sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O MEU OLHAR...


Hoje volto meu olhar, para algo que há semanas vem remexendo minhas idéias, é algo sublime e sem dúvidas um dos maiores ensinamentos já proferido por alguém: “Amar ao próximo como a ti mesmo”.

Esse ensinamento trazido por uma luz divina anda circulando o mundo através dos povos e suas civilizações, atualmente alguns preferem ignorá-lo ou até mesmo esquecê-lo, pois isso é mais prático e cômodo.

A grandeza dessa frase, não estar no simples fato de quem a trouxe, mas sim, na consciência e amor trazido por essa luz, que em um gesto sublime de carinho ao seu semelhante, mostrou a humanidade que praticava o seu próprio ensinamento.

Vale notar que, o que parece poético e fácil de reproduzir oralmente, na sua essência exige de quem pleiteia, uma dose grande de coragem e um total desapego material, para que assim possa colher os frutos dessa acertada escolha que é, uma evolução espiritual sem precedentes.

As pessoas multiplicaram-se pelo mundo durante milênios, e através desse longo tempo alguns focam sua vida e seu viver em coisas fúteis e inúteis, magoam-se e magoam o seu próximo sem uma devida razão, só por prazer. Elas não notam a importância de uma reflexão sobre essa tão nobre verdade.

Por muitas vezes, sem nem perceber estamos inclusos nessa maioria imbecil e rude. É corriqueira a prática da “farinha pouca, meu pirão primeiro”, pois, é do ser humano pensar primeiro em seu umbigo. Quem nunca foi egoísta pelo menos por um instante?

“AMAR AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO”... Essa é a fórmula vista por mim para todo o sucesso e felicidade da humanidade, reparem que a frase simples se torna de uma grandeza inexplicável. Basta que foquemos em sua composição: Não é simplesmente amar por amar, pois amar de verdade já é algo sublime, nem tão pouco amar o outro por interesse. É primeiro amar a si, enquanto pessoa e ser humano para só assim, poder amar o outro. Veja que há uma condicionante implícita nisto “amar a si primeiro”, para só depois ter a condição de amar o seu semelhante! E quem hoje em dia, pode dizer que ama a si com plena convicção do que esta proferindo?

Aos descuidados e afoitos, deixo um pequeno lembrete: quantas e quantas vezes nos pegamos fazendo ou pensando coisas que não são boas para nós? Note que o que inicialmente parecia fácil, agora se mostra trabalhoso, árduo.

Mas como tudo na vida, é preciso merecer, e para todo merecimento é exigido sacrifícios. Pois, é através dessa peleja humana que chega para nós a luz desse sublime ensinamento. Um verdadeiro tesouro, um achado.

Ensinamento que quando internalizado e praticado de forma séria e sadia nos levará um dia ao todo, um todo de luz, paz e amor... Enfim, a ETERNA PAZ.

Derlon Ribeiro

recebido por E-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário