sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Por Que as Seitas São Perigosas?



As seitas representam muitos perigos tanto para a Igreja como para as pessoas. Esses perigos são espirituais, psicoló­gicos e até mesmo físicos. Considere o seguinte:

Os perigos espirituais representados pelas seitas

As seitas estão envolvidas em sérios enganos, e os enga­nos são sempre perigosos, pois desencaminham as pessoas. A Bíblia declara que o diabo é o pai da mentira: "Ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira" (Jo 8.44). Finalmente, todo engano é inspirado no diabo. Conforme colocado pelo apóstolo Paulo: "Mas o Espírito expressamente afirma que nos últimos dias alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios" (1 Tm 4.1).

Aqueles que dão crédito a mentiras já estão enganados. E se agirem conforme essas mentiras, estarão em perigo. Alguns exemplos do cotidiano esclarecem esse ponto. Se alguém acreditar que o sinal de alerta de uma ferrovia está piscando apenas por estar com algum defeito, estará cor­rendo um sério risco de ser atropelado por um trem. Se uma pessoa acredita que o gelo que cobre um lago é grosso o bastante para que possa caminhar sobre ele, e na realidade a camada de gelo for delgada, estará correndo o risco de afogar-se. Se alguém acreditar que está transitando por uma rua de mão única, quando na realidade tratar-se de uma rua de mão dupla, estará sob o risco de uma horrível colisão frontal.

O perigo espiritual de acreditar em uma mentira é ain­da mais sério — ele tem conseqüências eternas! Morrer crendo no Jesus das Testemunhas de Jeová ou no do mormonismo é morrer crendo em um Jesus falsificado, que prega um Evangelho falsificado e que produz uma salvação falsificada.

Os perigos psicológicos representados pelas seitas

Os danos psicológicos causados por seitas podem ser imensos. Elas geralmente têm como presa pessoas vulnerá­veis. Muitas seitas buscam as pessoas "solitárias" e generosa­mente lhes dedicam afetos (algumas vezes chamados de "bombardeios de amor") até que sejam "fisgadas". Os líde­res das seitas se tornam as autoridades absolutas para os in­divíduos fracos, que tiveram pouca ou nenhuma autorida­de em sua formação familiar. Em alguns casos essa autori­dade pode se estender a cada área da vida — quanto tempo dormir, o que comer, que tipo de roupas usar e assim por diante. Tais indivíduos se tornam psicologicamente escravi­zados pelos caprichos do líder da seita.

Os perigos físicos representados pelas seitas

Tendo em vista as recentes ocorrências, todas as seitas deveriam ter um rótulo de advertência: "AVISO: Esta reli­gião pode ser prejudicial à sua saúde e à sua vida". Em 1983, Hobart Freeman, líder da Assembléia da Fé em Fort Wayne, no estado de Indiana, morreu após lançar fora os seus remédios para o coração. Cerca de outros 52 membros de seu grupo morreram, sendo muitos deles bebês e crian­ças. Jim Jones persuadiu 900 de seus seguidores a fazerem um pacto de suicídio. Do mesmo modo, David Koresh con­duziu cerca de 80 de seus seguidores a um suicídio impetu­oso em Waco, no estado do Texas, em 1992.

Não é de admirar que a Bíblia constantemente previna as pessoas contra as falsas doutrinas. Jesus disse: "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores" (Mt 7.15).


Resposta as Seitas -
Norman G. Geisler e Ron Rhodes -
CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário