segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

MINHA REFERÊNCIA AO ARTESÃO JOÃO PEREIRA DA SILVA


João Pereira da Silva, meu avô materno, foi uma figura que muito honrou a história do artesão da terra do Padre Cícero
Homem inteligente e muito fiel aos seus ideais, que se tornou um grande cidadão respeitado por todos que gozavam de sua amizade.
Casou-se duas vezes. O primeiro matrimônio com Vitória, que lhe deu Nenê Pereira Gomes (falecida), casada com Pedro Gomes (falecido). O segundo matrimônio com Maria Augusta Pereira (falecida) que lhe deu José Pereira Neto casado com Eudócia Menezes Pereira. Gilmar Pereira, casado com Oneide Pereira. Raimunda Pereira de Figueiredo, casada com João Figueiredo Filho (falecido). Carmoniza Pereira Gonçalves (falecida), casada com Antonio Gonçalves da Rocha. Osmar Pereira (falecido), casado com Carmélia Soares Pereira. Sinval Pereira da Silva, casado com Clotilde Ferrareze Pereira e Maria Alice Pereira (falecida).
Nasceu João Pereira da Silva, em27 de maio de 1888, em Crato- Ceará, e faleceu em 27 de maio de 1973. Foi ele o melhor escultor, xilógrafo e entalhador de Juazeiro do Norte, tendo promovido a arte popular até o exterior, quando doou o acervo para o museu norte-americano. Também foi comerciante, tendo sido proprietário de uma bodega, situada na Rua do Cruzeiro com São Paulo, onde mora o empresário Gilberto Sobreira. Além disso exerceu as funções de delegado de polícia de Juazeiro, presidente da UDN e fiscal da prefeitura municipal de Juazeiro do norte, na gestão do então prefeito José Geraldo da Cruz.
João Pereira da Silva gostava muito de conversar, em sua calçada, assuntos políticos e diversos, na qual sempre se faziam presentes pessoas de nossa sociedade, como José Geraldo da Cruz, Manoel Calado, Raimundo Gomes de Figueiredo, Antônio Sobreira, Álbis Sobreira,Zé Tunico, Antônio Piancó, Dr. Mozart Cardoso de Alencar, Manoel Pires, Manoel Balbino, Dr. Gregório Callou, José Barbosa dos Santos e outros.

Antônio Pereira de Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário