quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Novo disco solo do cantor Siba


Ainda não lançado oficialmente, o disco Avante, novo trabalho solo do cantor Siba, já está diponível para download em blogs na internet. Liberdade é a principal marca do álbum, já que o artista está mais solto para se expressar sem o vínculo com uma banda fixa, como ocorreu nos discos ao lado da Mestre Ambrósio ou da Fuloresta do Samba.
A primeira diferença a chamar atenção é a forte presença da eletricidade nas músicas. A guitarra agora é o principal instrumento tocado por Siba. Não à toa, o CD foi produzido por Fernando Catatau, um dos melhores guitarristas do Brasil, líder do grupo cearense Cidadão Instigado.
O folclore nordestino ainda se manifesta em diversas faixas, mas Avante não é um disco regionalista. A cultura popular é mais uma influência do que uma referência. A oralidade da cantoria se manifesta bastante e ritmos como a ciranda aparecem explicitamente, porém, o conjunto é inclassificável em relação a gêneros musicais pré-existentes.
Lirismo e humor são marcas fortes das letras. A guitarra sempre tem uma aura retrô e vintage. O brega clássico e o rock são presenças marcantes. Os sons graves da tuba são muito aproveitados e atingem um auge sublime apoteótico em músicas como Brisa. Os versos são precisos e fortemente visuais, com algumas letras que contam histórias. Os vocais consolidam Siba como um ótimo cantor e letrista.
Nos primeiros shows do novo projeto, realizados em São Paulo, Siba se apresentou ao lado de uma banda enxuta, formada apenas por bateria, teclado e tuba.
Nesta segunda-feira, links para baixar o disco estavam disponíveis em blogs como Hominis Canidae, Baixa Funda, Envernizado e Tapetes Sírios.

SIBA - AVANTE
FAIXAS:
01 - Preparando o salto
02 - Brisa
03 - Ariana
04 - Cantando ciranda na beira do mar
05 - A bagaceira
06 - Canoa furada
07 - Mute
08 - Um verso preso
09 - Avante
10 - Qasida
11 - Bravura e brilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário