quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

JOGADOR DE FUTEBOL LUCAS


Nome completo: Lucas Rodrigues Moura da Silva
Apelido: "Moleque Gol"
Idade: 19 anos (13 de Agosto de 1992)
Local de nascimento: São Paulo - SP
Posição: meia-atacante
Número da camisa: 07
Quando chegou ao São Paulo: 2005
Títulos pelo São Paulo: Copa São Paulo Futebol Júnior 2010; Copa Nike 2007, Dallas Cup 2009 e Torneio Internacional de Zayed (Emirados Árabes) 2008.
Jogos: 43
Gols: 13

Opinião da colunista:

2011 pode-se dizer que foi o começo da afirmação do Lucas como grande jogador no futebol brasileiro.

Iniciou o ano sendo um dos melhores jogadores do Sul-Americano Sub-20, um dos artilheiros da competição e melhor jogador do jogo final contra Uruguai, onde anotou 3 golaços, voltou ao
São Paulo sob holofotes do mundo sobre si. Teve seu contrato expandido até 31 de dezembro de 2015, tornando-se o segundo jogador mais caro do país com uma multa rescisória avaliada em 180 milhões de reais.

Fez um ótimo campeonato paulista, com golaços e jogadas importantes, porém sem conseguir levar o time até a final do torneio. Mesmo assim, acabou eleito a revelação do torneio.

Na Copa do Brasil não obteve muito destaque. Expulso contra o Santa Cruz, acabou ficando de fora de jogos importantes e mais um vez, eliminado de uma competição com o São Paulo sem conseguir se destacar.

No Campeonato Brasileiro alternou bons e maus momentos. Foi mal durante a maior parte do campeonato, assim como o São Paulo. Talvez tenha sentido a pressão de ter que ser o destaque do time, não rendeu o esperado em alguns jogos, o que lhe rendeu críticas por parte da torcida, merecidas por sinal.

Mesmo com seu mau com momento, acabou o campeonato como artilheiro do time com 9 gols, sendo o jogador mais jovem da história do São Paulo a terminar como artilheiro.

Na Copa Sul-Americana, mais uma vez pouco destaque, assim como o próprio time do São Paulo, eliminado merecidamente pelo Libertad-PAR. Lucas terminou a competição com apenas 1 gol, anotado contra o Ceará ainda na fase brasileira da competição.


Um capítulo a parte no ano de Lucas é a Seleção Brasileira principal. Sendo destaque na sub-20, faltava chegar a seleção principal, e isso ocorreu no amistoso contra a Escócia em março (jogo este, fez com que Lucas ficasse de fora do clássico em que Rogério marcou seu 10º gol). Entrando no decorrer do jogo, distribuiu passes e fez jogadas em velocidade, o que é o seu forte. Se a primeira impressão é a que fica, Lucas começava bem sua trajetória.

A partir daí foram sucessivas convocações para amistosos (incluindo a despedida do fenômeno Ronaldo no Pacaembu) até que chegou a convocação para a primeira competição pela seleção principal, a Copa América. Seleção eliminada nas quartas-de-final, Lucas participou de todos os jogos, porém, sem grande relevância.

Mais alguns amistosos, até que chega o dia "Superclássico das Américas" contra a Argentina.
Reserva no primeiro jogo na casa dos hermanos, na volta Lucas mostrou seu repertório vasto de dribles, jogadas de efeitos, passes precisos e culminando num golaço e com a conquista de melhor jogador da "competição".

Pessoalmente para Lucas foi um ano bom, com muitas conquistas individuais, mas faltou conquistar algo pelo São Paulo, e tenho certeza que para 2012, o principal objetivo do camisa 7 é a conquista de um título importante pelo Tricolor.


Estatísticas Oficiais:

Total - 43 partidas, 13 gols, 7 assistências, 11 amarelos e 2 vermelhos
Foi titular em todos os 43 jogos
Perdeu 19 partidas por causa da CBF, 4 por suspensão e 4 por lesão

Por Campeonato:
Paulista - 9 partidas, 3 gols, 1 assistência e 3 amarelos
Copa do Brasil - 4 partidas, 1 assistência e 1 vermelho
Sul Americana - 3 partidas, 1 gol e 1 assistência.
Brasileiro - 28 partidas, 9 gols, 4 assistências, 8 amarelos e 1 vermelho. (foi o artilheiro do time no Brasileiro)

Pela CBF
Sul Americano Sub20 - 9 partidas, 4 gols, 3 assistências e 3 amarelos. (8 jogo titular, em um o time todo foi poupado e ele entrou)
Amistosos - 6 jogos, 1 gol e 1 amarelo
Copa America - Jogou todos os 4 jogos, todos saindo do banco, sem gols ou cartões amarelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário