terça-feira, 12 de outubro de 2010

Por que existe cor?



Salmo 19:1-6

Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. —Salmo 19:1

Isaías 39–40
Colossenses 4

Por que algumas árvores da América do Norte ficam com tons de marrom brilhante, vermelho, laranja e amarelo no outono? As árvores são verdes no verão porque a clorofila, um pigmento verde nas folhas, absorve a luz vermelha e azul do sol. A luz refletida das folhas parece verde aos nossos olhos.

Clorofila é uma substância facilmente solúvel e o brilho do sol causa uma rápida decomposição. Portanto, as plantas devem sintetizar e regenerar-se continuamente. Os dias mais curtos e as noites mais frias do outono, no entanto, interferem neste processo. Assim que a clorofila se decompõe, as cores verdes das folhas começam a desbotar. Algumas árvores mudam do verde para amarelo brilhante quando a clorofila degenera. Em outras, a ação do açúcar nas folhas cria um pigmento vermelho, tornando as folhas de cor marrom em roxa e vermelho brilhante assim que a clorofila desaparece.

Mas por que existe cor? Parece não ter qualquer finalidade prática, pelo menos nada que os cientistas possam discernir. E por que existem fotorreceptores em nossos olhos que nos capacitam distinguí-las?

Acredito que a bondade de Deus é a essência da Sua criação. Ele é “bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras” (Salmo 145:9). Ele coloriu o mundo para o nosso simples encanto. Este é o nosso Deus.

A glória de Deus brilha através da Sua criação.
12 de outubro de 2010

David H. Roper

publicado no devocionário nosso andar diário 4º trimestre de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário