quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Romanos 2:13 e a justificação pela fé


Se há algo que o diabo gosta é dos extremos. Ele aprecia ver as pessoas defendendo a salvação pelas obras e ri daqueles que acham que a salvação pela graça "liberta" da obediência (isso não é liberdade, mas "libertinagem"). Os legalistas usam Romanos 2:13 para anular o próprio pensamento de Paulo de que a justificação (ser tornado justo) é somente pela fé: "Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados."
Entretanto, a justificação (o ser tornado justo, o ser perdoado) não é pela lei. Escreveu Paulo em Romanos 3:28: "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei."

Já os permissivistas, aos se depararem com Romanos 2:13, pulam fora e citam outros textos de Romanos (3:21, 24) e a carta aos Gálatas para justificar seu desrespeito para com os Dez Mandamentos, especialmente para com o quarto mandamento, que ordena a observância do sábado como dia de guarda (Êxodo 20:8-11).

Nenhum dos dois grupos de pessoas agrada a Deus. Apenas ao diabo.

O que Romanos 2:13 ensina é que "homens são julgados não pelo que pretendem conhecer ou professam ser, senão pelo que realmente fazem" (2: 6). (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo dia sobre Romanos 2:13). Portanto, o apóstolo está destacando que, mesmo sendo salvo pela graça, o ser humano no dia do juízo será avaliado por suas obras, pela lei que tinha à sua disposição (o Decálogo ou a Lei Moral escrita em seu coração - ler Romanos 2:14-16).

Afinal, por que juízo se não existe uma Lei para avaliar a conduta de quem realmente aceitou o plano de salvação? (Eclesiastes 12:13, 14; 2 Coríntios 5:10; Romanos 14:12).

Paulo não está defendendo a salvação pelas obras em Romanos 2:13 e muito menos a perigosa ideia de que o salvo pela graça não precisa obedecer (João 14:15; 15:10). Em seus escritos o apóstolo dos gentios sempre se preocupou em colocar a lei no seu devido lugar: não como meio de salvação (Efésios 2:8, 9), mas como resultado de um coração transformado (Efésios 2:10) pela graça de Jesus.

O equilíbrio está em você não crer que é salvo pelas obras ou não acreditar que se encontra livre para pecar.

Para os dois grupos de pessoas que pisam no terreno perigoso (num extremo ou noutro) o apóstolo deixa algumas informações: "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo" (Romanos 5:1 - mensagem aos legalistas). "Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei" (Romanos 3:31 - mensagem aos permissivistas).

Leandro Quadros




SOBRE O AUTOR
LEANDRO QUADROS
É formado pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e atua como jornalista na Rede Novo Tempo de Comunicação de TV e Rádio, que pertence à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Além de apresentador de programa de rádio, é repórter e redator. Pós-graduando em Jornalismo Científico, mantém o site www.namiradaverdade.com.br
Contato: leandro.quadros@novotempo.org.br

http://cremosnoadvir.blogspot.com/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário