sábado, 28 de janeiro de 2012

Agricultores de Várzea Alegre em ritmo de carnaval

ESURD
MIS

Várzea Alegre. O repicar dos tamborins já ecoa nesta cidade, distante 430 quilômetros de Fortaleza. Músicos, carnavalescos, passistas e operários da Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro (Esurd) e da Mocidade Independente do Sanharol (MIS) trabalham em ritmo intenso para confeccionar fantasias, montar carros alegóricos e painéis para o desfile no domingo e na segunda-feira de Carnaval, no próximo mês.

Os organizadores do evento prometem muitas novidades, ampliação do número de passistas e melhoria da qualidade do desfile. A Prefeitura reafirma que será um dos carnavais mais animados do Ceará. Neste ano, a Esurd, escola fundada há 49 anos, por agricultores, traz para a avenida o tema "Tributo a Várzea Alegre, terra de todos nós". O enredo do samba foi elaborado pela carnavalesca Daise Diniz e pelo músico Nonato Souza.

De acordo com o presidente da Esurd, Vicente Meneses, cerca de 300 pessoas trabalham diariamente na confecção de fantasias, de um carro alegórico e de painéis decorativos. A bateria, que tem cerca de 100 integrantes, promove ensaios na sede da escola, no Sítio Roçado de Dentro, desde dezembro passado, quando o enredo foi definido. São cinco puxadores do samba, cavaquinho, violão e os cantores que animam as tardes e noites no barracão da Esurd.

A Esurd sairá com 15 alas e 800 componentes. Os curiosos contrastes de Várzea Alegre, que povoam o imaginário popular e ganharam letra de música elaborada por José Clementino e Luiz Gonzaga, serão lembrados no desfile deste ano. "Vamos fazer homenagens aos pontos de encontro da cidade, bares, restaurantes, do passado e atuais", destacou Vicente Menezes.

A Esurd prepara-se para comemorar meio século de existência em 2013. "Já estamos vivendo essa expectativa e imaginando o bolo que terá no desfile do próximo ano", disse Menezes.

Em várias casas do Sítio Roçado de Dentro, a 3km do Centro da cidade, o trabalho de um grupo de costureiras é intenso para preparar as alegorias. As mulheres correm contra o tempo, afinal, faltam 23 dias para o desfile, que será no domingo, 19 de fevereiro. As chuvas já chegaram e, sem esquecer a lavoura, agricultores se prepara para o tradicional desfile carnavalesco.

A escola nasceu de uma brincadeira, quando, em 1963, três músicos, pequenos produtores rurais, resolveram sair tocando sanfona, zabumba e pandeiro. O grupo voltou a se reunir nos anos seguintes e nunca mais parou. O bloco cresceu e se transformou em escola de samba. Muitas surpresas, fantasias de luxo distribuídas em 18 alas, cinco carros alegóricos e 850 passistas, com muito brilho, plumas e paetês.

Uma estrutura semelhante aos desfiles do Rio de Janeiro e de São Paulo - é o que prometem os organizadores do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente do Sanharol. O tema deste ano é "Várzea Alegre de canto a canto", com a história e a cultura dos cinco distritos e da cidade.

"O clima é de muita expectativa e empolgação", disse o presidente da MIS, Pedro Morais de Aquino. No sábado de Carnaval, 18, acontece o desfile da Escola de Samba Mocidade Mirim, com a participação de 300 crianças e adolescentes, distribuídas em dez alas. Na segunda-feira, dia 20, será a vez do grupo principal, que neste ano contratou um carnavalesco com experiência em desfiles no Rio de Janeiro e em São Paulo, Sávio Cesann.

Diretores da MIS visitaram, no ano passado, escolas de samba do Rio e São Paulo para conhecer técnicas de preparação de fantasias, carros alegóricos e o trabalho nos barracões. "Vamos investir cerca de R$ 85 mil e a receita vem de doações, patrocinadores, promoções e apoio da Prefeitura", explicou Pedro Aquino. "Desde junho passado estamos mobilizados, mas o trabalho intensificou-se em cinco barracões em novembro", destaca. Ao todo, são 1.500 operários - incluindo costureiras - distribuídos em cinco barracões.

Mais informações:
Sec. de Cultura de Várzea Alegre, (88) 3541. 1548; Vicente Meneses, pres. da Esurd, (88) 9239. 1932 Pedro Aquino, presidente da MIS
Fone: (88) 9964. 5504

HONÓRIO BARBOSA

http://diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário