domingo, 5 de fevereiro de 2012

COMO ESCREVER MELHOR


Escrever bem é saber expressar idéias clara, rápida e persuasivamente. Uma boa redação revela capacidade de raciocínio e esforço pessoal – mesmo para aqueles que têm mais facilidade.

1- Tenha sempre em mente que o tempo do leitor é limitado.

O que você escreve deve ser entendido na primeira leitura.
Se você quer seu trabalho seja lido e analisado por seus superiores, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance de ser lido por eles. Durante a 2ª Guerra Mundial, nenhum documento com mais de uma página chegava à mesa de Churchill.

2 – saiba onde você quer chegar.

Antes de redigir, faça um esboço, listando e organizando suas idéias e argumentos. Ele lhe ajudará a não se desviar da questão central. Comece parágrafos importante com setenças-chave, que indiquem o que virá em seguida. Conclua com parágrafo resumido.

3 – Torne a leitura fácil e agradável.

Os parágrafos e sentenças curtos são mais fáceis de ler do que os longos. Mande telegramas, não romances. Para enfatizar, sublinhe sentenças e enumere os pontos principais (como fizemos com essas “dicas”).

4 – Seja direto.

Sempre que possível, use a voz ativa.
Voz Passiva – “Estamos preocupados com que nosso projeto não seja aprovado, o que não poderia afetar negativamente nossa fatia do mercado”.

Voz Ativa – “Acreditamos que esse projeto é necessário para manter nossa fatia de mercado”.

5 – Evite “clichês”.

Use suas próprias palavras

Clichê – O último, mas não menos importante...
Direto - Por último...

6 – Evite o uso de advérbios vagos.

E não esclarecedores, como “muito”, “pouco”, “razoavelmente”.

7 – Use uma linguagem simples e direta.

Evite o jargão técnico e prefira as palavras conhecidas. Não esnobe o seu português.

Jargão- input, output.

Português comum – Fatos/informações, resultados.

8 – Ache a palavra certa.

Use palavras de que você conheça exatamente o significado. Aprenda a consultar o dicionário para evitar confusões.
Palavras mal-empregadas são detectadas por um bom leitor e depõem contra você.

9 – Não cometa erros de ortografia.

Em caso de dúvida, consulte o dicionário ou peça a alguém para revisar seu trabalho. Uma redação incorreta pode indicar negligência de sua parte e impressionar mal o leitor.

10 – Não exagere na elaboração da mensagem.

Escreva somente o necessário,
Procurando condensar a informação.
Seja sucinto sem excluir nenhum ponto-chave.

11 – Ataque o problema.

Diga o que você pensa sem rodeios. Escreva com simplicidade, naturalidade e confiança.

12 – Evite palavras desnecessárias.

Não escreva Escreva

Plano de ação Plano
Fazer um debate Debater
Estudar em profundidade Estudar
No evento Se
Com o propósito de Para
A nível de diretoria Pela Diretoria

13 – Evite abreviações, siglas e símbolos.
O leitor pode não conhecê-los.

14 – Não se contente com o primeiro rascunho.

Reescreva. Revise. Acima de tudo, corte. Quando se tratar de um trabalho importante, faça uma pausa, entre o primeiro e o segundo rascunho, de pelo menos uma noite. Volte a ele com olhar crítico e imparcial.

15 – Peça a um colega para revisar seus trabalho mais importantes.

E dê total liberdade para comentários e sugestões.

*Dicas tiradas da “agenda do estudante” Tilibra dicas essa fornecidas gentilmente das empresas Ogilvy e Mather. Um dos maiores conglomerados de comunicação do Brasil e do mundo.

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