domingo, 12 de junho de 2011

DIA DOS NAMORADOS


Hoje 12 de junho, é dia dos namorados. Dia certamente romântico, de céu mais azul, de brisa suave e aromatizada, de horizontes claros e diáfanos como o coração dos namorados. Vivem eles num mundo de sonhos, de idílios, de fantasias, ao embalo do amor, da ternura e do carinho.
O namoro é o vestibular para a faculdade do casamento. É como a infância em relação em relação à maturidade, portanto uma quadra nimbada ainda de ternura, de encantos, de devaneios, de platonismo. O que torna mais encantador esse período é o modo como um e outro se olham, se contemplam. Os olhos são claros e puros, e só enxergam bondade e virtudes no outro. Os defeitos são adelgaçados pelas lentes coloridas e pelos vitrais da sensibilidade e do coração.
Ainda, quando distantes continuam inebriados com o fascínio daqueles olhares tão meigos e doces, em que se contemplaram longamente. Passam a viver sempre na perenidade desta contemplação mística e espiritual, porque para eles amor é êxtase, é deslumbramento, é transfusão de alma.
Costuma-se dizer como aforismo que o casamento é a morte do amor. Isto porque se compara a vida conjugal, na sua rotina, com os tempos de enlevo do namoro. Mas tal não é verdade, se os casados continuassem a se olhar sempre como namorados. O que faz a diferença é o modo de olhar. O namoro os dois olhares se cruzam e se fixam numa hipnose. No casamento, os dois olhares se juntam para mirar na mesma direção, contemplar os mesmos horizontes, os mesmos objetivos. No noivado, o olhar é sempre terno. No casamento, o olhar deve ser sempre eterno.
O que mata o amor no casamento é a rotina. O casamento tem que ser uma perene conquista. Uma constante redescoberta. Um continuado amanhecer. Como o músico que cada dia arranca do seu instrumento, por mais familiar que seja, novas harmonias e sinfonias, assim os casados tem que dedilhar no coração novas e diferentes motivações de amor e de afeto. O coração do outro deve ser como os céus estrelados, que, quanto mais contemplamos, mais estrelas descobrimos.
Meu bom dia hoje de hoje é para vocês, meus queridos namorados, com votos de que a experiência vivida neste tempo de enlevos, de encantos e ternura continue na perenidade do casamento feliz, na plenitude de um lar iluminado com a mesma luz que hoje brilha nos olhos de vocês.

Padre Vieira
escritor de Várzea Alegre ceará
crônica de seu livro bom dia irmão leitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário