sábado, 20 de novembro de 2010

Missa de 7° dia é culto aos mortos?


A missa de 7° dia é uma cerimônia que visa o alívio do morto com relação aos seus pecados. A liturgia dos defuntos, que remonta do séc. V, tem como principal objetivo a expiação das penas dos fiéis defuntos que porventura estejam no purgatório.

Oficialmente, se reconhece o costume de rezar missas para os falecidos com essa finalidade na missa de corpo presente, no terceiro dia, sétimo dia e trigésimo dia, porém no Brasil é comum apenas se rezar a missa de sétimo dia e trigésimo (raramente). (Fonte: Missal Lefebvre, edicao 1963).

Objetivo - A liturgia dos mortos, que surgiu no séc. V, tem como principal objetivo a expiação das penas dos mortos que estão no purgatório

Fundamento - Este ensinamento da Igreja Católica se fundamenta no texto do livro dos Macabeus, em que Judas Macabeu ordena que se façam sacrifícios no Templo de Jerusalém pelas almas de seus soldados que haviam morrido numa batalha (por terem cometido pecados leves).
"Santo e salutar pensamento este de orar pelos mortos. Eis porque ofereceu um sacrifício expiatório pelos defuntos, para que fossem livres dos seus pecados" (cfr. II Macab. XII, 41-46).

Tem na bíblia? – somente no apócrifo Macabeus.

Resolve alguma coisa? - Para quem morreu, ou para quem está vivo?

Para quem morreu – não resolve nada!

Para quem está vivo – talvez amenize o remorso de quem nunca fez nada para o morto quando este ainda vivia!

E no mais, tudo na mais santa paz!



Márcio de Souza

http://www.pulpitocristao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário