quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Professora da Urca lança nesta quarta-feira livro sobre Padre Cícero



“O Político Padre Cícero – entre a Religião e a Cidadania” é o título de mais um livro sobre o sacerdote a ser lançado às 20 horas desta quarta-feira no auditório do SESC de Juazeiro do Norte. A autora é a professora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Maria Laudícia de Oliveira Holanda. A Prefeitura, por meio da Secretaria do Desenvolvimento, Turismo e Romarias, garantiu o apoio logístico à iniciativa. O titular da Sedetur, José Carlos dos Santos, inclusive, fará discurso enfocando a obra.

O trabalho reúne uma abordagem isenta de uma faceta envolta aos aspectos políticos, mas do ponto de vista cidadão, e não partidário. Por meio de uma análise apurada, com ampla análise e pesquisa de escritos, como cartas deixadas pelo sacerdote, a professora Laudícia traz essa contribuição para compreensão de quem era Cícero Romão Batista, que se tornou um dos maiores nomes da religiosidade popular do Brasil. Ela destaca que este livro representa um relato da melhor descoberta que conseguiu do sacerdote como Cidadão do mundo.

O estudo analisa os aspectos da pastoral do Padre Cícero e faz uma abordagem histórico-religiosa buscando descobrir os liames entre o padre, seus devotos e o desenvolvimento de uma ética do trabalho que aparecem vinculados, auto-sustentados e mutuamente impulsionados. O lançamento está inserido na programação de comemoração do centenário de Juazeiro. Laudícia é natural de Santana do Cariri e, em Fortaleza, cursou Serviço Social e Filosofia, trabalhou na Uece e fez doutorado na Inglaterra. Desde 2002 trabalha na Universidade Regional do Cariri.

Por Demontier Tenório

Nenhum comentário:

Postar um comentário