assembléias ou congressos todo ano. Nestas ocasiões, reúnem-se muitas congregações para um programa especial de instrução bíblica. O batismo de novos discípulos é uma parte regular do programa de toda assembléia ou congresso. — Mateus 3:13-17; 28:19, 20.
6. A sede mundial das Testemunhas de Jeová está situada em Nova York, EUA. Ali se encontra o Corpo Governante, o grupo central de anciãos experientes que supervisionam a congregação mundial. Há também mais de 100 filiais e congêneres em todo o mundo. Nestes lugares, há voluntários que ajudam a imprimir e a despachar publicações bíblicas. Fornece-se também orientação para organizar a pregação. Convidamos você a visitar a filial ou congênere mais próxima.

Estudo das testemunhas de Jeová
www.watchtower.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário