sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ana Maria Machado é a nova presidente da Academia Brasileira de Letras


A escritora Ana Maria Machado foi eleita nesta quinta-feira presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), por unanimidade. Segunda mulher a presidir a ABL - a primeira foi Nélida Piñon, em 1997 -, ela substituirá em 2012 o acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, que ocupou o cargo em 2006-2007 e 2010-2011. A posse será na próxima quinta-feira, dia 15, às 17h.

Ana Maria Machado já vendeu quase 19 milhões de exemplares de seus nove romances, oito livros de ensaios e dezenas de obras infanto-juvenis. A escritora ocupa desde 2003 a cadeira número 1 da ABL, que em 2001 lhe concedeu o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto de sua obra. Em 2000, ela ganhou a Medalha Hans Christian Andersen, do International Board on Books for the Young, um dos mais importantes prêmios internacionais de literatura infantil. Assim que sua eleição foi anunciada, Ana Maria falou das priopridades da Academia para 2012:

- Daremos continuidade à linha de atividades voltadas para a promoção dos melhores valores da cultura nacional e da língua portuguesa. A dinâmica da casa será a mesma iniciada pelas gestões anteriores. Independentemente disso, dirigiremos nossa ênfase para duas celebrações em particular: o centenário de morte do Barão do Rio Branco, e a celebração do centenário de nascimento de Jorge Amado.

Os outros membros da diretoria da ABL também foram eleitos nesta quinta-feira: Geraldo Holanda Cavalcanti (secretário-geral), Domício Proença Filho (primeiro-secretário), Marco Lucchesi (segundo-secretário) e Evanildo Cavalcante Bechara (tesoureiro).

http://oglobo.globo.com

merecidíssima, esa é escritora e boa, diferentemente de muitos que são imortais que a sua carreira literária são questionadas parabéns Ana Maria Machado, que você venha revolucionar essa Academia, com suas brilhantes idéias. Israel Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário