segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CHACRINHA, O VELHO GUERREIRO





CHACRINHA (José Abelardo Barbosa de Medeiros, dito), comunicador brasileiro de rádio e televisão (Surubim, PE, 1916 - Rio de Janeiro, RJ, 1988). Conseguiu grande destaque como apresentador de programas de auditório. Também era chamado de Velho Guerreiro.

Chacrinha nasceu no dia 20 de janeiro de 1916. Aos 10 anos, mudou-se com a família para Campina Grande, na Paraíba, e, aos 17, foi estudar em Recife. Em 1936, começou a estudar Medicina. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1941, onde começou a trabalhar como locutor de rádio na Tupi.

Em 1943, passou a apresentar um programa de músicas carnavalescas chamado O Rei Momo na Chacrinha, na Rádio Clube de Niterói. Esse nome se devia ao fato de que a rádio funcionava numa chácara.

Em 1956, após fazer muito sucesso nas rádios, estreou na televisão com o programa Rancho Alegre, na TV Tupi, onde depois também fez a Discoteca do Chacrinha. Trabalhou, em seguida, na TV Rio.

Em 1970, foi contratado pela Rede Globo, mas, dois anos depois, retornou à Tupi. Estreou na Bandeirantes em 1978 e, em 1982, voltou à Globo, onde apresentou o Cassino do Chacrinha.

Chacrinha ficou famoso criando um estilo próprio: usava roupas extravagantes, tocava uma buzina para desclassificar os calouros de seus programas, dava um abacaxi como troféu e dizia bordões como "Terezinha, uh, uh", "Quem não se comunica, se trumbica", "Vocês querem bacalhau?" e "Eu vim para confundir e não para explicar".



O seu programa também lançou diversos artistas, incluindo as Chacretes, dançarinas usadas para atrair o público masculino, numa "fórmula" que viria a ser copiada mais tarde por muitos apresentadores.

Em 1987, foi homenageado pela escola de samba carioca Império Serrano. Recebeu nesse mesmo ano o título de professor Honoris Causada Faculdade da Cidade.

Abelardo Barbosa foi casado com Florinda por 41 anos e teve três filhos: José Amélio, Jorge Abelardo e José Renato. Faleceu no dia 30 de julho de 1988, de enfarte, no Rio de Janeiro.

Fonte:
http://br.answers.yahoo.com/

do blog mendes e mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário