domingo, 5 de fevereiro de 2012

Datiloscopista


Hoje é dia do datiloscopista, essa profissão por muito desconhecida, mas que tem a sua utilidade em nossa sociedade.

Datiloscopista é o especialista em realizar a identificação de pessoas através do reconhecimento de impressões digitais. Pessoa especializada em datiloscopia.

Datiloscopia é o processo de identificação humana através da impressoes digitais.

A datiloscopia pode ser dividida em civil, criminal, antropologica e clinica:

* civil: objetiva identificar pessoas para fins civis, para expedição de documento etc
* criminal: identifica pessoas indiciadas em inqueritos, a fim de garantir a real identidade do acusado.
* antropologica:estuda raças e agrupamentos humanos
* clinica:estuda as perturbaçoes que se notam nos desenhos paipilares como consequencia de certas enfermidades ou exercicios de profissoes.

1. São servidores públicos, investidos no cargo em decorrência de lei, vinculados a órgãos policiais, que recebem formação específica e que detêm atribuição para a realização de perícias papiloscópicas, necropapiloscópicas (com a elaboração dos correspondentes laudos), retrato falado, exame prosopográfico, coleta, análise, classificação, revelação, confronto e arquivamento de impressões papilares e de seus fragmentos em locais de crime.

2. Elaboram estatísticas criminais, realizam a identificação humana de vivos e de cadáveres e a identificação de criminosos, emitem certidões de antecedentes criminais, etc, ou seja, atuam nas esferas civil e criminal, indistintamente.

3. A identificação humana por meio das impressões papilares é prerrogativa fundamental na competência dos Órgãos e Institutos de Identificação das unidades da federação. Estes órgãos possuem especialistas na ciência papiloscópica, capazes de referendar cientificamente e juridicamente a identidade de uma pessoa por meio das impressões digitais, fortalecendo as ações de processo civil e de persecução penal.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário