quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

TRAPIÁ


Gente existe coisa pior que trapiá, essa frutinha redonda que mais lembra uma goiaba, tem um gosto que é difícil de explicar, só experimentando pra saber, todo ano é a mesma coisa, os pés de trapiá ficam carregados, amarelinhos de frutos, caem e apodrecem e praticamente ninguém quer degustar esse fruto. Um prato cheio para os pássaros que descansam em suas sombras e ficam degustando essa fruta tão repudiada pelo ser humano. Eu já experimentei essa fruta, não sou também simpatizante dela não, mas recomendo a todos dar uma experimentadazinha, pois ela é inofensiva, não faz mal a ninguém, o que faz ser repudiada é apena o seu gosto esquisito, mas quem sabe você que ta lendo esse texto não ache essa fruta, tão asquerosa, só digo que a maioria detesta, e eu faço parte dessa maioria, mas há pessoas simpatizantes que gostam de comer trapiá.
Ao chegar ao sítio Canto, sítio esse que é berço da minha avó materna, pude ver um pé de trapiá carregadinho de frutos, acho muito lindo um pé de trapiá, sua sombra ao meio dia é muito aconchegante, principalmente no período de calor da qual o vento balançam suas galhas e as folhas refrescam o nosso corpo fatigado e estafado pela luta diária e o calor dos raios de sol em nosso corpo. Eu nunca busquei a fundo fazer uma pesquisa, mas acredito existir uma finalidade para um pé de trapiá, pois tudo na natureza tem uma finalidade, a do trapiá eu não descobri, mas tem, pois nada é em vão no ciclo da natureza.
Uma coisa que tenho certeza é que o pé de trapiá é campeão em rejeição, a maioria das pessoas que conheço até mais, não suporta o gosto do trapiá, eu já comi, às vezes coloco na boca só pra ter o gosto de dizer: “ô frutinha ruim meu Deus!” Mas é isso assim é o trapiá, essa frutinha pequena, amarela que divide opiniões, uns dizem que gostam, outros em maioria diz que detesta. Uma coisa é certa, o trapiá ta aí e persiste até os dias atuais, dando seu fruto e a sombra maravilhosa, nos baixios de nossa Várzea Alegre e em outros recôncavos.

Israel Batista

Recife 16/02/2012

*Esse pé de trapiá se encontra no baixio do sitio Canto em Várzea Alegre Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário