quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O Diabo me forçou



Tiago 1:12-18

…cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. —Tiago 1:14

Salmo 68–69
Romanos 8: 1-21

Em março de 2009, uma mulher de 62 anos foi acusada de roubar mais de 73 mil dólares de sua igreja, no estado de Washington. Quando os detetives a interrogaram, ela lhes disse: “Satanás teve um grande papel no roubo.” Soou como se estivesse dizendo que Satanás a havia forçado a cometê-lo.

Satanás pode ter participado de suas escolhas, mas ela tem alguns pensamentos incorretos sobre tentação e pecado. O diabo tenta os cristãos, mas não nos força a pecar. Tiago nos diz que tampouco Deus é culpado: “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta” (Tiago 1:13). Ele é bom e santo.

Então, quem é culpado do nosso pecado? Tiago diz: “…cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz” (v.14). Assim como um pescador usa uma isca para atrair sua presa, assim também nossos próprios maus desejos sem controle levam à rendição diante da tentação e do pecado.

Quando desobedecemos Deus ao pecar, não culpemos outros ou justifiquemos nossas ações com uma errada teologia do tipo “o diabo me forçou a fazê-lo”. Ao invés disso, assumamos a completa responsabilidade por nossas ações, confessemos nosso pecado a um Pai gracioso e perdoador, e esforcemo-nos por viver corretamente de novo.

Quando pecamos, somos nós os culpados.

5 de agosto de 2010

Marvin Williams

publicado no devocionário nosso andar diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário