quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Papel coadjuvante


Romanos 12:9-21

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. —Romanos 12:10

Amós 1–3
Apocalipse 6

Após a morte, em 2009, de Ed McMahon, uma personalidade da televisão nos EUA, uma manchete de jornal dizia: “Quando chegou a ser o homem n.º 2, ele era o n.º 1”. Mais conhecido por seu mandato de 30 anos como coadjuvante no programa de entrevista de Johnny Carson no final da noite, McMahon foi excelente em ajudar Carson a ser bem-sucedido no comando do programa. Enquanto a maioria dos apresentadores se esforça para estar no topo, McMahon contentava-se com um papel coadjuvante.

Quando o apóstolo Paulo deu instruções sobre como exercitarmos nossos dons como membros do corpo de Cristo (Romanos 12:3-8), ele confirmou o valor dos papéis coadjuvantes. Ele começou dizendo que devemos ter uma opinião realista sobre nós mesmos (v.3) e concluiu com um chamado ao amor genuíno e altruísta: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (v.10). Ou, como J. B. Phillips traduz, “disposição para deixar o outro levar os créditos”.

Nossos dons e capacidades nos são concedidos pela graça de Deus e devem ser usados por fé (vv.3,6) no amor e serviço para Cristo — não para reconhecimento pessoal.

Que Deus nos conceda a capacidade de nos envolvermos com entusiasmo em papéis coadjuvantes para os quais Ele nos chama. A meta final é a Sua glória, não a nossa.

Compartilhar isto:Compartilhar
A igreja funciona melhor quando nos vemos como participantes, não como espectadores.
15 de dezembro de 2011

David C. McCasland


Publicado no devocionário Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário 4º trimestre de 2011



*Foto de Ed McMahon

Nenhum comentário:

Postar um comentário