quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MINISTÉRIO PREMIA CORDEL NA SAÚDE


O Projeto Receitando o Cordel na Saúde Coletiva – Literatura de Cordel como Instrumento de Educação Popular para a Saúde, de Sávio Pinheiro, foi tema da matéria de capa da Revista Brasileira Saúde da Família, na publicação de julho a setembro de 2006, por ter sido o vencedor do I Encontro de Experiências Exitosas da Estratégia Saúde da Família, sediado em João Pessoa (PB).
Esse projeto consiste em uma tentativa de conscientizar a população através de um “método prático, divertido, econômico e facilitador no processo de fixação de idéias”, a Literatura de Cordel.
O Projeto foi implantado inicialmente em Cariús (CE), onde são divulgadas ações preventivas e curativas sobre a Dengue, bem como são anexados versos aos cartões das gestantes a fim de incentivar o aleitamento materno. Além disso, a Literatura de Cordel é utilizada como método educativo para os próprios profissionais de saúde e estudantes da área.
Segundo Sávio Pinheiro, “a Literatura de Cordel desempenha uma importante função como forma pedagógica no processo ensino-aprendizado por conseguir tornar mais atrativas as atividades de Educação em Saúde”.
Recentemente, a convite do Ministério da Saúde, o médico e poeta Sávio Pinheiro proferiu palestra no I Seminário Nacional da Promoção da Saúde, realizado em Brasília, no qual expôs as suas idéias em utilizar a literatura de cordel como método pedagógico na construção da cidadania.

Reprisando esse texto da qual o nosso Sávio Pinheiro foi premiado, em alusão ao seu aniversário hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário