domingo, 21 de novembro de 2010

Mais uma razão para não comer carne


Em 1991, Ajit Varki, cientista da Universidade da Califórnia, foi a um supermercado e comprou alguns quilos de glândulas salivares de porco. A partir da saliva dos porcos, preparou um açúcar chamado ácido ciálico (Neu5Ge) No dia seguinte, ele se internou no hospital universitário e bebeu a saliva do porco (ugh!).
Amostras de diferentes partes do seu corpo foram analisadas, o que permitiu que Varki descobrisse que o (Neu5Ge) de porco se acumulava em suas células. Com o experimento foi possível explicar um aparente paradoxo. Anos antes o grupo de Varki havia descoberto que ao contrário da maioria dos mamíferos, o ser humano não possui genes para sintetizar o (Neu5Ge). Mesmo assim ele é encontrado na superfície de nossas células. O que Varki demonstrou é que o (Neu5Ge) que ingerimos absorvido e incorporado em nossas células. Isso porque temos em nossas células um açúcar que somos incapazes de sintetizar. Vegetarianos e pessoas que consomem somente frango ou peixes não possuem este açúcar.A história estava neste ponto quando, em 1993, diversas crianças morreram intoxicadas após comer hambúrgueres contaminados por uma cepa tóxica de uma bactéria que secretava uma toxina capaz de liquidar o rim das vítimas em poucos dias. Nos anos seguintes um casal de cientistas australianos descobriu que essas bactérias utilizavam um dos componentes da sua superfície chamado SubAb para aderir às células humanas. Assim como uma chave se encaixa na fechadura, a SubAb se encaixa em uma molécula da superfície de nossas células. Mas o que tem haver uma historia com a outra?
O último capitulo dessa historia é que Varki e o casal Adrienne e James Paton demonstraram que a fechadura na qual a SubAb se encaixa é o açúcar (Neu5Ge) em nossas células. Na ausência desse açúcar, a bactéria tem dificuldade em infectar seres humanos. Moral da história: comer carne facilita a contaminação por essa bactéria.
O fato é que a biologia por trás desse fenômeno é muito interessante. Essas bactérias se propagam nas carcaças das presas. Os carnívoros ao comerem a carne contaminada, ingerem não somente a bactéria, mas uma grande dose do receptor que a bactéria necessita para se fixar nas células do hospedeiro.
Basta explicar a razão que levou a espécie humana a perder esta capacidade de sintetizar o (Neu5Ge) ao longo de sua historia. Por isso não ocorreu com nossos primos macacos nem com os mamíferos que utilizamos para nos alimentar? Esse deve ser um dos problemas que ainda tiram o sono de Ajit Varki.


Publicado no jornal “O Estado de São Paulo” em 11/12/2008
Mais informações: Incorporation of non-human glycan mediates human susceptibility to a bacterial toxin. Nature. Vol. 456


Fatinha Gregório

http://eabibliaeaverdade.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário