terça-feira, 25 de outubro de 2011

VÁRZEALEGRENSES REPRESENTAM CEARÁ NO II CONGRESSO NACIONAL DEEDUCAÇÃO AMBIENTAL EM JOÃO PESSOA


João Pessoa sediou, simultaneamente, no período de 12 a 15 de outubrode 2011, dois importantes eventos acadêmico-científicos: O II CNEA -Congresso Nacional de Educação Ambiental e o IV ENBio - EncontroNordestino de Biogeografia. Os eventos são realizados pela UFPB -Universidade Federal da Paraíba no campus I e pautados no tema“Caminhos para a Conservação da Sociobiodiversidade”, subdividido em24 eixos temáticos, reunindo em temas específicos os trabalhosenviados pelos congressistas para apresentação e publicação.
Estiveram presentes no evento os varzeaalegrenses Michelli Ferreira daCosta (Licenciada em Ciências Biológicas e Especialista em EducaçãoAmbiental) e José Laécio de Moraes (Licenciado em Ciências Biológicas,Especialista em Gestão Ambiental e Mestrando em Geografia pela UNESP).Ambos apresentaram trabalhos relacionados ao eixo Políticas Públicas,Projetos e Ações. Michelli apresentou trabalho intitulado: “O processode Implantação de Gestão Ambiental no Município de Várzea Alegre-CE” eLaécio colaborou para o evento com o trabalho: "O Programa SeloMunicípio Verde como Instrumento para a Melhoria da Gestão Ambientalnos Municípios do Ceará".

Para Laécio Moraes, a participação no evento trouxe uma importantetroca de experiências e conhecimento de outras realidades, quepossibilitarão novas formas de planejamento para as políticas públicasde gestão e educação ambiental para o município de Várzea Alegre, quejá vem destacando-se nos últimos anos no que diz respeito à sua gestãoambiental, se refletindo positivamente com a conquista da CertificaçãoAmbiental Selo Município Verde no ano de 2010.

Michelli afirma que “a Educação Ambiental é um processo que engloba umesforço planificado, envolvendo os diversos setores da sociedade,especialmente a família, as políticas públicas e todos os níveis deensino, cumprindo papel fundamental para a conservação dasociobiodiversidade e do ambiente em que vivemos.

O II CNEA e o IV ENBio, contou com cerca de 1800 participantes, e asatividades programadas incluíram conferências, palestras, lançamentode livros, oficinas e espaço de diálogos para discussão dasproposições apresentadas pelos congressistas. Os 70 cientistas,pesquisadores e educadores palestrantes que colaboraram com o eventosão referência nacional e internacional em Educação Ambiental,Biogeografia e diversas outras áreas que integram o binômio Sociedade & Natureza.

Francisco Evanildo Sousa Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário