terça-feira, 30 de novembro de 2010

A música que tocamos na igreja é arte?


Em diversos textos da Bíblia, é destacado a música como forma de expressão de louvor e adoração, mas em especial um texto que gosto bastante é o Salmo 33:2
"Entoai-lhe novo cântico, tangei com arte e com júbilo"
(Almeida Revista e Atualizada)

Gosto desse texto porque destaca um ponto importante que creio que poucas vezes é levado em conta nas músicas de hoje: tocar com arte! Isso porque nos limitamos à forma de música funcional*, e muitas vezes até comercial, e não nos esforçamos tanto para realizar trabalhos que tenham beleza, "poesia" melódica, originalidade etc.

Não quero dizer aqui que a música funcional ou congregacional** não seja boa, ou que toda música cristã tenha que ser uma verdadeira obra de arte. Mas confesso que me frustro com a falta de criatividade, originalidade e qualidade em muitas músicas cristãs. Por muito tempo da história, se você quisesse ouvir música de qualidade, você teria que ir para a igreja. Hoje, no entanto, o cristão que quiser ouvir música de qualidade muitas vezes tem ir para o meio secular.

Quando digo "música de qualidade", não me refiro somente à construção estética ou em relação à dificuldade/complexidade de execução, que nem sempre são importantes. Arte vai muito além da beleza, arte é expressão! É inovar, é conseguir passar uma mensagem em cada ponto da música. Fazer com que cada linha melódica ou acorde tenha sentido com sua mensagem. No livro "O que é Arte" do escritor russo Liev Tolstoi, ele define uma obra como arte quando ela consegue "evocar" o mesmo sentimento ou idéia para todas as pessoas que a observam***.Será que nossas músicas provocam isso? Muitas vezes não tem nem coerência bíblica, quanto mais musical.

Graças a Deus existem intérpretes e compositores no nosso meio que não se levam pela mesmice, e se dedicam em ir além e produzir belas músicas, com qualidade, originalidade e profundidade.

Agradeço a nomes como João Alexandre, Leonardo Gonçalves, Paulo Cesar Baruk, Baixo e Voz, e mais tantos outros desconhecidos que entendem o que é"Tanger com arte".



* Forma de música executada para função determinada, sem pretensão de erudição ou inspiração melódica. No contexto, músicas para fazer cumpram com parte do culto religioso. Ex.: Músicas ritualísticas.
** Forma de música para que todos os membros participem cantando. Forma estrutural simples, voltada para o texto cantado.
* Não li o livro, essa interpretação foi dada por um colega compositor e arranjador, em uma conversa informal.

Por Renan Alencar

http://renan-alencar.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário