terça-feira, 3 de agosto de 2010

MEDO DE ALMA



Nos últimos tempos, várias produções artísticas e culturais vêm abordando o intrigante e polêmico tema da vida após a morte. É o caso da novela da seis da Rede Globo,Escrito nas Estrelas, que apresenta em seu enredo os limites entre os planos físicos e espirituais.

Durante muitos anos Maria Francalino de Souza, conhecida por Mãezinha, trabalhou na casa grande do Coronel Dirceu Pimpim, realizando serviços domésticos. No final da década de 1970, a modesta Mãezinha veio a falecer em Várzea Alegre, pequena cidade do sertão cearense.

Filha mais nova do Coronel Dirceu, Rosália conviveu bastante com Mãezinha e, por conta de suas fragilidades nervosas, ficou ainda mais impressionada com a morte da antiga empregada. Na época, morando em Fortaleza na casa de sua irmã mais velha, Rosália passava a noite fechando as frestas das portas e janelas para impedir a entrada de almas no cômodo. Já depois da meia-noite, Rosália olhou para Socorro Costa, sobrinha e companheira de quarto, e falou:

- Socorro tou com medo da alma de Mãezinha. Você também tem medo de alma?

Sem conseguir dormir por conta do movimento e barulho no quarto, Socorro, com sagacidade e inteligência, conseguiu tranqüilizar sua tia, dizendo:

- Largue de besteira. Mãezinha viveu a vida toda em Várzea Alegre e nunca andou em cidade grande. Como ela poderia chegar aqui em Fortaleza? Num tem nem perigo. Ela nem sabe andar aqui na capital.


Flávio Costa Cavalcante

do blog pedra de clarianã

Nenhum comentário:

Postar um comentário