segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O livro da natureza




Romanos 1:18-24

Porque os atributos invisíveis de Deus […] se reconhecem, desde o princípio do mundo sendo percebido pelas coisas que foram criadas… —Romanos 1:20

Êxodo 1–4

O escocês-americano John Muir (1838–1914) foi criado por um pai cristão que colocava grande ênfase na memorização das Escrituras. Quando era rapaz, John podia citar todo o Novo Testamento com facilidade e grandes porções do Antigo Testamento.

Ainda jovem, Muir desenvolveu grande amor pela criação de Deus e a via como fonte para compreender Deus. O historiador Dennis Williams diz que Muir se referia à criação como o “Livro da Natureza.” Ao explorar o deserto, pôde estudar plantas e animais num ambiente que “veio diretamente da mão de Deus, não corrompido pela civilização e domesticação”. Muir passou a liderar o movimento de conservação das florestas e auxiliou na criação de muitos parques nos Estados Unidos, incluindo os famosos parques Yosemite, Sequoia e Monte Rainier.

Para cultivar o interesse espiritual das crianças e jovens, devemos primeiramente nos concentrar no texto da Bíblia. Mas também podemos levá-los à sala aula de Deus ao ar livre, onde podemos cultivar seu amor pelo Criador mostrando-lhes a majestade da criação: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” (Romanos 1:20).

No livro divino sobre a natureza — a Bíblia, podemos reconhecer muitas lições valiosas.
16 de janeiro de 2012

Dennis Fisher

Publicado no devocionário Nosso Andar Diário / Nosso Pão Diário 1º trimestre de 2012


*Ilustração Pintura de John Muir contemplando a natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário